KAUFER_Header_26_8_2016 primeira aula de Pilates

É fato que a conquista de alunos para a prática do pilates é sempre um desafio para qualquer estúdio. Entretanto, quando se conquista o aluno, é fundamental causar uma boa impressão logo na primeira aula, para que a relação entre o estúdio e os alunos seja o mais harmônica possível.

Mas afinal, como abordá-lo na primeira aula de pilates? Acompanhe as dicas a seguir e saiba como agir tanto com aqueles alunos que estão fazendo aulas experimentais quanto com os recém-matriculados!

Deixe o aluno a vontade

Quando o aluno é marinheiro de primeira viagem, é normal que se sinta ansioso e até mesmo com vergonha ou receio por estar em um ambiente novo, realizando uma atividade que não conhece.

Neste caso, busque deixar o aluno confortável, fazendo com que ele se sinta à vontade nesse novo ambiente. Para isto, apresente o estúdio, os colegas de turma, em casos de aulas em grupo, e procure deixar o clima agradável e descontraído. Assim, alunos e instrutores poderão sentir-se bem para a execução das atividades.

Conheça a necessidade do aluno

Antes de iniciar a primeira aula de pilates é essencial que o instrutor faça um breve questionário com aluno. Com isso, ele poderá obter informações sobre quais foram as razões que o motivaram a buscar pelo método pilates.

Muitas vezes os alunos buscam o método por indicação médica, por sentirem alguma dor ou pela simples curiosidade. Os motivos podem variar muito, mas o importante aqui é saber o que os levou até o seu estúdio, pois isso servirá como base para que o instrutor possa montar as aulas de acordo com as necessidades e limites de cada aluno.

relaxation-page primeira aula de Pilates

Fale sobre o método pilates

Muitos alunos buscam o pilates sem saber direito como ele funciona, quais são os benefícios e quais são seus princípios. Desta forma, conhecer o método é um dos principais pontos para se realizar os exercícios de maneira correta, de acordo com a filosofia do pilates.

Assim, no primeiro dia de aula, busque abordar um pouco sobre a história do pilates e de seu criador, demonstrando também os princípios do método.

Isso possibilita transmitir para o aluno a real essência do pilates. Assim, ele entenderá que cada movimento realizado tem um fundamento e uma importância dentro da série de exercícios.

Esteja preparado para esclarecer dúvidas

É comum que o aluno que está iniciando no método pilates tenha algumas dúvidas referentes aos movimentos, respiração, exercícios mais indicados, entre diversos outros tipos de questionamentos que podem surgir.

Portanto, não deixe seu aluno sem explicações e busque estar sempre preparado para auxiliá-lo, tanto na execução dos exercícios quanto para esclarecer eventuais dúvidas.  

Mostre na prática os benefícios do pilates

Para que o aluno possa realmente sentir como o pilates pode auxiliá-lo em seu objetivo, nada melhor do que mostrar na prática uma série de exercícios básicos. Vale lembrar que para a escolha dos exercícios, deve-se levar em consideração as limitações e necessidades do aluno.

A ideia é que o aluno saia da sua primeira aula de pilates com a sensação de bem estar e já sentindo alguns benefícios do método para o seu corpo e mente. Assim, sua motivação para continuar frequentando as aulas será ainda maior.

Estar preparado para abordar adequadamente seus alunos no primeiro dia de aula de pilates, sem dúvida, é fundamental para que eles criem uma boa relação com seu estúdio e sintam vontade de continuar frequentando as aulas.

Para casos de aulas experimentais, também é muito importante despertar o interesse dos alunos em matricularem-se nas aulas.

Portanto, vale a pena estar sempre atento, uma vez que pequenos detalhes poderão fazer a diferença com cada aluno, pois obter sucesso numa primeira aula de pilates poderá abrir as portas para muitas indicações.

Leia maisLeia mais
– 5 saias justas que todo instrutor de pilates já viveu alguma vez
– A importância de uma avaliação física para o pilates

Gostou das dicas? Confira mais dicas de pilates para o seu estúdio em nosso site!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.