identidade visual para estúdio de pilates

A criação de identidade visual é um momento-chave para o seu estúdio de pilates, por isso precisa ser feita com profissionais capacitados. Mas, além disso, a sua participação e esforços também serão muito importantes durante essa etapa e o motivo é bem simples: sua identidade precisa transmitir tudo aquilo que você deseja que o seu cliente veja e sinta ao entrar no seu ambiente e ver seus materiais.

Pensando nisso, hoje vamos falar sobre o passo a passo e a importância do preenchimento correto do briefing e sobre como funciona esse processo aqui na Kauffer, com nossos clientes! Vamos lá?

O que é briefing e porque preenchê-lo?

No caso da criação de identidade visual, briefing é um conjunto de informações importantes referentes ao seu estúdio e espaço. Ele será utilizado pelo design, para criar o projeto da sua logo e demais peças gráficas do seu estúdio.

Alguns exemplos de informações que os clientes da Kauffer precisam preencher, são: nome do estúdio e significado, se houver; serviços prestados; informações sobre seu ambiente, público-alvo e concorrentes; o que deseja que sua marca transmita; referência, entre outros.

E o briefing precisa ser preenchido corretamente! Quanto mais completo estiver, melhor será o resultado final. Isso porque toda informação será levada em conta na hora de construir cada pequeno detalhe da marca.

Aqui na Kauffer, salientamos a importância dessa etapa, para que seja feita com calma e muita atenção. Afinal, o briefing será utilizado como estratégia para criação da identidade visual. Lembrando que essa identidade fará parte de todas as peças gráficas, perfis em redes sociais, ambiente interno e até mesmo na fachada do seu espaço.

Como funciona a criação de Identidade Visual para os clientes Kauffer

Na Kauffer nós contamos com um setor de marketing focado na criação de Identidade Visual dos nossos clientes e prezamos muito pela qualidade deste serviço, buscando a satisfação total em cada material que produzimos e entregamos.

E tudo começa pelo briefing. É a primeira etapa e é fundamental para o sucesso final da marca dos nossos clientes. Hoje, ele é feito totalmente online, através do Google Forms, um formulário do Google onde o cliente pode enviar suas respostas e fazer quando e onde quiser, basta ter acesso a internet.

Mas não para por aí: após preenchido o briefing, nossa equipe de marketing agenda uma reunião individual com cada cliente para entender mais a fundo o que ele deseja transmitir com sua marca, para que o resultado seja o mais satisfatório possível.

Confira algumas identidades visuais feitas pela nossa equipe:

Criação de identidade visual: o passo a passo para o correto preenchimento do briefing

Para preencher corretamente o briefing e alcançar o resultado desejado na criação de identidade visual para o seu estúdio de pilates, não há muito mistério: você só precisa de calma e dedicação para colocar ‘no papel’ tudo o que deseja que a sua marca transmita.

Mas, como sabemos que essa é uma etapa fundamental na criação da sua marca, separamos um passo a passo que pode te ajudar no correto preenchimento deste material.

Passo 1: escolha o nome do seu estúdio

Se você quer abrir seu próprio Studio de Pilates, a escolha do nome é uma parte fundamental. E você precisa defini-lo antes de dar início à criação de identidade visual, pois ele será essencial para este processo.

Embora pareça simples, muitas pessoas tem dificuldades nessa hora. E, por ser algo extremamente pessoal, não podemos fazer essa escolha por você, mas podemos te ajudar. Então se você está com dificuldades para escolher o nome do seu Studio de Pilates, baixe o nosso material O caminho certo: escolhendo o nome do seu Studio de Pilates.

Após definir o nome do seu studio, você já pode começar a preencher o briefing e iniciar o trabalho de criação de identidade visual.

Passo 2: serviços prestados

Ter um estúdio de pilates não significa que você precisa oferecer apenas pilates. Alguns exemplos de serviços que também podem ser oferecidos, são: rpg, funcional, fisioterapia, quiropraxia, entre outros.

Um dos motivos para agregar outros serviços ao seu estúdio é atrair um público maior e aumentar seus ganhos com cada cliente.

