Criar estratégias de marketing para seu studio de Pilates é fundamental para posicionar sua empresa no mercado e atrair novos alunos. Mas, além de pensar na imagem do seu negócio, é preciso pensar no seu marketing pessoal.O modo como um profissional se posiciona no mercado tem um grande peso na hora do cliente adquirir um produto ou serviço. Quando alunos procuram um studio de Pilates, isso não é diferente.
Neste conteúdo, vamos falar sobre o conceito de marketing pessoal, descobrir como ele é diferente do marketing empresarial. Também vamos disponibilizar dicas para manter seu marketing pessoal impecável, o que vai ajudar você a atrair ainda mais clientes para seu studio de Pilates. Vamos lá?
Afinal de contas, o que é marketing pessoal?
Imagine a seguinte situação: você está procurando um profissional para decorar sua casa. Depois de receber indicações de amigos e procurar em redes sociais, você encontra dois potenciais decoradores e marca uma visita com cada um:
- A primeira pessoa chega 15 minutos atrasada, mal lembra seu nome e lhe interrompe diversas vezes para fazer comentários negativos sua decoração atual. Durante a conversa, fala que sua casa está precisando mesmo de uma nova decoração e que já fez “vários milagres” durante sua carreira;
- A segunda pessoa, por sua vez, chega no horário, lhe cumprimenta usando seu nome e pergunta como foi seu dia antes de falar qualquer coisa sobre decoração. No bate-papo, se mostra interessada em conhecer suas expectativas com a nova decoração, fazendo perguntas para saber sua opinião sobre os ambientes e como eles podem melhorar.
Dentre estas duas pessoas, qual delas você contrataria para decorar sua casa? Com certeza o segundo profissional parece ser a melhor opção, pois foi mais educado e se mostrou prestativo a resolver seu problema.
Isso é marketing pessoal. O modo como você se apresenta para outras pessoas reflete suas qualidades, valores, conhecimento e experiência, logo a partir do primeiro contato. Há diversas ações que ajudam a melhorar como você é visto, seja no ambiente social ou profissional. Com um bom marketing pessoal, você causa uma boa impressão e é lembrado de maneira positiva pelas pessoas.
A diferença do marketing pessoal para o marketing empresarial é que ele está relacionado a melhorar sua imagem, e não a imagem do seu negócio. O marketing empresarial busca posicionar uma empresa no mercado e torná-la referência em determinado setor da indústria. Já o marketing pessoal ajuda a promover uma imagem positiva do indivíduo, destacando suas qualidades e habilidades.
O papel do marketing pessoal no seu studio de Pilates
O marketing pessoal também tem um grande impacto em como as pessoas vêem o produto ou serviço que você oferece. Considere nosso exemplo: mesmo sem contato algum com o trabalho dos profissionais de decoração, nossa mente cria uma imagem mental de que pessoas mais educadas e atenciosas vão entregar um trabalho com maior qualidade.
O mesmo acontece com você e seu studio de Pilates. Marketing está em todo lugar, e esta é uma excelente oportunidade para você utilizá-lo a favor do seu negócio. Sabendo disso, selecionamos três razões pelas quais você precisa dar atenção ao marketing pessoal para beneficiar seu studio de Pilates:
Você é o cartão de visitas do seu studio
Quando você é instrutor de Pilates e tem seu próprio negócio, é inevitável que sua imagem fique vinculada ao seu studio. Portanto quando falamos de marketing para Pilates é importante transmitir uma boa impressão aos seus alunos e potenciais clientes para vender a imagem do seu studio.
Fortalece a confiança e credibilidade do negócio
A imagem do profissional se reflete diretamente na imagem da empresa onde trabalha. Quando seus alunos lhe vêem como um instrutor dedicado e de confiança, automaticamente passam a dar credibilidade ao seu studio. Isso fideliza os clientes e os incentiva a indicar seu trabalho para outras pessoas interessadas em praticar o método Pilates – marketing de defensores.
