A comunicação é responsável pelo fato de diversas relações, sejam pessoais ou profissionais, darem certo. Comunicar, dialogar e saber ouvir, ao mesmo tempo, fornece uma comunicação aberta e cheia de finalidades, fazendo com que a pessoa confie em você e se sinta confortável em conversar sobre tudo.

Em um studio de pilates, por exemplo, é muito importante ter esse tipo de comunicação com seus alunos, para que a conversa seja efetiva e que traga resultados positivos no dia a dia.

Afinal, o objetivo é lidar e fidelizar os clientes para com o seu estúdio, então nada mais fácil do que construir uma comunicação saudável e um relacionamento duradouro.

Vínculo

Obviamente que quando se fala em relacionamento com alunos, o profissional de pilates e os funcionários do studio sempre têm de tratá-los com profissionalismo, nunca barrando o aspecto afetivo ou desrespeitoso.

Uma das características mais marcantes é o vínculo entre a empresa e o cliente. Ambos devem tentar atender às expectativas, e não pode haver a criação de atritos que levem à saída do aluno e até ao descumprimento de regras do studio.

Assim, o objetivo principal é satisfazer o aluno com aulas de qualidade e uma comunicação aberta, apresentando todas as novidades, mudanças de mensalidades, de professores, dias, enfim, tudo o que o funcionário achar necessário que deva ser informado.

Informações

A troca de informações também deve ser baseada na honestidade. Por exemplo: caso haja um acréscimo de valor na mensalidade, é recomendável que se notifique o aluno antes.

Avisar com antecedência todas as mudanças faz com que o aluno confie no studio e na transparência de seu serviço, facilitando a troca comunicativa e a fidelização do aluno ao seu studio.

Atendimento

Uma outra recomendação é sobre a melhor maneira de se lidar com os alunos. Toda secretária e recepcionista tem de ser simpática e ser receptiva, perguntando coisas clichês como “tudo bem?”, “por que faltou na última aula?”, levando o aluno a confiar cada vez mais no studio.  

Os profissionais também devem ser receptivos, a ponto de reconhecerem os alunos pelo nome, para aproximar o contato. Assim, dificilmente os alunos procurarão outros lugares para realizar as aulas, principalmente se o atendimento for personalizado.

Um tratamento como esse fará com que eles se sintam em casa e bastante confortáveis com o ambiente, com os profissionais, os funcionários e as aulas.

Treinamento

Treinar seus funcionários para que eles possam construir uma boa comunicação com os alunos faz toda a diferença em relação à concorrência. Ser transparente é outra característica que também deve ser apontada.

Manter os alunos a par da situação do studio, das novas aulas e das novidades pode levar a um efeito ainda mais animador: a indicação do seu negócio para amigos e familiares, expandindo o nome do studio e melhorando, consequentemente, a relação empresa/consumidor.

Afinal, cliente feliz reflete diretamente no gerenciamento do studio de pilates. Evite se distanciar de seus alunos, principalmente para tratar de questões financeiras. Crie vínculos saudáveis com uma comunicação eficiente.

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