Um bom condicionamento físico é o primeiro requisito para uma vida saudável e pode ser o segredo da felicidade, já afirmava Joseph. Devemos manter um corpo desenvolvido de forma uniforme, sendo naturalmente capaz de realizar todas as atividades da vida diária.
A Contrologia pode ser descrita como uma coordenação completa do corpo em conexão com a mente e o espírito. Ela conduz a busca pelo controle total do corpo por meio de repetições apropriadas de exercícios, conseguindo evoluir de forma gradual, progressiva e com ritmo natural comandada pelo nosso subconsciente.
Para obtermos essa precisão, devemos realizar os exercícios propostos por Joseph com seriedade e regularidade. Ele propõe em seu Livro – Return to Life – que deveríamos praticar a Contrologia quatro vezes por semana durante pelo menos três meses, para assim, ver o corpo atingir o desenvolvimento ideal, com vigor mental renovado e crescimento espiritual.
A Contrologia, que fora batizada hoje por Pilates, tem como resultado principal a aquisição do domínio da mente sobre o corpo. Esse domínio é amplamente conhecido pelos praticantes quando eles descobrem, com as práticas de pilates, que não conseguimos executar nem mesmo pequenas quantidades de exercícios, muitas vezes nenhum, com a qualidade proposta pelo criador.
Práticas
O pilates não é nem deve ser um método cansativo de praticar exercícios, e nem exige um espaço específico. A maioria das práticas, quando feitas com determinação, podem ser executadas em nossa própria casa e sem uso de equipamentos caros, desde que consigamos manter princípios conscientes, os quais devemos obedecer com fidelidade, conforme dizia Joseph.
Sem esquecer que nada se constrói da noite para o dia, a prática exige paciência e persistência, e isto é a qualidade vital no alcance do bem estar proposto pelo Método de Condicionamento Físico e Mental, conhecido como pilates.
Concentre-se nos movimentos a cada tentativa de executa-los, de forma que os benefícios sejam imediatamente incorporados em nosso corpo. Mantenha a mente sadia e sua musculatura ativa, visto que cada músculo pode cooperar para um desenvolvimento uniforme do nosso bem-estar.
O pilates é a conquista da jovialidade e você pode ser tão jovem quanto sua mente e seu corpo o acharem. A flexibilidade permite que você tenha 80 anos e possa ser considerado completamente jovem. Ao contrário, você pode ser um velho com apenas 30 anos, já afirmava o Sr. Pilates.
Iniciando
Que tal começarmos a praticar a Contrologia desde já? Porque não educarmos as crianças agora? Para isso, você deve seguir à risca as instruções do método e, se começar pela base de tudo, terá uma forma física correta com um controle mental perfeito e necessário.
Então, inicie hoje mesmo a prática do pilates, pois com o tempo os exercícios ficarão guardados em sua mente e se tornarão tão automáticos como andar de bicicleta.
Se você praticá-los de forma correta desde o início, nunca mais terá que se preocupar com a possibilidade de não conseguir usar a técnica em beneficio próprio, pois a correta forma de execução já estará guardada no seu subconsciente, proporcionando um corpo saudável, alongado e cheio de vida. Pratique pilates, pratique vida, pratique saúde.
Leia mais
– A história do pilates: conheça o fundador da metodologia
– Origens do pilates
Por Jacson Bonafé – Fisioterapeuta
Diretor Técnico Jacson Bonafé Escola Formação de Instrutores de Pilates
Instrutor de Pilates – PMA®CPT