Se você é empreendedor ou está no caminho para se tornar um, primeiramente, parabéns! É necessária muita coragem e dedicação para fazer um sonho sair do papel, não é mesmo? No processo de abrir uma empresa, por menor que seja, muitos aspectos devem ser abordados para que seu negócio deslanche e você consiga ter sucesso. Aluguel, espaço físico, equipamentos para seu studio, contratações, burocracia, propaganda de pilates… ufa! É muita coisa mesmo! Mas todas elas exigem atenção aos detalhes, pois, ao trazer nosso sonho para a realidade, queremos sempre o melhor!
No meio desse burburinho todo, após finalizar as barreiras iniciais, deve-se providenciar um plano de marketing e propaganda de pilates. Com ele, sua empresa vai ver, com clareza, as etapas para se alcançar um determinado objetivo, que é a divulgação do seu negócio e atração de clientes! Super importante, né?
Trata-se de uma ferramenta que manterá seu negócio competitivo no mercado em que está inserido, pois as informações nele contidas são de suma importância para a tomada de decisões. É ele que vai guiar sua empresa do início ao fim, definindo os objetivos de comunicação, cronograma, valores e ações.
Até o SEBRAE preparou um material super completo sobre o tema: Como elaborar um plano de marketing. Vale a pena dar uma lida!
Agora que você já entendeu a importância deste planejamento, deve estar se perguntando: “Por onde começo?” A gente te ajuda! Preparamos, nesse post, 6 etapas essenciais para você criar o plano de marketing e propaganda de pilates perfeito para seu studio. Confira:
1. Estude o mercado de studios de pilates
Antes de qualquer coisa, é primordial que você estude e entenda a fundo o mercado em que vai se inserir. Isso vale pra qualquer negócio, independente da área, ok?
Você deve avaliar quem são seus concorrentes, tanto diretos (outros estúdios de pilates) quanto indiretos (academias que oferecem esse serviço, por exemplo). Fazendo esta análise você entenderá se a região escolhida está com a oferta saturada ou não, quantos concorrentes você tem e como eles estão trabalhando. Isso pode ser decisivo para seu negócio!
Uma excelente forma de avaliar o mercado é fazendo uma Análise SWOT, que consiste em listar: Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades. No ambiente interno estão as “Forças” e “Fraquezas” e no ambiente externo as “Ameaças” e “Oportunidades”.
As “Forças” são os aspectos positivos internos, seus ou do seu futuro negócio. Por exemplo: Seu preparo profissional e experiência com studios de pilates, seu diferencial competitivo, sua localização excelente.
Nas “Fraquezas” entram aspectos negativos internos, seus ou do seu negócio, que devem ser melhorados ou deve-se buscar uma solução. Por exemplo: Baixo orçamento para investir ou falta de experiência com contabilidade. Essas fraquezas podem (e devem) ser trabalhadas ou melhoradas, ao longo do tempo!
As “Ameaças” são fatores externos (que você não pode controlar). Tudo que pode ameaçar seu negócio de alguma maneira. Por exemplo: A crise econômica faz com que as pessoas reduzam seus gastos com o que não é extremamente essencial, isso pode ser uma ameaça!
Por fim, as “Oportunidades” são aqueles fatores externos que poderão ajudar seu negócio, mas que você não tem controle sobre. Por exemplo: Seu estúdio já está montado em um bairro calmo e vai sair um prédio residencial enorme nas redondezas, possibilitando que muitos potenciais clientes passem diariamente por seu espaço. É uma bela oportunidade, não é mesmo?
Fazer esta análise possibilitará uma visão holística do cenário onde você irá atuar e permite, inclusive, que você esteja preparado para possíveis revés que podem ocorrer por consequência das “Ameaças” ou “Fraquezas”.
2. Crie um studio de pilates com diferencial competitivo
Ter um diferencial competitivo e atender um nicho diferente pode garantir que seu studio de pilates se mantenha ativo no mercado, pois, independente da concorrência, seu negócio oferecerá o que outros não oferecem.
