Aulas de pilates para iniciantes merecem uma atenção especial em qualquer studio. É nas primeiras aulas que instrutor e aluno devem estabelecer uma conexão para que o novo praticante se motive e se identifique com o pilates. Esse é um momento chave para o seu negócio, afinal, alunos motivados têm muito mais probabilidade de continuar no seu studio.

Se você seguir essas dicas que trazemos abaixo, seus novos alunos ficarão muito mais motivados e a retenção é mais provável. Lembrando que muitas das dicas também podem ser aplicadas aos alunos mais antigos para dar um novo ânimo!

Deixe o aluno à vontade

É normal que novos alunos fiquem retraídos nas primeiras aulas de pilates para iniciantes. Por isso, é obrigação do instrutor fazer o máximo para deixá-los à vontade. Oriente sobre as roupas ideais, cuide da temperatura e do som ambientes, faça o aluno perder medo dos equipamentos. Nessa etapa, conversa é muito importante.

Elucide suas dúvidas

Não deixe dúvidas sobre a prática, o espaço, a metodologia ou qualquer outro questionamento que possa surgir em qualquer momento. Às vezes, o que pode parecer uma dúvida boba para o instrutor que já lida com aquilo diariamente pode fazer toda a diferença na motivação do novo aluno.

Conheça o aluno

Não se limite a apenas responder às perguntas que surgirem, mas faça você mesmo as perguntas que forem necessárias para conhecer um pouco mais o novo aluno. Evite, no entanto, forçar uma intimidade que não existe, sob risco de retrair ainda mais o aluno. Puxe assunto sobre as motivações, rotinas e tudo que possa influenciar na prática de pilates para iniciantes.

Mas cuidado para não deixar a conversa tomar tempo demais da prática. Deve haver momento para tudo, mas deixe que o aluno se concentre para aprender os movimentos.

Foco nos objetivos do aluno

A aula deve atender às expectativas do aluno. Por isso, sempre faça o programa de aulas voltado para os objetivos individuais dele. Deixe claro os resultados alcançáveis com a prática de pilates para não criar falsas expectativas no aluno. Isso pode ser crucial na retenção ou não do iniciante.

Faça um programa de pilates para iniciantes…

Mesmo que o novo praticante tenha uma vida ativa, é sempre importante lembrar que todo iniciante levará um tempo até dominar os fundamentos do pilates e se aperfeiçoar nos movimentos propostos. Por isso, pense em um programa que seja acessível para quem está começando.

…mas evolua junto com o aluno

O acompanhamento constante do aluno também permitirá que o instrutor monitore sua evolução. Não deixe que o novo aluno fique estagnado, pois isso pode ser desanimador. Uma dica é tentar introduzir novos exercícios pelo menos a cada 15 dias. Com novos desafios constantemente, é mais fácil motivar ainda mais o praticante e garantir que ele continue frequentando as aulas.

Reforço positivo

Saiba recompensar o praticante de pilates para iniciantes. Isso não se resume apenas a quem tem facilidade com a prática, este aluno já deve estar bem motivado. É importante elogiar a evolução do dia a dia, mesmo que os movimentos ainda não tenham alcançado a execução perfeita. Com isso, o aluno perceberá que está evoluindo no seu ritmo e se animará em tentar novos exercícios.

Você já utiliza alguma das táticas que mencionamos ou alguma outra para motivar seus novos alunos? Quais são os resultados? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.