O início de um novo empreendimento pode ser muito desafiador. Ter um estúdio de pilates é um negócio promissor, porém muitas pessoas não possuem os conhecimentos de gestão necessários para fazê-lo funcionar.
Se o seu estúdio não anda dando lucro, talvez você precise repensar alguns conceitos, verificar os pontos fortes e fracos e retomar a sua caminhada rumo ao sucesso.
Você sabe quais são as variáveis que mais afetam esse tipo de negócio? O que fazer para captar e reter clientes? Veja a seguir algumas questões que precisamos ter em mente para ter um empreendimento de sucesso.
Escolha o ponto certo
Estar no lugar certo é meio caminho andado para realizar boas vendas. Por isso, é muito importante o conceito de área de influência, sendo a densidade populacional ao redor da sala uma das variáveis a serem consideradas.
O estúdio de pilates deve ser instalado em locais propícios que tenham um mercado potencial, ou seja, locais como bairros de classe média e alta, centros médicos com clínicas, hospitais particulares, uma região central e até em avenidas com academias.
Conveniência, acesso fácil e vagas de estacionamento são fatores fundamentais para que o consumidor escolha um estúdio.
Não há necessidade de locais muito grandes, principalmente quando você não possui muito capital de giro para bancar o estúdio nos primeiros meses. Tenha em mente que o espaço mínimo para uma sala de pilates pode ser em torno de 15m², no entanto é bom pensar no conforto dos seus alunos.
A partir daí, dê tempo para o seu negócio crescer – e então você poderá ampliá-lo com segurança. Portanto, definir a localização e escolher o imóvel certo para a instalação do estúdio são decisões muito importantes para o empreendimento.
Defina o seu público-alvo
O pilates é uma prática relativamente cara, voltada para um público de poder aquisitivo alto, geralmente formado pelas classes A e B. O ponto positivo desse tipo de empreendimento é a abrangência do público-alvo, que vai desde a adolescência à terceira idade, e praticado por homens e mulheres.
Planeje a estrutura
A instalação do estúdio costuma ser o maior gasto, por isso, você pode começar de forma simples. Para iniciar no ramo, não é necessário ter todos os equipamentos e a estrutura completa. Pode-se começar devagar, com aparelhos principais, e aos poucos ir investindo no aumento do espaço.
Uma boa forma de reduzir o custo ao adquirir os equipamentos é preterir o Cadillac por um Wall Unit ou uma Prancha de Molas. As possibilidades de exercícios serão reduzidas, mas não impedirão você de trabalhar com o método. Com o passar do tempo você poderá implementar o Cadillac como uma novidade para seus alunos.
Procure um fornecedor de confiança, que ofereça equipamentos e acessórios de qualidade, e estabeleça uma parceria duradoura. Não economize comprando aparelhos mais baratos, pois é bem possível que você se arrependa em pouco tempo.
Automação
Há no mercado uma grande oferta de sistemas para gerenciamento de pequenos negócios, e essas ferramentas irão auxiliar o empreendedor na tomada de decisão, pois oferecem informações interpretativas com qualidade e confiabilidade.
Para uma produtividade adequada, você pode optar por sistemas específicos para estúdios de pilates, como é o caso do Posttural, que oferece funcionalidades que vão desde o cadastro dos alunos até o comissionamentos dos instrutores.
A importância do atendimento
A escolha de profissionais que irão trabalhar no empreendimento precisa ser feita com muita responsabilidade, pois são esses colaboradores que irão atender os clientes e fazê-los voltar ou não.
Uma seleção acurada e um bom ambiente de trabalho terão reflexo direto na imagem da empresa aos olhos de todos. Portanto, é imprescindível que você sirva como exemplo.
Capacitação e atualização
Um dos grandes trunfos do instrutor de pilates é a sua formação. Por isso, nunca deixe de se atualizar. O aprimoramento profissional será o seu diferencial frente à concorrência crescente. A participação em seminários, congressos e cursos relacionados deve ser rotineira.
Busque diferenciais
Identificar um diferencial em relação aos concorrentes e vê-lo reconhecido pelo consumidor significa vantagem frente à concorrência.
Para se destacar no mercado, é preciso atentar-se para fatores como a localização, que pode ser extremamente conveniente para os consumidores mais próximos; a área disponível do estúdio; a variedade de equipamentos e acessórios; e a existência de serviços exclusivos.
Ambientes bem decorados ou até mesmo um banheiro com vestiário completo também podem ser fatores de diferenciação. É importante ter a capacidade para perceber novas oportunidades e agir rapidamente para aproveitá-las.
Divulgação
O empreendedor deve ter em mente que as ações de divulgação devem ser feitas sob a ótica do cliente, muitas vezes divergente do que o empreendedor entende ser adequado.
Para um empreendimento de pequeno porte, pode ser usada a distribuição de folhetos e folders nos arredores do estúdio, divulgando os serviços e produtos que são ofertados.
Outras formas de propaganda são os anúncios em jornais de bairro, revistas locais, taxidoor e busdoor (buscando veículos que transitam nas imediações), banners e artes visuais para fixar a marca e chamar a atenção do cliente, redes sociais, e-mail marketing para clientes que autorizam e carros da família com logo do estúdio.
A divulgação por meio de sites de compra coletiva e redes sociais deve ser considerada, mas é bom ter em mente que ela possui seus prós e contras, afinal a grande vantagem para o consumidor sempre será o preço baixo oferecido.
Invista na terceira idade
Este é um bom momento para investir em soluções para esse público, que está crescendo nas academias e estúdios. Procure se destacar oferecendo serviços especializados para os clientes da terceira idade, que cada vez mais buscam por qualidade de vida e saúde.
Agregue valor
Um meio bastante comum para agregar valor é a comercialização de roupas e acessórios, além de lanches, sucos naturais, energéticos, etc.
Outra forma muito interessante é oferecer pacotes personalizados para clientes de acordo com a faixa etária, tais como: programas para a terceira idade, infantil, família, etc.
Pós-venda
Procurar fidelizar a clientela com ações de pós-venda, como remessa de cartões de aniversário, comunicação de novos serviços e novos produtos/serviços ofertados e contato telefônico lembrando de eventos e promoções.
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