Pode ser aulas de pilates em grupo para terceira idade ou instrutores especializados para atender gestantes e mamães ou papais com bebês, com espaço kids, por exemplo. Fizemos inclusive um post falando sobre Baby Pilates, dá uma olhada!
Crie algo que as pessoas não consigam ignorar e que não se encontre em qualquer esquina! Dessa maneira você será lembrado com facilidade por esses grupos e pode, de quebra, conquistar ainda mais clientes, apenas por ter esse diferencial.
3. Identifique seu público-alvo
Identificar o público-alvo é essencial para saber como direcionar seus esforços em marketing e propaganda de pilates. Somente criando personas (personagens fictícios que representam seus clientes ideais) que suas ações de marketing podem ser assertivas. Já abordamos a fundo esse tema antes, neste post: Defina um público alvo para seu studio de pilates.
4. Trace as estratégias e defina as ações de propaganda de pilates
É nessa etapa do plano de marketing que você começa a colocar a mão na massa e usar a criatividade. Tendo em mente o mercado em que atua, concorrentes e público-alvo, você está pronto para criar as ações de marketing e propaganda de pilates.
Faça rabiscos, escreva muito e busque sugestões. O importante é abranger o máximo de ideias possíveis para que suas ações sejam elaboradas e aprimoradas!
Aqui você pode pensar em estratégias para marketing e propaganda de pilates online e offline. Seja criando eventos, festa de inauguração, aulão coletivo para atrair interessados ou, no meio digital, promoções nas redes sociais, sorteios de aulas gratuitas, criando conteúdos exclusivos e muito mais!
As opções são infinitas e a criatividade, nessa hora, deve rolar solta. Mas lembre-se: Quando for traçar suas estratégias, sempre leve em consideração seu público-alvo e o mercado. Ok?
5. Defina calendário e orçamento
Não adianta ter ideias incríveis e nunca colocá-las em prática, não é mesmo? Nessa etapa é fundamental ter os pés no chão.
Criar um calendário ou cronograma de propaganda para pilates responderá às seguintes perguntas: Qual ação começa primeiro? Qual ação deixamos para um segundo momento? Quando começará e quando acabará cada ação? Você pode fazer um cronograma semanal, mensal ou semestral, por exemplo, para monitorar quando deve iniciar e terminar cada ação de propaganda para pilates.
Definir o orçamento também é fundamental, pois garantirá que você tenha controle total sobre os gastos. Comece devagar para não perder suas economias em ações mal sucedidas!
6. Monitore os resultados
Por fim, essa etapa vai lhe dizer, através dos números, quais ações funcionaram bem e quais ações não funcionaram.
Ao executar cada uma das ações de marketing e propaganda de pilates, mantenha sempre anotações para controle. Verifique quantos clientes entraram em contato, quantos fecharam um pacote e através de quais ações eles vieram. Dessa forma você consegue identificar qual ação de marketing teve o melhor retorno sobre o investimento.
Vamos dar um exemplo: Você gastou R$ 200 para divulgar um aulão gratuito no seu bairro e, dessa ação, vieram 2 novos clientes. Ao mesmo tempo, gastou R$ 100 com anúncios segmentados no Facebook Ads e conseguiu 4 novos clientes. O que isso significa? Que seus esforços com o Facebook Ads tiveram melhor retorno sobre o investimento do que o aulão de pilates!
Fazendo essas análises, ao longo do tempo, você conseguirá reavaliar suas ações e realinhar as estratégias para obter melhores resultados!
Viu como é importante criar um plano de marketing e propaganda de pilates para seu studio? Basta dedicação e estudo do mercado, para se destacar da concorrência e diferenciar o seu negócios dos demais. Os clientes estão cada vez mais exigentes e não há mais espaço no mercado para amadorismo e falta de qualidade. Busque aprendizado constante que, certamente, você e seu studio de pilates vão longe!
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