pilates para atletas de alto desempenho

Não importa a modalidade, cada dia mais estudos comprovam os benefícios do Pilates para atletas de alto desempenho. Incluir a prática na rotina de treinos dos esportistas virou uma forma eficiente de melhorar resultados e conquistar uma melhor qualidade de vida.

Mas você conhece os benefícios da prática do Pilates para atletas de alto rendimento? Saiba um pouco mais e explore também este público-alvo, podendo inclusive buscar parcerias com clubes, por exemplo.

Pilates para atletas

pilates para atletas

Karol Marenco é um case de sucesso na aplicação de pilates para atletas de alto desempenho. Fotos: Karol Marenco

A prática de Pilates pode ser incluída no programa de treinos de atletas de qualquer modalidade. Para a instrutora de Pilates costarriquenha Karol Marenco, “todo atleta de alto rendimento deve inserir na sua rotina de treinamento uma ferramenta complementar que ajude a melhorar sua mobilidade”. Segundo ela, a combinação de Pilates com a rotina de treinos aumenta a flexibilidade e, mais importante, gera um maior conhecimento das capacidades de movimento do atleta.

Os ganhos também se estendem ao momento após a prática esportiva, quando o atleta extrai o máximo do seu potencial. Segundo Marenco, que também é bailarina e coreógrafa, o Pilates para atletas “permite que o processo de recuperação muscular e articular seja alcançado com eficiência muito maior”, o que contribui para um corpo mais saudável.

Consciência corporal

A melhoria do desempenho vem “na medida que um atleta reconhece suas próprias possibilidades de movimento e trabalhe em melhorar suas limitações, alcançando um corpo com uma gama de movimento muito mais amplo”, explica Marenco. Em outras palavras, ao aprender a ter mais controle sobre seu próprio corpo e consciência das suas limitações físicas, fica mais fácil explorar os pontos fortes e atenuar possíveis desequilíbrios e limitações.

Recuperação

A contrologia foi desenvolvida por Joseph Pilates no começo do século XX e foi muito aprimorada no período da Primeira Guerra Mundial, quando Pilates foi detido na Inglaterra e utilizou os materiais que tinha à disposição, como molas, cordas e barras, para desenvolver seus equipamentos e ajudar na reabilitação de outros prisioneiros acamados.

O Pilates para atletas de alto rendimento acelera o processo de recuperação de lesões, pois “enquanto os tecidos lesados estão se regenerando, o Pilates permite que os músculos e ligamentos ao redor da lesão continuem se fortalecendo”. Os exercícios estimulam a oxigenação e circulação sanguínea que favorece a recuperação, enquanto fortalece e oferece suporte às estruturas danificadas.

Versatilidade

Como salienta Karol, cada modalidade esportiva tem suas particularidades e exige determinadas características físicas dos seus praticantes. Por isso, o instrutor de Pilates deve entender as individualidades de cada corpo, bem como as especificidades de cada esporte, para oferecer um treinamento mais assertivo.

“Um praticante de CrossFit terá músculos muito fortes e desenvolvidos, mas precisará melhorar sua flexibilidade articular. Um dançarino geralmente possui ótima postura junto com uma flexibilidade maravilhosa, no entanto, precisará melhorar a força muscular. Um jogador de futebol canhoto ou o tenista que utiliza a raquete em apenas uma mão, precisarão de exercícios que ajudem a equilibrar estes desequilíbrios”, explica.

Conclusão

São inúmeros os benefícios do Pilates para atletas de alto rendimento, pois ajuda a desenvolver uma maior consciência corporal, a corrigir desequilíbrios e no fortalecimento do corpo como um todo. “O foco na mobilidade da coluna e flexibilidade das articulações é fundamental”, diz Karol, que conclui: “O resultado será um corpo menos desgastado e muito mais eficiente, que se recupera com maior rapidez”.

Você já oferece aulas voltadas para atletas em seu studio de Pilates? Compartilhe conosco suas experiências nos comentários!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.