A prática de exercícios físicos tem sido cada vez mais incentivada por médicos e pela mídia como garantia de saúde. Nesse cenário, as academias tradicionais, de esportes e os studios de pilates têm crescido bastante.
Isso mostra que além da concorrência com outros studios, há a disputa com empresas de outras atividades esportivas, como ginástica e até mesmo yoga.
A grande vantagem do pilates está na abrangência do público-alvo: desde a adolescência até a terceira idade. Mas este pode ser um grande problema, se você não conseguir definir qual desses públicos é o seu.
Por que definir um público-alvo?
Em qualquer negócio, quando não existe um público-alvo definido, é muito comum que a empresa diminua os recursos e perca a eficácia da ação realizada para captar novos clientes.
Isso significa que identificar um diferencial em relação aos concorrentes — que seja reconhecido pelos clientes — torna-se uma vantagem competitiva. Conhecer seu público-alvo ajudará a focar os recursos nos prospects que trarão mais retorno para seu studio.
Como definir
Para isso, faça uma análise do perfil dos clientes que já frequentam o seu studio. Se você não tiver um studio ainda, veja quem são os frequentadores dos studios da região.
Verifique faixa etária, sexo, classe social, região onde moram, se são estudantes ou aposentados, atletas ou pacientes, se frequentam academia ou praticam algum esporte regularmente, qual transporte utilizam para ir ao estúdio, etc.
E depois?
Sabendo quem precisa dos seus serviços, fica mais fácil traçar todo o planejamento deles e até as ações de marketing. Descontos para academias, convênios, sorteio de entradas de cinema e conteúdo relevante para distribuir em newsletters, blogs e redes sociais são alguns dos exemplos.
Além disso, dependendo do seu público-alvo, a diferenciação do studio pode estar na área disponível, na variedade de equipamentos e acessórios, na existência de serviços exclusivos, em um estacionamento amplo, em um bicicletário, e por aí vai.
Ofereça pacotes de serviços segmentados
Se você acha que não tem possibilidade de abrir um studio focado em um público-alvo bem segmentado, a solução para continuar se diferenciando pode ser a oferta de pacotes personalizados para clientes de acordo com perfis diferentes, conforme a faixa etária, por exemplo.
Que tal montar um programa para a terceira idade, um infantil, um para quem sofreu traumas musculares, outro para mulheres, um para estudantes, etc?
Além disso, dependendo do segmento, você pode ampliar a gama de serviços do seu estúdio de pilates. Pode oferecer, por exemplo, yoga, aulas de alongamento e de consciência corporal, além de fisioterapia para recuperação de processos traumáticos.
Seja para prevenção de doenças, por motivos de estética, para ganhar mais força muscular ou para tratar um trauma, o que o cliente espera de um studio de pilates é o bom atendimento.
Por isso pesquise! Conheça serviços oferecidos pelos concorrentes, pergunte aos seus clientes o que eles gostariam que o studio tivesse, o que está bom e o que precisa melhorar.
O grande objetivo disso tudo é desenvolver opções específicas para proporcionar ao cliente um serviço exclusivo, personalizado e diferenciado.
Essa pesquisa deve ser permanente e precisa ser utilizada como base para ajustes e adaptações do studio de pilates. Só assim, você vai conseguir cativar os clientes e atrair o seu público-alvo.
Leia mais
– Como definir e atrair o público-alvo de seu studio
– Como atrair o público certo para o blog do seu studio