Você sabe o que é SAC 3.0? Resumidamente é o mais atual modelo de atendimento ao cliente – Fundamental para qualquer negócio. Continue sua leitura para saber mais sobre o SAC 3.0 e como aplicá-lo em seu Studio de Pilates!
Desmistificando o SAC 3.0 e como começar agora!
Anterior ao SAC 3.0, houve o 2.0 e o 1.0. A nomenclatura pode parecer algo complicado, mas iremos explicar melhor, para ficar o mais simples possível. Vamos lá?
O SAC 1.0 é o modelo de atendimento ao cliente mais tradicional, suportes através do telefone, geralmente realizado por atendentes terceirizados, utilizando de um número 0800… Nesse modelo, os telefonistas costumam não ter muito conhecimento sobre a empresa e os serviços prestados, o que constantemente acaba gerando muitas reclamações da parte dos consumidores.
O SAC 2.0 é o modelo de atendimento ao cliente posterior ao 1.0, popularizado em 2015, realizado principalmente através das redes sociais, onde o consumidor começou a ter uma voz mais ativa, e o atendimento a ter mais agilidade, atenção e cuidado com essa interação.
O SAC 3.0 é o modelo de atendimento mais atual, se diferenciando principalmente por atender de forma humanizada e personalizada, devido a consumidores cada dia mais exigentes. Surgiu então, o atendimento omnichannel, ou seja, todos os canais de comunicação, unificados em um único sistema, por exemplo: a possibilidade de responder ligações, e-mails, WhatsApp e redes sociais, em uma única plataforma, além de possibilitar a transposição de canal a qualquer momento.
O SAC 3.0 também tem como objetivo conhecer a fundo cada cliente. Através da tecnologia é possível analisar o caminho percorrido pelo consumidor e ter um histórico da sua interação, possibilitando uma comunicação muito mais personalizada e assertiva na resolução de problemas, além de oferecer uma experiência única, que se for muito positiva, pode gerar um compartilhamento viral.
Para implementar o SAC 3.0 em seu Studio de Pilates é necessário o total conhecimento do seu público alvo, e em que canal ele mais se concentra, além de conhecer o funcionamento das plataformas omnichannel, que não são obrigatórias, mas são grandes aliadas nesse novo processo de atendimento.
Vale ressaltar que o SAC 3.0 não se limita ao suporte e atendimento que apenas resolve problemas, a comunicação atual vai muito além disso. O objetivo é iniciar conversas assertivas e personalizadas, embasadas em histórico e mensurações. Deixar seu cliente surpreso, aumentar o nível de relacionamento humanizado, tornar-se uma marca prestativa, amigável e principalmente diferenciada.
O SAC 3.0 é bastante explorado no quesito pós-vendas, pois oferecendo uma nova maneira de relacionamento e conquista, as chances de fidelização e do famoso marketing “boca-boca” tendem a aumentar de maneira positiva e gradativa. Além disso, com as informações coletadas é possível otimizar o suporte e desenvolver ideias para melhorar e até mesmo criar novos serviços ou produtos.
Um case de sucesso quando falamos em SAC 3.0 é a queridinha Netflix, que utiliza seu banco de dados para oferecer conteúdo personalizado e assertivo. Mas, como aplicar essa expertise para seu Studio de Pilates, hoje mesmo? Segue algumas dicas:
- Faça o cadastro dos seus alunos
- Ofereça benefícios para aniversariantes
- Ofereça benefícios em datas comemorativas
- Crie um conteúdo com as dúvidas mais frequentes
- Otimize suas aulas ao decorrer de reclamações e sugestões
- Segmente sua base e direcione seu conteúdo para diferentes modalidades
- Realize um atendimento rápido em todos os canais, softwares omnichannel ajudarão você nesse processo. Exemplo, a Huggy.
- Treine o seu time, é fundamental o atendimento conhecer a fundo a sua área de atuação, para ser capaz de resolver dúvidas mais rapidamente.
- Dê atenção ao seu pós venda, além de resolver problemas, surpreenda seu público.
“As empresas que buscam constantes melhorias dos seus serviços e produtos oferecidos precisam entender essa mudança de visão, atitude e procura dos consumidores omnichannel. Investir no SAC 3.0 é uma estratégia assertiva e indispensável para os dias de hoje”. (Bruno Alves, diretor de estratégias digitais da Plusoft).
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