Para o público em geral, existe muita confusão sobre as diferenças entre yoga e pilates. Os dois métodos, embora possuam semelhanças, têm objetivos diferentes. Apesar disso, as práticas se complementam, e se oferecidas no mesmo espaço, podem trazer benefícios aos alunos.
O Authentic Studio, por exemplo, é um local que disponibiliza essas duas práticas. O espaço pertence à profissional de educação física e pilates Raquel Belintani Ferreira. Ela trabalha em parceria com a fisioterapeuta e profissional de yoga e pilates Verônica Martins Godoy.
As instrutoras garantem que os alunos do espaço que praticam os dois métodos têm resultados incríveis e um progresso mais rápido do que os que fazem apenas uma modalidade.
Se você pensa em oferecer yoga e pilates em seu espaço, leia este post e entenda melhor como eles se complementam.
Semelhanças entre yoga e pilates
As semelhanças entre as duas metodologias, embora não sejam tão grandes quanto a maioria das pessoas acredita, existem sim!
O pilates apresenta influências do yoga em muitos exercícios, assim como de outras atividades com as quais Joseph Pilates teve contato.
Confira algumas das semelhanças entre yoga e pilates:
- Os dois métodos exigem concentração;
- Para ambos, há um trabalho intenso de força e flexibilidade utilizando o peso do próprio corpo;
- Há semelhanças em alguns exercícios de solo do pilates e algumas posturas do yoga. Por exemplo: o Elefante do pilates se assemelha ao Cachorro olhando para baixo do yoga.
Diferenças entre os métodos
A principal diferença entre yoga e pilates, de acordo com Raquel e Verônica, é quanto ao objetivo de cada prática.
Elas explicam que o pilates é uma forma de condicionamento físico que visa proporcionar bem-estar geral, força, flexibilidade, consciência corporal, percepção do movimento, alinhamento e controle postural. O foco está no trei
namento do Power House e pode ser indicado para treinamento físico e reabilitação.
Devido a suas características, o pilates pode ser direcionado para qualquer público, pois é possível ajustá-lo aos mais variados objetivos e necessidades.
Já no yoga, a finalidade é o equilíbrio da mente e o autoconhecimento. Os ganhos físicos facilitam a obtenção de uma mente mais equânime.
As profissionais acreditam que o yoga não se adapta a qualquer pessoa. Diferentemente do pilates, é o praticante que deve adaptar-se o método.
Vantagens de um espaço com yoga e pilates
Um local com yoga e pilates não apenas apresenta vantagens para os alunos, mas também para os proprietários do espaço.
Se você tem um espaço para yoga e quer incluir o pilates, ou tem um studio de pilates e quer agregar o yoga, conheça as vantagens disso:
Infraestrutura e acessórios
O espaço físico de um studio de pilates é compatível com as duas práticas, já que para aulas de yoga não são necessários muitos aparatos, apenas espaço, colchonetes e alguns acessórios, que provavelmente você já possui.
Da mesma forma, se o local é um studio de yoga, não é necessário muito para oferecer pilates solo no espaço. Alguns dos acessórios são comuns às duas práticas, e outros podem ser adquiridos, para complementar.
Novo público
Embora tanto o público do pilates quanto o do yoga busquem, entre outros fatores, a questão da saúde, eles têm outros objetivos que são diversos. O público do yoga é mais voltado ao autoconhecimento, e o do pilates à consciência corporal, condicionamento físico e reabilitação.
Portanto, o espaço poderá atrair novos alunos, que estejam buscando não pela atividade que já havia, mas pela nova modalidade.
Planos-casados
Como alguns de seus alunos poderiam se interessar em praticar yoga e pilates, você teria a opção de oferecer planos-casados. Dessa forma, haveria mais adesão para a prática conjunta e você poderia aumentar o seu faturamento.
Benefícios aos alunos
Como uma prática complementa a outra, a evolução do aluno é mais rápida. Percebendo isso, o aluno ficará mais satisfeito, e as chances de que ele permaneça fiel ao seu espaço são maiores.
Quando uma prática é mais indicada do que a outra?
Pode acontecer de um aluno procurar pelo seu espaço de yoga e pilates e, por ter pouco conhecimento sobre as diferenças entre as duas metodologias, não saber qual é a melhor opção para o que ele necessita.
As profissionais Raquel e Verônica alertam que caso a pessoa apresente alguma patologia, a indicação deve ser o pilates. Após a reabilitação completa ou o fortalecimento necessário, o aluno poderá mudar para o yoga, se desejar, ou até praticar as duas modalidades.
Leia mais
– Dança e pilates: a combinação perfeita para um studio
– A história do método pilates