Se você acompanha o nosso blog, certamente já observou diversas publicações com dicas de marketing digital para você alavancar o seu negócio. Agora, neste post, vamos focar nas estratégias tradicionais de marketing para studios de pilates. Assim, você tem mais opções para reforçar a sua marca e atrair novos alunos.
As alternativas de táticas outbound (tradicionais) são incontáveis. Algumas até já abordamos por aqui, como a questão de parcerias. Hoje, nosso foco será a parte de divulgação em meios offline. Vamos te dar algumas ideias, para que você possa cobrir mais território e fazer marketing fora do mundo virtual também.
Venha conferir!
Busdoor
O Busdoor é uma excelente opção para impactar o público do seu bairro. É como se fosse um Outdoor ambulante, e você pode escolher colocá-lo em linhas que circulam pela região onde está localizado o seu studio de pilates.
Dessa forma, é possível atingir a pessoas que moram ou trabalham pelas redondezas, mas que nunca passaram pela rua do seu studio, e nem estavam sabendo que havia uma opção de aulas de pilates tão perto delas.
Você pode contratar um pacote com um determinado número de linhas que circularão com o Busdoor do seu studio. As empresas que fazem esse serviço, algumas vezes, também fazem a parte de layout, outras não.
Caso você não encontre uma que faça a arte, terá que pagar pelos serviços de um designer. O mesmo é válido para as outras opções de marketing para studios de pilates que vamos citar mais abaixo.
Na arte, a dica é colocar uma imagem de alguém praticando um exercício de pilates, o logo do seu studio, as redes sociais, cores da identidade visual e informações de contato. Tanto a foto quanto o logo para o layout devem estar em boa qualidade.
Peça sempre para a empresa contratada lhe enviar fotos do Busdoor já aplicado ao ônibus e o nome das linhas em que ele está circulando. Confira se a aplicação está correta, se foi colada de forma centralizada e se informe sobre quantos dias o Busdoor ficará em circulação.
Outdoor
Uma outra opção de marketing para studios de pilates é o tradicional Outdoor. Ele, assim como o Busdoor, também permite impactar um público regional, mas com uma amplitude um pouco maior, dependendo de onde ele for colocado.
Se na cidade onde está o seu studio as opções de aulas de pilates forem escassas, uma dica é escolher locais à beira de rodovias do município, por onde a maior parte dos moradores circula. Assim, eles saberão que na cidade existe um studio de pilates.
Já se no município onde está o seu estúdio as opções de pilates forem vastas, escolha um Outdoor em um local bem movimentado do seu bairro. Pesquise por empresas de Outdoor que atendam à região, compare preços, veja se a empresa faz o layout e por quantos dias ele ficará exposto. As dicas para a arte são as mesmas do Busdoor.
Anúncios em Relógios Urbanos
Relógios urbanos também são ótimas alternativas para marketing offline, principalmente em cidades aonde há restrições quanto a Outdoors.
Coloque anúncios em relógios do bairro onde está o seu studio, principalmente em pontos por onde circula o seu público-alvo. Como é um relógio, você pode até fazer uma brincadeira no layout, colocando algo do tipo “Tá na hora do pilates!”.
Assim como ocorre com o Busdoor e com o Outdoor, a exibição dos anúncios é por um determinado tempo. Você pode escolher, se quiser, anunciar em épocas sazonais e colocar na arte elementos característicos delas. Por exemplo: em junho, adicione bandeirinhas ao layout; no natal, inclua objetos natalinos e “Boas Festas”.
Como os pontos são disputados nessas épocas, procure a empresa que presta esse serviço com antecedência e reserve a data que você deseja.
Flyers
Nada mais tradicional no marketing para studios de pilates do que o flyer. Esse é um material que pode ser deixado em diversos locais do seu bairro ligados ao segmento de bem-estar, por onde circula o seu público-alvo.
Espalhe-o por lojas de produtos naturais, orgânicos, de roupas para atividades físicas, entre outros. Se você possui parceiros, entregue uma parte para eles e peça que dêem aos clientes. Deixe alguns também à disposição no seu studio de pilates, assim os seus alunos poderão entregá-los para amigos deles que tiverem interesse.
Para a confecção do material, faça um orçamento com algumas gráficas, veja se elas fazem a arte e sempre peça desconto.
Aqui na Kauffer, nós disponibilizamos um serviço de identidade visual para os nossos clientes. A arte para flyers e para alguns outros materiais é feita pelos nossos designers e disponibilizada gratuitamente para os clientes. Então na gráfica só seria preciso fazer a impressão.
Utilize os dois lados do flyer. Na parte frontal, use uma arte com as mesmas recomendações anteriores. No verso, coloque um mapa destacando o local do seu studio e fale um pouco sobre o que ele oferece : diferenciais, estrutura do local, qualificação dos professores. Você também pode falar sobre os benefícios do pilates.
No flyer você também pode oferecer algum desconto, brinde ou aula experimental para quem chegar no seu studio com o flyer na mão.
Cartões de visita
O cartão de visita é um tipo de material que as pessoas costumam guardar com elas por mais tempo do que outras propagandas impressas. Ele não ocupa muito espaço, por isso é fácil de guardar na bolsa e na carteira.
Durante o convívio social, entregue-o sempre que surgir a oportunidade, como quando alguém pede o seu telefone ou pergunta sobre o seu trabalho, por exemplo.
A pessoa que você entregar pode ficar com ele por um bom tempo e, quando precisar, vai ter o contato do seu studio. Ou então, quando algum conhecido dela falar sobre pilates, dores, saúde, etc, ela vai lembrar do seu cartão e poderá passar o seu contato.
Faça um cartão de visitas com o seu nome, o nome do seu studio, o telefone, o endereço, as redes sociais e o logo. Uma opção é utilizar os dois lados. Coloque de um lado o logo e do outro as demais informações. Lembre-se sempre de utilizar as cores da identidade visual do seu studio de pilates.
Ataque por várias frentes
Passamos para você, neste post, algumas alternativas tradicionais de marketing para studios de pilates. No entanto, lembre-se de que essa é só uma das frentes pelas quais você deve atacar em suas estratégias.
O marketing digital, hoje em dia, também é fundamental. Além de fazer publicidade offline, é essencial também que o seu studio tenha um site, um blog e redes sociais. Inclusive, ter isso complementa os anúncios tradicionais, pois você pode colocar o endereço do seu site e das redes neles.
Outra dica é sempre reservar uma parte do seu orçamento para investimentos em marketing. Eles devem ser contínuos, para que a atração de alunos ao seu studio não sofra quedas. Para se organizar melhor, faça um Plano de Marketing com estratégias mensais e anuais.
Dessa forma, você pode definir táticas fixas e esporádicas de marketing para studios de pilates e saber quanto você precisa reservar por mês para esses investimentos. Para poder mensurar o alcance de cada ação, sempre pergunte aos alunos que se matriculam como eles ficaram sabendo do seu studio. Assim, você consegue saber qual investimento está dando mais retorno.
Leia mais
– Como iniciar o marketing do seu studio de pilates
– Como o marketing auxilia na atração de alunos para seu studio