Seu studio se torna uma referência em Pilates
Por último, quanto o instrutor investe em marketing pessoal ele se destaca dos demais profissionais da sua área e se posiciona como uma referência no método Pilates. Além de usar equipamentos de qualidade, um studio de Pilates é bem visto quando é formado por instrutores qualificados, atualizados e confiáveis.
Dicas para caprichar no marketing pessoal e colher resultados no seu studio de Pilates
Agora que você já sabe da importância do seu marketing pessoal, selecionamos 7 dicas para melhorar a maneira como as pessoas lhe vêem e, com isso, fortalecer o marketing do seu studio de Pilates diante dos alunos e clientes:
1. Atenção à sua apresentação pessoal
A primeira impressão é a que fica. Esta frase se aplica muito bem ao marketing pessoal. Tomar alguns cuidados quanto à sua apresentação, como estado das roupas, aparência e higiene pessoal, é crucial para que as pessoas vejam você com bom olhos logo no primeiro contato.
2. Seja confiante e demonstre confiança
Agir com confiança é uma excelente maneira para ser reconhecido e lembrado pelos outros. Mostrar confiança faz com que pessoas lhe respeitem e considerem você confiável, seja no âmbito pessoal ou profissional. Atrair este tipo de atenção positiva é capaz de abrir novas oportunidades!
3. Seja uma pessoa proativa e prestativa
Mostrar-se como alguém disposto a ajudar quem está a sua volta é uma ótima maneira de vender sua própria imagem. Assim, você será visto como alguém confiável e altruísta, preocupado com o crescimento dos outros. Em um studio de Pilates, um instrutor se destaca quando assume uma postura prestativa, focada em ajudar seus alunos e pacientes a extrair o máximo do Método Pilates.
4. Comunique-se bem com seus clientes
Ser comunicativo é essencial para seu marketing pessoal. Desde uma rápida conversa até uma discussão profissional, você precisa transmitir sua mensagem com clareza e ser entendido. Quando a comunicação acontece do instrutor de Pilates para o aluno, é ainda mais importante que você consiga transmitir seu conhecimento e ensinamentos, seja online ou offline.
5. Mantenha seus perfis sociais atualizados
Falando em mundo online, você pode ser encontrado por qualquer pessoa nas redes sociais. Portanto, manter seus perfis nas redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn é uma maneira de expor sua imagem, fazer contatos profissionais e até atrair novos clientes. Mas lembre-se de seguir as “regras de etiqueta” de cada rede social para não cair em armadilhas!
6. Participe de eventos sociais e profissionais
Estar de eventos sociais e networkings é a melhor maneira de “mostrar sua cara” e ter a chance de ser visto por novas pessoas. Profissionalmente, participar de cursos e qualificações na sua área de especialização transmite a imagem de que você – e consequentemente seu studio de Pilates – está sempre atualizado. Sem falar que também é uma ótima maneira de fazer novos contatos e conhecer possíveis parceiros de co-marketing.
7. Alinhe seus valores pessoais e profissionais
Esta é uma grande dificuldade dos profissionais hoje em dia. Como sua imagem está vinculada a imagem da sua empresa, o modo como você age no dia a dia com amigos, parentes ou redes sociais precisa estar alinhada ao seu posicionamento profissional. Se você é movido por princípios como honestidade e ética, isso deve se refletir nas relações com seus clientes – caso contrário, você não se mostrará tão confiável e isso terá um impacto negativo no seu marketing pessoal.
Você e seu studio: imagens em sintonia
Percebeu como o marketing pessoal é importante para seu studio de Pilates? Marketing empresarial é importante, mas o posicionamento do profissional é um dos principais modos como o studio se posiciona no mercado.
Com essas dicas de marketing pessoal, você será muito bem visto nos ambientes pessoais e profissional, além de atrair mais clientes e será ser visto como um grande concorrente no mercado do Pilates. Gostou das nossas dicas? Faça um comentário abaixo!