Adaptar um studio de pilates para diferentes idades não é tarefa simples. Isto requer criatividade, bom gosto e principalmente, bom senso. Idealmente, deveria se pensar em um ambiente específico e destinado para cada faixa etária.

Na prática, os equipamentos, aparelhos e materiais ficam agrupados em uma só sala, esteja ela em um condomínio, casa, loja ou estabelecimento comercial.

O espaço de 30 m² já é suficiente para acomodar o material necessário para atender pelo menos duas pessoas por vez, selecionando os alunos e sessões por faixa etária.

Mas, com os detalhes, todo cuidado é pouco. É preciso levar em conta também a experiência do aluno, seja no aspecto conforto, segurança ou bem-estar. Por ser uma atividade que trabalha corpo e mente, o pilates atrai e pode ser praticado por crianças, jovens, adultos e idosos.

Deste modo, é necessário um ambiente propício e adaptar um studio de pilates para diferentes idades, contribuindo para que o resultado dos exercícios seja satisfatório.

Considerando a decoração, organização, manutenção e limpeza, tudo deve estar em ordem para que o studio de pilates seja um lugar agradável para crianças, jovens e idosos.

O espaço

A recepção deve ser um local confortável e acolhedor, com alguma distração para quem aguarda o início da aula. Livros, revistas ou uma televisão ligada podem ajudar, principalmente para as crianças.

Escolha sempre uma programação apropriada, de acordo com a idade e o interesse dos clientes que serão atendidos naquele horário.

Vale também deixar à disposição café, biscoitinhos, água e até frutas frescas, que agradam as mais diferentes idades. Evite balas e doces.

Cadeiras ou poltronas confortáveis são indispensáveis, principalmente para o público mais idoso, que pode ter alguma dificuldade para sentar e levantar de assentos muito baixos.

Já as crianças curtem almofadas coloridas ou pufes de formatos diversos, como figuras geométricas ou de bichinhos. Eles são ótimos para deixar o ambiente mais alegre e descontraído.

Repare que, com praticidade e economia, a mesma recepção pode atender satisfatoriamente todas as idades.

As aulas

Os exercícios de pilates atuam no condicionamento físico e estilo de vida dos praticantes, trazendo equilíbrio e harmonia para uma vida saudável. Logo, é preciso investir em aulas especializadas de pilates para crianças, jovens e idosos, e técnicas específicas para cada idade e perfil de aluno.

O ambiente deve ser reorganizado a cada sessão: para as crianças, acessórios próprios para a idade, como bolas 45 cm, discos de rotação, rolos de espuma e meia-lua para atividades lúdicas, e materiais adaptados (caixas de vários tamanhos, almofadas).

para os idosos, além dos materiais e equipamentos específicos, a organização do espaço ganha mais importância. Uma quantidade grande de objetos, por exemplo, dificulta a locomoção das pessoas com mais idade.

Nesses casos, é indispensável manter os equipamentos alinhados, com espaço para andar ao redor, prevenindo assim tropeços e quedas. As passagens e locais saídas devem ficar livre de materiais também.

Para todas as idades, um cantinho com um sofá macio e confortável ajuda muito ao final da aula, para uns minutos de relaxamento antes de encarar novamente o trânsito, o trabalho e o stress diário.

Os equipamentos

Escolher os equipamentos e aparelhos do seu studio de pilates é uma missão de muita responsabilidade. Existem características essenciais que devem ser percebidas, independente do valor das peças: segurança, conforto e durabilidade.

A ergonomia e o conforto dos estofamentos devem ser avaliados na execução dos movimentos, a estrutura dos aparelhos deve ser robusta e os encaixes têm que ser firmes.

Preocupe-se em adquirir aparelhos com estofamentos de material adequado, impermeável e que não seja danificado com o suor do corpo.

Tecidos náuticos são bem apropriados e utilizados por fabricantes de equipamentos resistentes e de boa qualidade. Detalhes como alças e molas, que devem ser confortáveis, mas firmes na aplicação de força, podem ser adaptados para as diferentes idades dos seus clientes.

Os idosos, por exemplo, que possuem músculos mais enfraquecidos ou debilitados, não devem fazer tanto esforço para se abaixar na hora de praticar os exercícios, se os aparelhos forem adaptados.

As crianças, da mesma forma, não devem ser sobrecarregadas com séries de exercícios em aparelhos para adultos, sem nenhuma adaptação.

Lembre-se que aparelhos de boa qualidade oferecem segurança, conforto e equilíbrio para todo perfil de praticante de pilates. Aposte na qualidade, sempre.

Leia maisLeia mais
– Como definir a atrair o público-alvo de seu estúdio
– Como atrair o público certo para o seu blog de pilates

Você gostou das nossas dicas? Seu studio é adaptado para públicos de todas as idades? Comente!

Fonte imagem: silversurfers.com

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.