KAUFER_Header_19_8_2016 teoria das cores

A teoria das cores é o estudo do impacto que as cores produzem em nosso humor, saúde e até mesmo em nossos pensamentos.

A cor é a energia da luz visível em um determinado comprimento de onda. Essa energia estimula o corpo inteiro e não apenas o sentido da visão. Além disso, a energia da cor estimula as glândulas do nosso organismo, o que afeta a produção de certos hormônios, que por sua vez têm efeito sobre os processos fisiológicos.

Esta é uma das razões por que as cores têm uma influência tão direta sobre pensamentos, humor e padrões de comportamento quando aplicadas no ambiente.

Algumas propriedades e efeitos das cores

Preto

Na teoria das cores, o preto não é uma cor, mas a ausência delas. Em um estúdio de pilates, o preto não deve ser usado sozinho, mas acompanhado de outras cores. Por exemplo: o negro usado com vermelho aumenta a potência física. Misturado com tons de rosa ou amarelo estimula o poder intelectual.

Branco

O branco é a cor que contém o espectro de luz na sua totalidade. Essa cor influencia todos os sistemas do corpo. É a cor que fortalece, limpa e purifica o ambiente. O branco também estimula a criatividade.

Se usado em excesso, o branco pode causar passividade, letargia, hipersensibilidade e inibições. É aconselhável começar e terminar uma sessão de pilates em um espaço branco para estabilizar o sistema energético e, assim, estimular o aluno.

Cinza

É a cor da renúncia e também está associada ao medo. Em um dia cinzento, muitas pessoas se sentem desanimadas. Um ambiente cinza é impróprio para a prática do pilates, pois pode parecer inacessível e impessoal.

Marrom

Essa cor está associada a coisas sólidas, seguras e permanentes. O marrom nos ajuda nos aspectos práticos da vida. É muito eficaz para estabilizar estados de hiperexcitabilidade ou condições mentais extremas.

Amarelo

O amarelo dentro da teoria das cores funciona como um estimulante no aspecto mais elevado da nossa capacidade mental. É uma cor expansiva, promove a clareza mental e processos lógicos.

O amarelo melhora o raciocínio e abre a percepção para novas ideias e interesses. Ele ajuda a expandir os horizontes e a transformar a vida em algo emocionante e divertido! É bom para aqueles que estão melancólicos e desanimados. Sugere alegria e prazer. É a cor do intelecto.

Verde

Tem a ver com a autoestima e o que pensamos de nós mesmos. O verde equilibra todo o nosso sistema. Ele é um estabilizador e um poderoso estimulante emocional.

Ele é uma cor que é abundante na terra e é o reflexo constante de paz e harmonia. Beneficia o sistema nervoso, é refrescante, calmante, ajuda a relaxar e a se livrar dos problemas.

teoria-das-cores-estudio-pilates

Azul

O azul está associado a tudo o que é bom e autêntico. É a cor da lealdade e da confiança. O azul deixa o ambiente repleto de paz e serenidade. Essa cor se conecta com a mente e com a intuição. É a cor da meditação e da expansão espiritual. É refrescante, calmante e sedativo.

Laranja

Relaciona-se com a vitalidade, com o movimento e atividades físicas. Também com alegria, conforto, companheirismo e prazeres compartilhados. É a energia mental e física de forma construtiva. Ideal para aqueles que praticam esportes.

Ele fornece independência, autoconfiança e ajuda a se livrar de inibições. Também é bom para se livrar de frustrações e medos, bem como da depressão.

Vermelho

Vermelho é a cor da força em todas as suas formas. Ele ajuda a superar os pensamentos negativos. Adequado para se livrar da apatia, preguiça e da melancolia. É a cor da vida. Vermelho é a cor mais energizante e se relaciona com a vontade e com a determinação de aprender e de fazer coisas novas.

Rosa

É aconchegante, relaxante e acalma. Eleva nossas vibrações. É uma cor calmante nos níveis mentais, físicos e emocionais. O rosa pode ser usado para diminuir estados de raiva e sentimentos de rejeição. Desperta compaixão, amor e pureza.

Violeta

Purifica e limpa. A teoria das cores diz que o violeta estimula a humildade e a inspiração. Auxilia na estimulação da atividade dos sonhos. O violeta permite ter uma perspectiva adequada sobre os aspectos mundanos da vida. Fisicamente, esta cor é aplicada como desintoxicante para o corpo.

Leia maisLeia mais
– Decoração de studios de pilates
– Iluminação do estúdio de pilates

As cores podem refletir muitas sensações e sentimentos e, se bem aplicadas, podem mudar a forma com a qual os alunos verão as suas aulas. Gostou do post? Então que tal escolher a cor que mais se aplica àquilo que você quer transmitir em seu estúdio e compartilhar como foi com a gente? E não esqueça de conferir mais dicas em nosso site!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.