Então defina o que mais você irá oferecer no seu estúdio e insira em seu briefing. Estes serviços, inclusive, podem compor a tagline do nome do seu estúdio. Por exemplo: Estúdio Kauffer (nome) – Pilates, RPG e Funcional (tagline com os serviços ofertados).

Passo 3: pontos fortes e diferenciais

Liste os pontos fortes do seu negócio, dando prioridade para o que diferencia o seu estúdio do estúdio dos seus concorrentes. Isso é importante não apenas para te ajudar a atrair mais clientes, mas também para criar a sua marca.

Por exemplo: oferecer atendimento personalizado e/ou em grupos, atender em horários diversificados, entre outros. Reúna essas informações e coloque-as detalhadamente em seu briefing!

Passo 4: ambiente

Esta é a hora de pensar na composição do seu ambiente. Como será o seu espaço? Quais as cores dos estofados dos seus aparelhos? Como será a decoração? Qual o diferencial do seu ambiente?

Faça uma lista com informações acerca do seu espaço e insira no briefing. Isso irá facilitar a criação da sua identidade visual, buscando harmonizar com a composição do seu ambiente.

Passo 5: público-alvo

Você já definiu o seu público? Já sabe quem irá atender? Definir um público-alvo é importante para qualquer negócio e com estúdios de pilates não é diferente.

Por exemplo, se você for atender exclusivamente mulheres, é importante ressaltar essa característica. Além disso, essa informação também influencia na criação da sua marca, pois sabemos qual público ela precisará impactar.

Depois de definido o público, insira-o em seu briefing.

Passo 6: concorrentes

Quem são seus concorrentes diretos e/ou indiretos? Faça uma lista deles, colocando o máximo de informações possíveis: logo, serviços oferecidos, link de sites ou redes sociais, entre outros.

Estas informações são importantes para criar uma identidade visual diferenciada para seu estúdio, que tenha destaque entre seus concorrentes.

Pode parecer algo simples ou até mesmo desnecessário, mas saiba que faz toda diferença para te ajudar a ter mais visibilidade e atrair mais clientes, então não pule-a.

Passo 7: o que você quer transmitir para seus clientes

Os próximos passos é definir o que você quer e o que não quer transmitir aos seus clientes. Por exemplo, ao olhar para minha marca, desejo que meus clientes sintam paz e tranquilidade. Em contrapartida, não desejo transmitir a ideia de ser um espaço conservador e/ou muito sério.

Também pense em opções que identifiquem seu studio. Em nosso briefing há 11 opções, dentre as quais você pode escolher 4. São elas: moderno, vintage, conservador, sério, descontraído, popular, singular, leve, compacto, harmônico e paz.

Neste momento, o importante é pensar no impacto que você quer que seus clientes tenham ao ver a sua marca, certo?

Passo 8: cores

A escolha das cores também é fundamental para que o resultado da sua identidade visual esteja de acordo com o desejado. Afinal, imagine querer uma marca amarela e recebe uma azul? Por isso essa informação é muito importante e não podemos continuar sem ela.

Para ajudar, em nosso briefing separamos um link para que sejam feitas as escolhas das cores (e um passo a passo de como fazer isso).

Você pode escolher tanto uma cor única, quanto uma mistura de cores. Aqui na Kauffer, nossos designs indicam trabalhar com cerca de 3 cores.

Passo 9: referências

Por fim, o último passo do preenchimento do briefing são as referências. Para entender o que você gosta, tipos de imagens com as quais você se identifica, combinação de cores, símbolos, entre outros, é importante ter referências visuais.

Sendo assim, o nono passo é identificar e inserir referências, justificando a escolha de cada uma. Ou seja, porque você se identifica com elas. Por exemplo: na imagem 1 eu gosto da maneira como os elementos são distribuídos, na imagem 2 eu gosto de como as cores são trabalhadas, etc.

Observação: não se preocupe, sua marca não será semelhantes às referências enviadas e sim algo original. O único motivo para o envio destas informações é entendermos seus gostos para adequar na estratégia da criação de identidade visual do seu espaço.

Pronto, agora você já sabe como preencher corretamente o seu briefing e já pode dar início à criação de identidade visual do seu estúdio de pilates. E lembre-se: com um briefing completo maiores são as chances de alcançar o resultado desejado.

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