Decorar um estúdio pequeno requer planejamento, a fim de criar um ambiente agradável e confortável para seus alunos.

Na imagem acima, você pode ver o Espaço Performance Postural, da nossa cliente Cristiane Colares, localizado em Rondônia (RO). Apesar de ter um espaço reduzido, ela conseguiu aproveitar muito bem cada lugarzinho e apostar nos detalhes certos para criar um lindo estúdio.

E você também pode decorar seu estúdio de pilates pequeno e criar um ambiente perfeito para suas aulas. Se ainda não sabe como, confira algumas dicas e veja como a Kauffer pode te ajudar.

Como decorar um estúdio pequeno

A primeira coisa a se fazer, antes de pensar em como decorar um estúdio pequeno, é levar em consideração o tamanho que você terá disponível. Neste conteúdo vamos falar de estúdios de aproximadamente 20, 40 e 60 metros.

Também comece a pensar no que você deseja ter no seu estúdio, como banheiro, sala de recepção ou administração separadas, entre outras coisas.

Não é porque seu ambiente é pequeno, que você terá que abrir mão do que deseja. Apenas é necessário pensar de maneira mais estratégica, a fim de otimizar cada pequeno espaço que você tem. Vamos as dicas?

Dicas para dar amplitude ao seu espaço

Vamos começar pelo projeto do seu ambiente. Aqui é hora de pensar nas cores, na iluminação e demais detalhes que devem ser levados em consideração antes de qualquer coisa.

Cores

Se você tem um estúdio de pilates pequeno, as cores do seu ambiente farão toda a diferença. E, por isso, é preciso saber como trabalhá-las.

Por exemplo, as cores mais escuras podem a dar a impressão de que o ambiente é menor. Por isso, o ideal é apostar em tons claros, que ajudam a valorizar seu espaço, fazendo-o parecer maior.

Se você gosta de cores fortes, pode deixar os destaques por conta dos estofados dos aparelhos ou dos seus acessórios, sem comprometer seu espaço.

Também tenha cuidado na hora de escolher papéis de paredes decorativos, para não poluir seu ambiente. As dicas é apostar em listras, que dão a sensação de continuidade e amplitude.

Iluminação

Uma boa iluminação também fará toda a diferença para o projeto do seu estúdio de pilates. A dica é apostar na iluminação natural, que proporciona maior sensação de aconchego, combinado com economia.

Como pilates é saúde, a iluminação natural fará a diferença. Inclusive, invista em janelas e ambientes bem arejados.

Caso seu espaço não tenha uma iluminação natural tão boa, não tem problema. Será preciso apenas se dedicar um pouco mais ao seu projeto de iluminação.

Pense nas iluminações gerais e também em iluminações mais pontuais, estratégicas e decorativas. Se você trabalha a noite, luminárias darão um toque especial ao seu estúdio.

Prateleiras

Outra dica é aproveitar a funcionalidade dos nichos e/ou das prateleiras e colocá-los no seu estúdio. Além de ocupar pouco espaço, essas opções ajudam a deixar seu ambiente muito mais organizado. Se bem planejado, também contribuirão para dar um ar mais moderno e sofisticado ao seu espaço.

Você também pode usá-los para colocar acessórios na parede, como as bolas. Assim eles ficarão organizados e expostos, contribuindo com a decoração e valorização do seu espaço e dos seus materiais.

Espelhos

Se você tem um estúdio pequeno, é importante pensar em formas de dar a sensação de amplitude ao ambiente, criando ilusões de ótica. Para isso, os espelhos são indispensáveis, já que serão ótimos aliados.

Pense estrategicamente na disposição dos espelhos, para que eles atinjam o objetivo e proporcionem um resultado positivo, valorizando os detalhes da sua decoração.

Dicas para decorar um estúdio pequeno

Decorar um estúdio pequeno, como você viu, é uma tarefa que requer planejamento e dedicação. Afinal, além de precisar otimizar o espaço, estamos falando do seu negócio e é importante que tudo fique de acordo com o que você deseja.

Por isso, inspire-se nas dicas abaixo, aplicando o que for conveniente para o seu espaço, conforme seus gostos. O importante é que tudo fique como você sonhou!

20m²

Para um estúdio com cerca de 20m², é preciso pensar em otimizar o máximo possível de espaço. Com este tamanho reduzido, você possivelmente terá que abrir mão de algumas coisas, como ter ambientes muito separados.

