Ter um estúdio de pilates é algo que, além de ser um bom negócio, pode trazer muita realização ao seu proprietário. Contribuir para uma vida mais saudável dos clientes e ter um papel tão importante na felicidade deles certamente é um diferencial em relação a tantos negócios amparados na exploração dos consumidores.

Entretanto, amar o que se faz e ajudar os clientes a viver melhor não é o suficiente quando se considera que um estúdio de pilates precisa ser um negócio viável.

São muitos os custos envolvidos, não só para manter a estrutura física, mas também para pagar todos os encargos decorrentes da operação. Por esse motivo, fidelizar os clientes assume uma importância tão grande quanto captá-los.

Afinal, o custo de se conquistar um novo cliente é muito maior do que o de mantê-lo, e substituir um cliente perdido pode ser uma tarefa mais difícil do que agradar um atual.

Algumas ações de pós-vendas são muito eficazes para fidelizar os clientes. Elas têm baixo custo e são fáceis de executar. E lembre-se: um cliente satisfeito traz um novo cliente, já um cliente insatisfeito leva dez embora.

Comunicação com os clientes do seu estúdio de pilates

Uma excelente tática de pós-vendas é o estabelecimento de um canal de comunicação que faça o cliente se sentir valorizado. Um cartão de aniversário é algo simples, com um custo baixo em relação ao valor de uma mensalidade, e se enviado uma vez ao ano, faz com quem cliente se sinta valorizado e queira estar por perto no ano seguinte.

Novos produtos e serviços também podem ser objeto de comunicação com os clientes. O fato de eles receberem de forma direta as informações faz com que se sintam mais próximos ao estúdio, mais “em casa”. E isso tende a ter um efeito na fidelidade.

Quanto mais pessoais forem os canais de comunicação utilizados, tanto melhor. Uma ligação telefônica tem muito mais valor que uma mera mensagem de e-mail, por exemplo, pois adiciona calor humano e proximidade ao contato.

Para um melhor resultado, evite o excesso de formalidade. E ter informações de cunho pessoal não intrusivo (saber se a pessoa é casada, se tem filhos, quais os nomes deles, qual a profissão, etc.) pode auxiliar em um contato mais próximo e que faça o cliente se sentir valorizado.

Promoções

Quem não adora uma promoção? Seus clientes certamente não são uma exceção à regra! Criar promoções que tenham apelo com os clientes já existentes é uma excelente técnica de fidelização.

É comum os estúdios capricharem nas promoções para novos clientes e esquecerem daquele que têm estado lealmente ao seu lado. Não cometa esse erro! Comunique seus clientes com antecedência e faça com que se sintam valorizados por já serem alunos.

E não esqueça de dar a eles uma “colher-de-chá”: faça um telefonema e avise quando as promoções estiverem para acabar, ou quando for ocorrer algum evento, para que eles tenham a oportunidade de aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas. Para receber boas notícias, todos adoram telefonemas.

Seja criativo

Quem busca aulas de pilates certamente é uma pessoa diferenciada e que não tem medo do novo. Portanto, seja criativo no desenvolvimento de táticas de pós-vendas. Faça algo diferente e que combine com o espírito ousado de seus clientes.

E lembre-se: eles adoram se superar constantemente. Crie atividades que os estimulem, e faça da comunicação a sua maior aliada. Afinal, não basta apenas ter a melhor infraestrutura em seu estúdio de pilates, são as pessoas que fazem dele um sucesso!

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