Por que investir em qualificação e atualização dos profissionais do seu estúdio?

Embora muitos gestores avaliem a qualificação profissional como um custo, esse tipo de investimento pode trazer inúmeros benefícios a um estúdio de pilates, principalmente considerando-se um cenário de competitividade.

A prática do pilates vem ganhando cada dia mais adeptos. Com a popularização do método criado pelo alemão Joseph Pilates, diversos estúdios começam a se proliferar pelas cidades brasileiras.

Para assegurar a competitividade desse mercado emergente, é preciso que o estúdio conte com muito mais do que uma boa estrutura. É necessário que ele invista em profissionais capacitados, tanto em conhecimento teórico quanto técnico sobre a prática do pilates.

Para muitos gestores, no entanto, a capacitação profissional é vista como um custo. Por este motivo, poucos acabam proporcionando o treinamento aos seus colaboradores.  Os resultados, porém, comprovam que se trata de um excelente investimento, que pode trazer diversos benefícios para o estúdio.

Vale destacar que, por estar ganhando certa popularidade, muitos alunos e potenciais clientes já estão atentos à qualificação profissional das equipes dos estúdios. Por isso, vale a pena ficar atento e avaliar em que medida a capacitação poderá trazer mais alunos para o seu negócio.

Como funciona a capacitação de profissionais de pilates?

O Brasil não conta com uma regulamentação específica que determine os requisitos para ser um professor de pilates. No entanto, a Associação Brasileira de Pilates (ABPilates) estabelece que apenas profissionais com formação em Educação Física e Fisioterapia estão aptos a trabalhar com o método.

São esses os profissionais com conhecimentos voltados à fisiologia do movimento. Além disso, os respectivos órgãos de classe reconhecem o pilates como uma atividade a ser exercida por esse tipo de profissional.

O ideal é que a formação de um professor de pilates conte com pelo menos 450 horas. O Brasil já conta com cursos de especialização e pós-graduação para quem deseja atuar com o método.

Por que investir em capacitação dos profissionais do seu estúdio de pilates?

De maneira geral, as empresas que investem na formação de seus colaboradores alcançam mais produtividade, eficiência e lucratividade. No cenário de um estúdio de pilates, essa premissa não é diferente.

Com uma capacitação por parte da empresa, o profissional se sente apoiado e incentivado a defender os objetivos, ideais e metas do negócio. Ele “veste a camisa” mais facilmente.

Além disso, o investimento em atualização dos profissionais do seu estúdioqualificação profissional reduz custos relacionados à rotatividade de profissionais, uma vez que esse tipo de capacitação tende a fidelizar o colaborador que reconhece tal incentivo.

A qualificação profissional também reduz significativamente as despesas com demissões e contratações. Investir nisso também é a solução para um problema que muitas empresas enfrentam: mão de obra qualificada.

Portanto, quando se coloca na ponta do lápis os reais custos e os benefícios de um investimento em capacitação, é fácil verificar que eles são válidos e são bons para o estúdio.

A empresa que investe em atualização dos profissionais do seu estúdio, estreita o relacionamento com os mesmos, criando um ambiente de mais respeito e confiabilidade.

Ainda que o Brasil não conte com uma regulamentação específica definindo as exigências para um professor de pilates, os diversos cursos de formação disponíveis no mercado já oferecem as ferramentas essenciais para instruir excelentes profissionais.

Leia maisLeia mais
– A importância de uma boa formação no método pilates
– EPP: confira a retrospectiva de todas as edições do evento

Gostou dessas informações? Então conte para nós nos comentários o que você pensa sobre investir na formação de seus profissionais.

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.