Como definir e atrair o público-alvo de seu estúdio de pilates?

Para quem quer prosperar, uma boa definição de público-alvo é um fator essencial para a promoção de ações exatas e a atração de novos clientes. Os benefícios do pilates são muitos e já se tornaram conhecidos de boa parte do mercado.

Embora atrair um cliente para uma atividade nova não seja mais um desafio para muitos estúdios de pilates, é necessário conhecer seu público para oferecer os melhores serviços e garantir a sustentabilidade de seu negócio.

Conhecer seu público, ou as características principais de seus alunos e potenciais clientes, é fundamental para que você possa alinhar expectativas e satisfazê-los.

É a partir da definição do seu público-alvo que é possível promover estratégias para o seu negócio. Sem essa definição, construir um plano de marketing efetivo e capaz de atrair novos clientes é praticamente impossível. No post “Base para o plano de marketing de um estúdio de pilates”, damos algumas dicas para isso!

É preciso encarar o estudo e a definição do público-alvo como um fator primordial para o planejamento do seu negócio.

Com o passar dos anos, você verá que o seu estúdio precisará passar por inúmeras readequações, como todo negócio. Sem um planejamento e um conhecimento direcionado ao seu público-alvo, ficará difícil definir quais ações de marketing adotar e o que deve ser feito na hora de trabalhar seus objetivos comerciais.

Definindo seu público-alvo

Para definir seu público-alvo, é essencial entender ao máximo quais são os nichos aos quais você pretende atender. Busque saber qual o perfil exato do seu público, coletando dados mais específicos.

É importante saber desde informações como faixa etária, sexo, renda média mensal e residência, até dados subjetivos como “qual a razão para escolher o pilates?”, “quanto você estaria disposto a pagar pelas aulas?”, entre outros.

Perguntas para definir a persona

Além de trabalhar com dados específicos, busque também criar uma persona, isso é, um aluno ou potencial aluno imaginário que o auxiliará a entender o perfil de seus clientes. Algumas perguntas podem auxiliá-lo nessa tarefa:

  • Qual o seu sexo?

  • Onde mora?

  • Idade?

  • Onde trabalha?

  • O que essa pessoa precisa?

  • Quais desejos ela tem?

  • Quais são as suas preocupações?

  • Quais as soluções busca?

  • O que ela consome?

As respostas dessas questões, por mais subjetivas que sejam, auxiliam você a identificar hábitos de consumo, preferências e te ajudam a diferenciar quais os melhores serviços a serem oferecidos.

Por exemplo, se a maioria dos alunos do seu estúdio mora longe dele, talvez seja melhor oferecer a eles um pacote de planos flexíveis, capaz de atender às necessidades deles, do que fixar datas para o aluno, que acaba se desmotivando e não indo treinar, por exemplo.

Quanto mais abrangente for o mercado, mais difícil é determinar o público-alvo. No caso do pilates, por se tratar de um mercado pequeno, esse tipo de dado pode ser trabalhado com mais tranquilidade.

Para atrair novos clientes

Feito o mapeamento do seu público-alvo, é necessário pensar em ações de marketing que possam difundir o seu negócio e, consequentemente, atrair novos clientes.

Utilizar as redes sociais para promover o seu negócio e chegar ao seu público é uma estratégia de baixo custo e que costuma ser efetiva, se bem planejada e focada. Procure inserir fotos de sua escola, aulas e conteúdo sobre o pilates.

Inbound Marketing no Pilates

No marketing digital, cada dia mais se fala sobre o inbound marketing, isto é, ações de marketing focadas em conteúdo e não na promoção direta do produto ou serviço.

As pessoas buscam o conhecimento para chegar ao seu produto ou serviço, e não o contrário. Por isso, atrair o seu cliente difundindo conteúdos sobre as aulas de pilates, os benefícios para quem pratica, entre outros fatores, pode ser uma ótima ação para chamar a atenção dos clientes e atraí-los para o seu negócio.

Quando a empresa define um público-alvo, o trabalho de satisfazer os alunos é menor e a operação de marketing se torna mais em conta e menos trabalhosa.

Começar pequeno e ir crescendo é a satisfação de boa parte dos empreendedores que escolheram um estúdio de pilates como negócio. É preciso, no entanto, seguir com determinação na busca por novas conquistas.

Leia maisLeia mais
– Defina um público-alvo para seu estúdio e se destaque dos concorrentes
– Como atrair o público certo para o blog do seu studio de pialtes

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