Contornos arredondados, como o formato de um barril, podem ser encontrados em aparelhos e acessórios criados por Joseph Pilates, entre eles o Step Barrel.
Ele foi desenvolvido para corrigir desequilíbrios posturais gerados por atrofia ou hipertrofia excessiva, principalmente dos grupos musculares da região do tronco.
De acordo com o fisioterapeuta e profissional de educação física e pilates Natanael Arruda, dono do Pilates Move, o Step Barrel é um poderoso “aparelho pequeno”, que tem baixo custo e apresenta ótimos resultados.
“Pelo tamanho, pode ser utilizado em espaços menores e tem facilidade de transporte para espaços ao ar livre, prática muito defendida por Joseph”, explica.
Exercícios
Conheça alguns exercícios sugeridos por Arruda utilizando o Step Barrel:
1. STRETCH WITH BAR (Alongamento com a barra)
Além do Step Barrel, a prática utiliza uma barra de madeira (mas pode ser feita também com halteres 0,5 kg). Exercício com três repetições.
Sentado com o cóccix na borda do Step Barrel, levante o queixo na direção do tórax e leve a coluna para trás até que as escápulas se apoiem. Mantenha os MMII unidas, pés em V. Inspire enquanto sobe os MMSS em direção ao teto. Expire levando os braços para trás, por cima da cabeça. Inspire levando os braços de volta na direção do teto, e expire baixando os braços.
2. ARM CIRCLES (Círculos com os braços)
Além do Step Barrel, a prática utiliza halteres 0,5 kg (até no máximo 1kg). Exercício repetido de três a cinco vezes em cada direção.
Sentado com o cóccix na borda do barril, inspire elevando os braços em direção ao teto. Expire desenhando um círculo para fora. Depois de três a cinco repetições, inverta o sentido dos círculos.
3. LEG CIRCLES (Círculos com as pernas)
Exercício com cinco repetições em cada direção.
Sentado sobre o arco, segure as alças laterais. Estenda uma perna e flexione a outra para apoiar o pé sobre o acessório. Segurando nas alças, deslize para trás, até as escápulas tocarem o solo. Leve os joelhos em direção ao tórax. A partir da posição do Frog, estenda as pernas à frente. Realize cinco círculos e inverta o sentido. Para finalizar, volte à posição de Frog.
4. WALKING (Andando)
Exercício feito em três séries com repetições entre seis e oito vezes.
Sentado sobre o arco, segure as alças laterais. Realize oito “passos” curtos em direção ao colchonete. Volte à posição inicial executando o caminho inverso, com o mesmo número de passos. Terminando, relaxe as pernas na posição Frog.
5. SCISSORS (Tesouras)
Exercício com cinco repetições em cada perna.
Sentado sobre o arco, segure as alças laterais. Alongue uma perna em direção ao teto enquanto a outra desce na continuidade do corpo, simulando o movimento de uma tesoura. Logo em seguida, inverta o movimento das pernas.
6. BICYCLE (Bicicleta)
Exercícios com duas ou três séries.
Sentado sobre o arco, segure as alças laterais. Realize um movimento de pedalar da forma mais ampla possível. Depois, faça o mesmo no sentido oposto.
7. ROLLING IN AND OUT (Rolando para dentro e fora)
Exercício com três séries (ombros – costelas – quadris)
Sentado sobre o arco, segure as alças laterais. Leve os joelhos unidos na direção do ombro esquerdo. Em seguida, leve-os em um semicírculo na direção do ombro direito. Realize um círculo amplo para cada lado e volte ao centro. Realize a mesma sequência na direção das últimas costelas.
Por último, realize a mesma sequência na direção dos joelhos. Finalize trazendo ao centro e após isso, afaste o acessório e apoie as costas no chão (rest position).
Acessórios
O Step Barrel, como mostrado em alguns dos exercícios anteriores, pode ser utilizado junto com outros acessórios. Os mais comuns associados a ele são Halteres, Bastão de Madeira, Flex Ring e Faixa Elástica.
Substituição de práticas
Além do uso em vários exercícios originários do solo, o Step Barrel também pode ser usado em práticas criadas para alguns equipamentos de pilates, conforme explica o profissional Natanael Arruda.
Alguns exercícios do Ladder Barrel, por exemplo, como Short Box Series, Grasshopper e Side Sit Up, podem ser praticados no Step Barrel. Outros, como o Leg Circles e o Wallking, que já foram descritos neste post, são práticas normalmente feitas no Cadillac.
Quando preferir a Meia-Lua
O Step Barrel e a Meia-Lua são dois acessórios com formato de barril. Há muitos exercícios que podem ser praticados em ambos, mas o Step apresenta mais possibilidades.
No entanto, a Meia-Lua é mais indicada para o uso com pessoas de menor estatura e que são consideradas mais frágeis. Ela é ótima para auxiliar na execução de exercícios do Mat e adaptar algumas práticas realizadas nas molas do Cadillac.
Leia mais
– Studios pequenos: saiba como otimizar o espaço que você tem
– Saiba como ganhar força e flexibilidade usando o Ladder Barrel