A faixa elástica, amplamente utilizada em diversas modalidades, surgiu na Rússia nos anos 50. O acessório foi concebido para o treinamento de atletas e reabilitação, visando a recuperação articular e muscular. Hoje vamos falar sobre o uso da faixa elástica para exercícios de pilates.

Para isso, conversamos com a profissional de pilates e fisioterapeuta Glaucia Araujo, dona do studio Incorpore Pilates, que tem bastante experiência com o acessório.

Finalidade

A faixa elástica para exercícios de pilates promove a melhora da flexibilidade, tonifica e fortalece todo o corpo e trabalha o equilíbrio, fazendo mobilização articular.

Tensões

O acessório possui níveis de resistência diferentes, que são indicados por uma cor específica. Ela varia conforme cada fabricante.

Aqui na Kauffer, a relação tensão/cor das faixas fica assim:

  • Vermelha – Leve
  • Roxa – Intermediária
  • Azul – Forte

O uso de cada tensão depende do objetivo que se deseja alcançar. Se o seu intuito é utilizar a faixa elástica para exercícios que trabalhem potência e força, as intensidades intermediária e forte são as mais indicadas.

Já se a intenção é utilizá-la com fins terapêuticos, para reabilitar uma zona lesionada do corpo, o recomendável é começar com uma resistência leve e ir aumentando, de acordo com a evolução do aluno/paciente.

A carga de cada tensão também pode ser alterada, dependendo do manuseio da faixa. Quanto mais curta for a distância durante o uso, mais pesada ela será, e quanto mais longa, mais leve.

Indícios de desgaste

O profissional de pilates precisa se atentar à vida útil da faixa elástica. Caso o instrutor utilize o acessório desgastado, ele poderá se romper durante o exercício e machucar o aluno/paciente.

Para não correr esse risco, observe os seguintes sinais:

  • Ressecamento
  • Surgimento de pequenos buracos
  • Aparecimento de rasgos laterais

Cuidados

Há alguns cuidados que podem ser tomados pelo profissional para preservar a faixa elástica, prolongando assim a vida útil. Confira:

  • Quando não estiver em uso, guarde a faixa elástica em uma bolsa ou caixa, para protegê-la da incidência direta de luz do sol ou do calor. Esses fatores ressecam o material;
  • Aplique talco após o uso;
  • Lave o acessório uma vez por mês com água e sabão, para tirar o suor, depois seque-o com papel-toalha e guarde-o com o talco;
  • Durante o uso da faixa elástica para exercícios, peça para os alunos evitarem usar unhas compridas e outros objetos afiados, como anéis. Também devem ser evitados solados ásperos de sapatos esportivos. Esses elementos provocam o aparecimento de buracos ou rasgos laterais, e podem rasgar a faixa.

Exercícios

Confira algumas práticas de níveis básico, intermediário e avançado utilizando a faixa elástica para exercícios de pilates:

Básico

  • The One Leg Circle

Faixa Elástica para exercícios - The One Leg Circle - Parte 01

Faixa Elástica para exercícios - The One Leg Circle - Parte 02

Deitado em posição de decúbito dorsal, um membro inferior flexionado com o pé no chão e a faixa elástica no outro pé, segura-se as pontas das faixas com as mãos. Na expiração, realiza-se a circundução do quadril para a direita e, após a finalização do exercício, repete-se para o lado esquerdo.

Intermediário

  • Doggie Kick

Faixa Elástica para exercícios - Doggie Kick

Em posição de quatro apoios, posiciona-se o meio da faixa na planta do pé esquerdo e as pontas no joelho direito. Punhos apoiados no chão, posicionados abaixo dos ombros e cotovelos em extensão.

Na expiração, eleva-se o membro inferior esquerdo e o membro superior direito e inspira-se no retorno, flexionando joelho e cotovelo, levando um em direção ao outro. Muito cuidado com o alinhamento de cinturas escapular e pélvica. Depois, repetir para o lado contrário.

Avançado

  • The Teaser

Faixa Elástica para exercícios - The Teaser - Parte 01

Faixa Elástica para exercícios - The Teaser - Parte 02

Em posição de decúbito dorsal, segurando a faixa com as mãos, posicionar os membros superiores atrás da cabeça e os membros inferiores em extensão no chão.

Na expiração, sobe-se o tronco, braços e pernas, inspira-se, fazendo uma abdução de membros superiores, e expira-se novamente, retornando o corpo para a posição inicial, lembrando de trazer a coluna, vértebra por vértebra, para o chão.

Outras modalidades que usam a faixa elástica

Além do pilates, muitas outras modalidades utilizam a faixa elástica para exercícios. Ela é incorporada também a práticas de yoga, treinamento funcional, ginástica laboral e geral, fisioterapia, entre outras.

Muitas de nossas dicas podem ser aplicadas também para uso do acessório por essas outras atividades.

Leia maisLeia mais
– Top 5: confira os acessórios mais utilizados no pilates
– Você conhece as variações nos nomes de acessórios para pilates?

Há algo mais sobre faixa elástica para exercícios de pilates que você queira saber? Comente aqui!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.