Formação em pilates no exterior

Se ter uma base sólida no método pilates é um grande diferencial no mercado, imagine então uma formação em pilates no exterior. Aos que almejam esse destaque, já está com inscrições abertas a 6ª Turma do Intercâmbio de Pilates em Toronto – Canadá, com organização do studio Active Pilates, parceiro da Kauffer. A saída será em setembro de 2017.

O programa ocorre anualmente e caminha para a sexta edição. Ele inclui cursos, estágio observacional e workshops em escolas de renome internacional como STOTT Pilates, Retrofit Pro e The Pilates Process.

A ideia de um intercâmbio de pilates surgiu porque a profissional Aline Mendonça, que o organiza, morou no Canadá e estudou Fisioterapia e Pilates por lá. Cinco anos depois, em 2004, ela inaugurou o Active Pilates, a princípio apenas como um studio.

Como nessa época ela já dava aulas de formação em outros lugares, em 2007 começou a abrir turmas também na Active, até que notou que os alunos poderiam ir muito além.

“Percebi que aqueles alunos poderiam ampliar os horizontes no pilates e conhecer outras abordagens. Como o Canadá tem escolas de pilates de referência no mundo, além de ser um país lindo e seguro, e de eu já ter uma relação de amor com ele, elegi Toronto como a segunda casa da Active”, relata Aline.

Ela diz que em 2010 levou o primeiro grupo de intercambistas para formação em pilates no exterior. Ele era composto exclusivamente por ex-alunos da Active Pilates. A partir de então, o programa de intercâmbio não parou mais. Hoje ele é aberto para instrutores de todo o Brasil.

Treinamento

O intercâmbio para o Canadá envolve diversos treinamentos, proporcionando uma formação em pilates no exterior bem completa. Confira abaixo como funcionará o programa:

  • 2 SEMANAS DE CURSO DE APROFUNDAMENTO EM PILATES

Será ministrado por Bárbara Grant e equipe Retrofit Pilates afiliada Balanced Body. O curso abordará o pilates em equipamentos (Reformer, Chair, Wll Spring, Bodhi, Motrs-solo e Acessórios).

Abrange desde o repertório básico até o avançado, em uma concepção moderna do pilates para grupos, por meio da construção e progressão do movimento. É totalmente prático, o que requer condicionamento físico do participante. Terá tradução contínua (frase a frase).

  • 3 SEMANAS DE ESTÁGIO OBSERVACIONAL

Será na Retrofit Pilates no turno da manhã ou da noite. O participante poderá acompanhar as aulas do dia a dia no studio. Nesta etapa não haverá tradução.

  • 2 FINAIS DE SEMANA DE CURSO DE PILATES TERAPÊUTICO

Abordará a aplicabilidade do Pilates Clássico e do Franklin Method nas afecções de coluna cervical, cintura escapular, coluna lombar, cintura pélvica e quadril e pé – The Pilates Process – com Laura Helsel e Monique Trudelle – tradução contínua (frase a frase).

  • 2 WORKSHOPS COM A STOTT PILATES

Os workshops terão tradução contínua (frase a frase).

Inglês

O programa de intercâmbio também oferece um curso de inglês opcional. No entanto, não é necessário ter nenhum nível de inglês para participar dos treinamentos e obter uma formação em pilates no exterior. Toda a programação inclui tradução contínua, exceto o estágio observacional.

Interessados em participar que não tenham nacionalidade brasileira também podem se inscrever, porém as traduções só ocorrerão no idioma português. Então, para que o participante consiga entender o que é dito no treinamento, ele terá que saber falar português ou inglês.

Galeria de fotosConfira a galeria de fotos de edições anteriores

Certificação

Ao final do intercâmbio de pilates no Canadá, o aluno receberá quatro certificados:

  • 1 certificado da Retrofit Pro, com  48 horas/aula;
  • 1 certificado da The Pilates Process, com 16 horas/aula;
  • 1 certificado da STOTT Pilates, com 4 horas/aula;
  • 1 certificado da Active Pilates, em português, com a carga horária total do programa.

Pontos altos

Para a organizadora Aline, o principal diferencial do intercâmbio de pilates no Canadá é a possibilidade de se aprender com três escolas diferentes, com abordagens diversas, mas que têm muito forte nas filosofias a essência do método pilates.

Ela também salienta que o programa existe há seis anos, o que confirma o sucesso dele. Nessa formação em pilates no exterior, o aluno também tem a possibilidade de aliar aprendizado e turismo, porque todos terão três dias livres para conhecer a cidade e os arredores.

Inscrições

O intercâmbio de pilates para o Canadá dispõe de 12 vagas. A saída será no dia 15 de setembro e a pré-inscrição pode ser feita por este link.

Leia maisLeia mais
– A importância de uma boa formação em pilates
– Por que investir em qualificação dos profissionais do seu studio?

O que você achou da nossa dica de intercâmbio para formação em pilates no exterior? Muito bacana o programa né? Se você for, depois nos conte aqui nos comentários como foi a sua experiência!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.