Clínica com studio de pilates

Sem tempo para ler? Que tal ouvir o post?

A fisioterapia e a reabilitação por meio do pilates são duas pontas de um mesmo caminho. Por ocorrerem em diferentes fases do tratamento de um paciente, muitas vezes, são feitas de forma separada. No entanto, é possível executar o processo do início ao fim, em uma clínica com studio de pilates.

Foi o que fez a fisioterapeuta Daniela Carvalho Silveira, que é dona, junto com os sócios Zuleika Santos Urbano e Celso Martins Pintinha, da Posturale – Fisioterapia, RPG e Pilates. O empreendimento é uma clínica com studio de pilates desde a abertura. Hoje, já possui dois espaços voltados para o método.

“Acreditamos que ao oferecer o tratamento completo, podemos acompanhar toda a evolução do paciente, além da facilidade de comunicação entre os fisioterapeutas em cada fase do tratamento”, garante Daniela.

Na clínica trabalham oito fisioterapeutas, que se distribuem entre as funções de fisioterapia, RPG e pilates. No entanto, há clínicas menores que também oferecem os serviços de fisioterapia e pilates, sendo eles, muitas vezes, aplicados pelo mesmo profissional.

Uma só linha de tratamento

Daniela explica que os profissionais da área, em geral, trabalham com uma técnica e linhas de tratamento diferentes. Ela diz que quando é possível acompanhar todo o processo de reabilitação de um paciente, pode-se direcionar o tratamento ou as aulas de pilates para aquilo de que ele necessita.

“Já sabemos das deficiências e capacidades. Assim, as chances de sucesso são maiores”, informa. Conforme a profissional, o pilates tem um importante papel em todo o processo de reabilitação, oferecendo mais reforço muscular e estabilidade para o membro ou região tratada.

Novos alunos

A fisioterapeuta diz que em sua clínica com studio de pilates, a maioria dos alunos que pratica o método já passou por algum outro tratamento fisioterápico.

“Por meio de outras modalidades da clínica, cria-se uma relação de confiança com o cliente, sendo mais fácil direcioná-lo ao pilates”, explica.

No entanto, vários outros alunos da Posturale também procuram diretamente pelo pilates de forma espontânea ou por indicação de outros clientes.

Só reabilitação?

Quanto à dúvida de se em uma clínica com studio de pilates é necessário disponibilizar o método voltado apenas para a reabilitação ou se é possível oferecê-lo também para condicionamento físico, Daniele diz que de forma alguma pode-se limitar as aulas de pilates a apenas um estilo.

“Dentro da mesma turma existem alunos com diferentes necessidades, portanto, cabe ao fisioterapeuta identificar as capacidades de cada um e aplicar a técnica adequada”, afirma.

Ela diz também que independente do perfil da clínica ou studio, é importante priorizar as necessidades do cliente, trabalhando de forma ética e responsável. Além disso, deve-se estar sempre atualizado para melhor atender aos pacientes/clientes.

Leia maisLeia mais
– Estúdio de pilates pequeno: saiba como otimizar o espaço
– Como saber escolher aparelhos de pilates de qualidade

Você é fisioterapeuta e também quer montar uma clínica com studio de pilates? Entre em contato conosco que vamos te orientar a como fazer isso.

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.