No seu estúdio de pilates, o controle financeiro de fato precisa ser gerido por um profissional capaz de entender as ramificações dessa gestão. A maioria dos empreendimentos visa o lucro, e para que ele seja alcançado nesse ramo, é necessário que se coloque o bem-estar dos alunos como prioridade. O sucesso e o lucro virão como consequência.
Com o bem-estar em primeiro lugar, o controle financeiro tem que trabalhar concomitantemente para que não haja consequências drásticas, como o corte de gastos, demissão de funcionários, aumento de mensalidades para pagar dívidas ou até mesmo o fechamento do estabelecimento.
Febre
Estúdios de pilates têm virado febre, principalmente no estado de São Paulo. Está cada vez mais comum a abertura de estúdios em comunidades vizinhas umas às outras, devido a alta procura por alunos e a livre concorrência, levando a preços diversos e variados profissionais.
Geralmente, o aluno que ingressa na aula de pilates e gosta do ambiente e dos exercícios, não abandona o lugar. Entretanto, o que mais pesa na decisão dele é o custo-benefício, isto é, se realmente vale a pena pagar um valor X por aquela aula.
Assim, a melhor forma de ter um controle financeiro em seu estúdio de pilates é ter uma planilha bem detalhada com todos os gastos, custos, pagamentos e mensalidades, para que haja efetivamente um controle bem definido, com o objetivo de não haver perdas desnecessárias.
Outro fator importante é ter as receitas de todas as notas fiscais produzidas e possíveis gastos no futuro, para que você possa gerenciar a situação financeira do estúdio a curto, médio e longo prazo.
Se você for o dono do empreendimento, saiba dividir as contas pessoais das contas profissionais, porque caso contrário, pode haver muita diferença entre gastar ou pagar a mensalidade do filho, por exemplo.
Como é um estúdio de pilates, o lucro obtido deverá cobrir todas as despesas, levando também a um acúmulo de capital futuro (fluxo de caixa), para que a própria empresa consiga se manter nos próximos meses.
Gestão financeira
Tudo que entra, sai! Então, controlar cada centavo é essencial para proteger o seu estúdio de falsas notas fiscais e falsos pagamentos. Assim, recomenda-se a utilização de um sistema de gestão financeira para acompanhar efetivamente as entradas e saídas de cada dia e mês. Ter provas irrefutáveis sobre cada aquisição e venda é primordial, principalmente no ramo de empreendimentos.
Para quem está abrindo um estúdio de pilates, é preciso controlar muito bem as finanças logo no começo, focando nas despesas necessárias e investindo na infraestrutura ideal para atender às necessidades da clientela.
O importante nessa hora é encontrar um imóvel que seja compatível com o investimento feito, para que o controle financeiro dê certo a partir desse momento.
Isso também vale para quem já tem estúdio: sempre aprimorar o local com novos equipamentos e modernizar o ambiente, melhorar a fachada e a qualidade do atendimento por completo.
Inclusive, quem precisa de equipamentos e produtos para estúdios de pilates, não pode deixar de contatar uma empresa de confiança. A Kauffer E-commerce é especializada nesse tipo de nicho.
Leia mais
– 6 dicas para uma boa gestão do studio de pilates
– Como criar um plano de negócios para estúdios
Agora você já sabe: se interessou pelo assunto e quer conhecer mais a respeito do universo do pilates e do gerenciamento de negócios na área? Visite nosso blog!