regras para estudios de pilates

Existem algumas regras para estúdios de pilates que são necessárias para manter o bom funcionamento do negócio e para obter uma boa convivência entre alunos e profissionais.

Como o local é frequentado por muitas pessoas durante o dia todo, é preciso estar preparado para contratempos que podem atrapalhar os objetivos do seu negócio.

Por essa razão é importante estar atento aos processos do estúdio de pilates que, se transformados em rotina, vão ajudar a alavancar ainda mais o seu empreendimento. Veja essas dicas que preparamos para você:

Crie regras e divulgue-as

No momento da matrícula, o aluno já pode ser informado sobre as regras do estúdio e deve recebê-las de forma impressa ou online, para consultar sempre que necessário.

Entregue ainda um termo de compromisso, que deve ser assinado pelo aluno, confirmando que ele leu e concorda com as normas. Essa é uma forma de se resguardar de reclamações futuras, prevenir mal-entendidos e de se mostrar transparente e profissional perante o aluno.

As regras também podem ficar expostas em um mural dentro do estúdio. Os professores, assistentes e demais profissionais também devem estar atentos para orientar os alunos e dar o exemplo.

Tipos de regras para estúdios de pilates

As regras podem ser básicas como:

  • Quais roupas devem ser utilizadas nas aulas;
  • Obrigação do uso de toalhas durante a aula;
  • Qual o limite de tempo de atraso;
  • Prazo limite para desmarcar a aula (geralmente até 24h antes da aula);
  • Formas de reposição de aulas;
  • Restrição de acesso ao local de aula antes do horário;
  • Utilização dos armários restrito ao horário de aulas;
  • Regras de utilização do estacionamento (se houver)
  • Regras sobre a utilização de celular durante as aulas
  • Entre outras.

Com o tempo podem surgir novas necessidades que devem ser incluídas nas regras e distribuídas novamente aos alunos. É preciso ficar atento para que as regras não tenham caráter preconceituoso e nem ofendam um grupo de pessoas!

Se necessário, inclua orientações sobre bom senso e respeito ao colega que possui dificuldades, por exemplo. Lembre que o estúdio é um local de descontração, mas também exige concentração e silêncio para a melhor execução dos exercícios.

Faça o cadastro de seus clientes

O cadastro de clientes é essencial para a organização das aulas e para conhecer o perfil dos seus alunos. Ele pode ser feito com fichas de papel, planilhas no computador ou por meio de algum software de gestão. A escolha fica a cargo de cada estúdio.

No cadastro devem constar endereço e formas de contatar o aluno, como e-mail e telefone, para o caso de precisar avisar sobre cancelamento de aulas ou alguma novidade. A data de nascimento também é importante para manter uma lista de aniversariantes e enviar felicitações.

Inclua informações pessoais do aluno que possam ser úteis para um melhor resultado das aulas como problemas de saúde, limitações físicas, uso de medicamentos e objetivos da aula (postura, condicionamento físico, alongamento, etc).

O que fazer com o cadastro de ex-alunos?

Os ex-alunos não precisam ser descartados do cadastro. Eles podem ser colocados em uma planilha para futuras interações, como forma de atraí-los novamente para as aulas. É importante anotar o motivo de cancelamento do aluno para personalizar o contato.

Colete informações relevantes para sua estratégia de marketing

É possível ainda cadastrar dados que futuramente sejam interessantes para estratégias de marketing, como quantos membros possui na família, local em que trabalha, interesses e gostos pessoais, entre outros. Geralmente, o cadastro é feito de forma alfabética, mas você pode dividi-los em categorias também para facilitar o envio de propaganda ou mensagens via aplicativo de celular, por exemplo.

SIMPPLE – Software de gestão de estúdios de Pilates

Clientes da Kauffer Pilates, por exemplo, ganham 30 dias de utilização gratuita no SIMPPLE, um software de gestão de estúdios de pilates, criado especificamente pensando nas necessidades dos profissionais desse setor e proprietários que visam administrar seus próprios espaços.

Mantenha os dados sempre atualizados. É possível pedir a confirmação deles de tempos em tempos e informar aos alunos de que é necessário avisar caso haja alguma alteração.

Mantenha a limpeza do local e faça a manutenção de equipamentos

A limpeza do estúdio de pilates e organização dos materiais é imprescindível para evitar mau cheiro e deixar os alunos sempre confortáveis. É fundamental se atentar aos seguintes tópicos:

  • Realizar a limpeza diariamente em função da grande movimentação de pessoas;
  • Disponibilizar álcool e pano para os alunos e professores limparem os equipamentos sempre que necessário;
  • Limpezas mais pesadas, como do piso e dos vidros das janelas, podem ocorrer com um maior espaço de tempo (não precisa ser diariamente, mas pelo menos de 15 em 15 dias);
  • Não se esqueça de limpar os estofados e colchonetes que costumam ficar com cheiro de suor;
  • As peças cromadas devem ser limpas com flanela ou pano de algodão, para não riscarem e ficarem sempre brilhosas.

Organização de aulas e alunos

Como abordar os alunos novos

Os alunos devem sempre se sentir confortáveis na aula, principalmente se ainda não tiverem experiência com o pilates. Apresente o estúdio, os professores, os colegas de turma e explique o que significa o método e como ele vai trazer benefícios.

O ideal é que na aula experimental ou na primeira aula do aluno ele tenha mais atenção do professor, ou seja, colocado junto com outros que estão começando, para que as orientações sejam dadas a todos da mesma maneira.

Além dos exercícios, é preciso que o professor converse e entenda o aluno iniciante para saber os motivos que o levaram até ali. Cabe ao professor deixá-lo calmo e explicar que a evolução virá com o tempo, para que ele se sinta motivado a continuar e aprender cada vez mais.

Organize as necessidades de cada aluno

Cabe ao profissional cuidar da organização de suas aulas. Uma dica é ter sempre em mãos todos os dados do aluno, para conseguir lembrar das necessidades e evoluções a cada aula. É possível usar uma prancheta, aplicativo de celular, tablet ou planilha de Excel para fazer esse registro.

A organização da aula também é importante para que não haja estagnação e exercícios muito repetitivos. O professor precisa usar a criatividade e estar atento para modificar a programação sempre que necessário, dificultando os exercícios a medida em que o aluno evolui.

Anote sempre as modificações propostas e de que forma o aluno reagiu, para assim continuar programando as próximas aulas.

Por fim, registre ainda se houver reclamações do aluno por conta da dificuldade ou dores na realização do exercício!

Leia maisLeia mais
– A importância de regras dentro do seu estúdio de pilates
– Termo de compromisso no pilates: o que é e como fazer

O que você achou das regras para estúdios de Pilates que listamos acima? Servirá como um bom guia de processos para o funcionamento do seu negócio? Você tem alguma dica ou dúvida? Deixe um comentário abaixo que responderemos em breve. Até mais!

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