As aulas de pilates são conhecidas por terem um alto valor. Saiba por que e como calcular o preço para que o seu estúdio tenha competitividade no mercado.
Pilates é uma técnica de exercícios físicos que visa a reabilitação e o condicionamento físico. Criado por Joseph H. Pilates, o método busca fortalecer músculos fracos, além de alongar músculos encurtados, aumentando assim a mobilidade das articulações.
Um estúdio de pilates conta com os mesmos princípios universais de qualquer negócio. Por isso, é necessário negociar bem o primeiro contrato, selecionar os profissionais de forma eficiente, buscar o financiamento adequado, além de prever o capital de giro necessário para o início das operações.
Além disso, também é necessário definir os preços de forma cautelosa, para que assim seu negócio seja capaz de atingir o público-alvo e prosperar.
Por que pilates custa caro?
A prática do pilates é conhecida pelo alto valor da aula apresentado por estúdios e academias. No entanto, esse valor elevado possui uma razão de ser. A começar pela própria formação do profissional, que chega a investir mais de R$ 10 mil para ser capacitado a ministrar as aulas.
Outro fator que encarece o pilates é o investimento necessário para equipar o studio. Além de os equipamentos possuírem um alto custo, a manutenção deles em si também tem um valor elevado.
Por fim, outro fator que encarece as aulas de pilates é a própria dinâmica do método. Isso porque o pilates é uma técnica feita para ser aplicada individualmente ou em pequenos grupos.
Na prática, isso significa que o professor é treinado para oferecer um treinamento personalizado, o que certamente, aumenta o valor da hora aula. Por esses fatores, a aula de pilates acaba sendo menos em conta quando comparada a outras atividades.
Definindo preços
Primeiramente, é necessário que o empreendedor que está à frente do estúdio de pilates seja capaz de definir quais são os custos fixos e variáveis do negócio.
Os custos fixos são aqueles que independem do volume de alunos. Podem ser determinados por gastos com manutenção de equipamentos, informática, seguros, recursos humanos, aluguel, entre outros.
Os custos variáveis, por sua vez, são aqueles que variam de acordo com o volume de alunos. Tais custos podem ser definidos como água e luz, aquisição de materiais, despesas operacionais, entre outros.
Para a precificação do serviço, o ideal é estruturar um plano de contas detalhado, que permitirá a identificação dos custos, para que assim você possa fazer o seu controle.
O preço dos serviços de pilates se forma a partir do custo unitário de produção ou atendimento de cada aula, acrescida de impostos, despesas comerciais e margem de lucro.
Quando o empreendedor conseguir determinar o preço ideal para o seu negócio, ele deverá realizar uma pesquisa para verificar se o serviço tem potencialidade para atingir o público desejado, considerando o preço que será cobrado.
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