Assim como qualquer outro tipo de aparelho, os equipamentos do seu studio de Pilates precisam passar por manutenção periódica. Isso é essencial para garantir a segurança dos alunos e maior durabilidade dos aparelhos.

Mas então você deve se perguntar: como e quando fazer a manutenção de equipamentos de Pilates? Não se preocupe, vamos te ajudar a manter tudo novinho com algumas dicas!

Quando fazer a manutenção de equipamentos de Pilates

O primeiro passo é verificar o manual do usuário dos equipamentos sobre recomendações específicas, mas de modo geral a manutenção de equipamentos de Pilates deve acontecer semanalmente. Calma! Não precisa ligar pro seu técnico agora.

Semanalmente, uma pessoa que domina o método e o uso dos equipamentos deve verificar todos os equipamentos em busca de deformações, inconsistências, parafusos frouxos, obstrução ou dificuldade nas partes móveis e demais problemas que são normais e podem ocorrer com o uso.

Revisão trimestral

Complementando essa verificação de rotina semanal, o recomendado é que ocorra uma manutenção trimestral.

Essa mais minuciosa, onde devem ser observadas todas as partes dos equipamentos em busca de anomalias como entortamento e rachaduras, sendo feita a substituição das partes quando necessário. Para maiores detalhes sobre como fazer essa troca, entre em contato com o fabricante dos seus equipamentos.

Também é necessário olhar o estado das molas (que normalmente têm vida útil de 2 anos), mosquetões, alças, cordas, rodas, trilhos, estofados e demais componentes que possam precisar de reparos ou substituição.

Utilize a chave fornecida pelo fabricante ou modelo similar para apertar parafusos que possam estar frouxos. Também é o momento ideal para lubrificar as partes móveis para o seu perfeito e livre funcionamento.

O rigor e periodicidade dessas manutenções é o que garante o perfeito funcionamento dos equipamentos e a segurança dos utilizadores, além de prolongar a vida útil dos mesmos. Lembrando, é importante que você leia os manuais dos equipamentos para qualquer orientação específica.

Conclusão

A manutenção de equipamentos de Pilates é uma obrigatoriedade para todos os studios, sob pena de aumentar o risco de acidentes e situações desagradáveis. Por isso, sempre leia os manuais dos seus aparelhos e contate a sua fabricante quando tiver qualquer dúvida.

Caso não tenha segurança ou a qualificação necessária para fazer essa manutenção de rotina, não hesite em procurar um técnico indicado pela fabricante. Aqui na Kauffer estamos sempre à disposição para ajudá-lo com a conservação dos seus aparelhos.

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.