Para decorar um estúdio pequeno com a metragem em questão, é importante priorizar aparelhos multifuncionais e compactos, que permitam fazer uma grande variedade de exercícios, como é caso do Reformer Torre, que é um dos aparelhos mais completos do método, e a Prancha de Molas, que também permite trabalhar Prancha de Molas.

Também escolha acessórios menores, que possam ser trabalhados em conjunto com os aparelhos que você irá escolher, ajudando a tornar suas aulas dinâmicas, mesmo em um espaço pequeno.

Principalmente neste caso, ter prateleiras longas será importante, pois dará mais espaço para acomodar seus materiais e acessórios, mantendo o ambiente organizado.

40m²

Agora estamos falando em um espaço um pouco maior, que pode ser melhor trabalhado do que o anterior. No entanto, um estúdio de 40m² também pode impor algumas limitações.

Por exemplo, se você deseja ter ambientes bem separados, como recepção, banheiros, vestiários e outros, provavelmente o pouco espaço irá ser um desafio. No entanto, você pode fazer a integração de ambientes de uma forma diferente e criativa, como é o caso de divisórias transparentes. Essa opção, além de ajudar a delimitar espaços, ajuda a dar a sensação de amplitude ao ambiente, caso seja bem trabalhada.

Quanto aos equipamentos, apesar do espaço ser maior, pode ser que você não consiga ter a quantidade que deseja e, ao mesmo tempo, oferecer conforto para seus alunos realizarem os exercícios propostos. E é importante priorizar o conforto dos seus clientes.

Neste caso, siga as dicas acima de optar por equipamentos mais versáteis e compactos, onde possam ser realizados uma grande variedade de exercícios ou, ainda, atender mais de um aluno por vez.

60m²

No caso de um estúdio de 60m², já temos um espaço bem maior para ser trabalhado. Pode até ser que tenham algumas limitações, de acordo com os seus objetivos, mas você conseguirá ter um estúdio completo e oferecer conforto aos seus alunos para a realização do método.

Com este espaço, você conseguirá ter os 4 principais aparelhos e até mais, assim como uma grande variedade de acessórios. Mas, de qualquer maneira, faça escolhas inteligentes, com opções que beneficiarão seu negócio e seus clientes.

Aqui, se você quiser ter ambientes mais separados e individualizados, será mais fácil. No entanto, atente-se para fazer escolhas realmente úteis, necessárias e estratégicas.

E não esqueça de sempre priorizar o conforto dos seus alunos!

A chave do sucesso é saber diversificar suas aulas, independente do espaço e da quantidade de aparelhos e acessórios que você possui em seu estúdio.

Ter um estúdio de pilates pequeno não é motivo para você não poder oferecer aos seus alunos um grande repertório de exercícios, através de aulas dinâmicas e criativas.

Layout: como a Kauffer pode te ajudar

Aqui na Kauffer nós sabemos da dificuldade que algumas pessoas podem ter na hora de pensar em como aproveitar melhor seu espaço, ou até mesmo na hora de escolher um imóvel ideal para abrigar seu estúdio.

É por isso que todos os clientes que adquirem um estúdio completo tem um atendimento diferenciado e personalizado para trabalhar e pensar no layout do seu espaço. É o que chamamos de planta baixa.

Nesse serviço exclusivo para clientes Kauffer, nossos consultores fazem todo projeto da planta baixa do seu estúdio, possibilitando a visualização de como será o resultado, com base no espaço disponível, oferecendo toda assessoria para pensar na disposição ideal dos aparelhos.

E, caso você ainda não tenha uma sala, poderá utilizar esse serviço para descobrir o tamanho ideal do ambiente que precisa para atender suas necessidades.

Se você precisa de ajuda para decorar um estúdio de pilates pequeno, venha conversar com a gente e entender melhor sobre esse e outros benefícios, como a criação completa da identidade visual, que só os clientes Kauffer tem.

Veja outros conteúdos que também podem te interessar:

Sonhando em abrir seu próprio estúdio de Pilates? Realize agora!

Por que é importante fazer uma planta baixa antes de montar um studio de pilates?

Passo a passo para abrir um studio de Pilates (e como a Kauffer pode te ajudar)

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.