A marca é um ativo valioso no mundo dos negócios. Mais do que apenas um nome e uma imagem visual, ela atua como um símbolo que carrega por trás todo o conceito da empresa. Na fase inicial de um studio de pilates, isso pode até não parecer tão importante, mas se você tem visão de futuro, com certeza se tornará.
Com o decorrer do tempo, dependendo da administração, o seu studio de pilates poderá se destacar dos demais por um conjunto de qualidades como: bons processos, bons equipamentos, profissionais de alto nível, marketing eficiente, inovação, etc. Então, isso tudo será associado pelo cliente à sua marca.
O conceito que o seu studio de pilates for construindo ao longo do tempo será assimilado pelo mercado, e o público verá na marca a representação do valor da sua empresa.
Assim, sempre que alguém ver a sua marca em alguma divulgação ou ouvir o nome do seu studio de pilates, será impactado pelo conjunto de memórias de tudo o que já ouviu sobre a empresa.
Se a sua marca for forte, você poderá cobrar mensalidades acima da média. Como o público já terá assimilado que a sua empresa tem uma qualidade superior a outros studios de pilates, saberá o motivo de estar pagando mais.
Por que devo registrar?
Uma marca que já se tornou conhecida atrai alunos espontaneamente. Por outro lado, ela desperta a atenção da concorrência também.
Imagine você construir uma marca ao longo de anos, fazendo-a se tornar conhecida do público, uma referência no mercado e, em um belo dia, um outro studio de pilates vai lá e a registra. Se você não protegeu a sua marca, isso significa que ela está disponível.
Também é possível que ela já estivesse registrada antes mesmo de você abrir o studio, mas por outra pessoa. Se não houve uma pesquisa, uma busca por outros espaços com o mesmo nome, você corre o risco até de ter que mudá-lo.
Então a dica, antes de investir esforços “fazendo o seu nome”, é verificar se ele está disponível e registrá-lo. Isso protegerá a marca do seu studio de pilates em todo o território nacional.
Onde eu faço o registro?
O registro de marca é feito pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Por lá você também consegue fazer a pesquisa para verificar se não há um registro anterior do nome do studio de pilates.
Se ele estiver disponível, para registrá-lo você terá que pagar taxas, baixar e preencher um formulário, enviá-lo ao INPI eletrônica ou fisicamente e esperar pela finalização do processo administrativo que será aberto.
O tempo para conclusão é em torno de dois meses, e durante esse período o instituto poderá solicitar a você o envio de novos documentos. É possível acompanhar o pedido por este link. Se você desejar, também poderá ser notificado por e-mail.
Ao final, tudo correndo bem, você terá a sua marca registrada e a segurança de que nenhum outro studio de pilates poderá copiá-la. Assim, conseguirá investir esforços na construção do seu nome, sabendo que ele está protegido.
Leia mais
– Como escolher o nome do seu studio?
– Nomes de studios: 3 coisas que você precisa saber