Comece. Apenas comece. Pegue aquela bengala que você vem se apoiando e que te impede de dar o próximo passo, e livre-se dela. As desculpas são sabotadoras de sonhos. Abandone-as! Se você tem uma vontade ardente, é só dela que você precisa para montar o seu studio. Hoje vamos te mostrar um dos caminhos para isso: o pilates solo.
Um exemplo inspirador
Gabriela Donati, dona do Estúdio Gabriela Donati, sabe o que é determinação. Hoje ela possui um espaço bem completo, com Reformer; Cadillac; Ladder Barrel; Step Chair; Pranchas de Molas; Step Barrel; entre outros, mas o começo foi bem diferente.
Sem dinheiro para investir, Gabriela começou a dar aulões de pilates solo em espaços públicos. A primeira aula teve o preço simbólico de R$10. No início, o orçamento não permitia nem a compra de acessórios próprios para o pilates, o que não a impediu. O jeito então foi improvisar.
Bolas de tamanho médio encontradas em lojas de brinquedos viraram Bolas Suíças, macarrões de piscina foram cortados ao meio e se transformaram em Foam Roll. Juntando esses materiais improvisados a faixas elásticas e halteres, a profissional já tinha o que era necessário para começar suas primeiras aulas.
“Iniciar com o que temos no momento é melhor do que ficar parados, e aos poucos chegamos no que consideramos ideal. Tendo um bom conhecimento de pilates a aula pode ser fantástica, com ou sem aparelhos”, assegura Gabriela.
Degrau por degrau
Nos quatro anos em que ficou dando aulas de pilates solo em espaços públicos, Gabriela foi, aos poucos, comprando equipamentos de pilates para montar um studio.
“Comecei a procurar empresas e fazer orçamentos. Assim que a Patrícia da Kauffer Pilates entrou em contato comigo, eu já gostei de todas as condições e principalmente da “compra programada“, pois assim eu já estaria pagando meus aparelhos, e a sensação de que um dia eu teria meu studio e realizaria esse sonho começou a se consolidar”, relata.
A compra programada que Gabriela cita é uma opção que a Kauffer oferece aos clientes em que é possível pagar o valor dos equipamentos em parcelas no boleto. Se desejar ter mais informações sobre isso é só entrar em contato por este link.
De acordo com a profissional, boa parte dos boletos da compra programada foram pagos com o lucro das aulas de pilates solo. “Só consegui comprar por conta das facilidades de pagamento da Kauffer”, diz.
Dessa forma, com um baixo investimento inicial, Gabriela conseguiu começar a empreender em pilates e obter com isso o retorno necessário para montar um studio completo com equipamentos de alta qualidade.
O pilates solo não apenas foi o caminho para a abertura do empreendimento, como também trouxe alunos a ele. Dos praticantes que faziam aulas com ela ao ar livre, 15 a seguiram e são seus clientes no studio até hoje.
Espaço só com solo
Para os que querem começar a empreender a partir do pilates solo, é possível oferecer essa modalidade não apenas em espaços abertos, mas também em um studio de pilates.
“Sem dúvida, é possível montar um studio apenas com acessórios! Joseph Pilates, inicialmente, criou os exercícios de solo. Portanto, tem muito repertório a ser trabalhado, mesmo sem ter os equipamentos”, assegura Gabriela.
A profissional recomenda, para quem for abrir um studio só com pilates solo, adquirir inicialmente Flex Ring e halteres, que são leves e ótimos para potencializar as aulas; e a Bola, para ajudar no apoio das pernas, para guiar os movimentos e ser um desafio para o aluno.
Posteriormente, ela diz que outros acessórios que podem ser adquiridos são: Faixa Elástica, Foam Roll, Overball, Toning Ball e, se for viável investir um pouco mais, um Step Barrel.
Conforme Gabriela, é possível executar práticas básicas, intermediárias e avançadas de pilates somente com acessórios. Ela fala que inclusive dá para realizá-las apenas com o próprio corpo e um colchonete.
A profissional diz que a vantagem de começar com pilates solo é poder iniciar o empreendimento gastando pouco, além de poder formar turmas maiores e oferecer preços mais atrativos aos alunos.
No entanto, ela recomenda que grupos maiores no pilates solo sejam somente para condicionamento físico. Para reabilitação, orienta que as aulas sejam privadas ou em pequenas turmas.
Tem alguma desvantagem?
Para Gabriela, a desvantagem de ter um studio apenas com pilates solo é a dificuldade em atender ao público mais idoso ou que busca o método para a reabilitação de patologias.
“O fato de ter que deitar no chão e de os movimentos serem mais “livres” faz com que seja um pouco mais delicado trabalhar com esse público, porém não impossível”, explica.
Ela cita também como desvantagem o fato de ser necessário quebrar o paradigma que as pessoas têm quando ouvem a palavra PILATES. Muitos o associam automaticamente com a bola e equipamentos. Gabriela acredita que alguns estranham, em um momento inicial, quando um studio não tem aquilo que julgam “ser o pilates”.
Alunos e acessórios
Apesar de algumas desvantagens, como há em tudo na vida, Gabriela garante que os alunos gostam muito dos acessórios de pilates. Ela diz que mesmo hoje, com seu studio completamente equipado, os alunos ficam ansiosos para usá-los.
Ela geralmente começa as primeiras aulas sem utilizar nenhum acessório, salvo algumas exceções, quando eles são necessários para auxiliar em exercícios. Então, quando os acessórios começam a fazer parte das aulas, os alunos gostam bastante, segundo Gabriela.
Leia mais
– Top 5: confira os acessórios mais utilizados por profissionais da área
– Studios pequenos: saiba como otimizar o espaço que você tem