dicas para instagram

As redes sociais já se consolidaram como partes fundamentais das estratégias de marketing de qualquer empresa, e no mundo do Pilates não é diferente. Nos últimos 10 anos diversas plataformas se alternaram na preferência do público, de Orkut a Twitter e Facebook. Atualmente, é inegável que a bola da vez é o Instagram.

No entanto, muita gente ainda não sabe como tirar o melhor desta rede social focada em fotos e vídeos e acaba não vendo o resultado dos seus esforços. Por isso, listamos algumas dicas para você ter um Instagram que cative o público e te traga novos alunos e resultados. Vamos lá?

 

Ver essa foto no Instagram

 

Bora para mais uma semana gente?! Coloca um sorriso no rosto e pronto ❤️

Uma publicação compartilhada por Pilates Marilia Jardim (@pilates.mariliajardim) em

Busque referências

Se você ainda não tem nenhuma inspiração, busque referências a serem seguidas. Pesquise e encontre outros studios de Pilates que fazem um bom trabalho no Instagram. Vá além do número de seguidores neste momento e observe mais o engajamento dos seguidores nas postagens, como comentários e todos os tipos de interação.

Fique de olho em como os feed são organizados, que tipo de conteúdo publicam, como fazem as fotos, como utilizam cores e artes. O importante nesse ponto é ver o que vai ao encontro do que você pensa em fazer, que você se identifique ou combine com o seu studio. Afinal, dessa forma fica mais fácil produzir o conteúdo e o resultado é bem mais natural e harmônico do que tentar forçar uma estética que não existe.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Agora um videozinho executando o exercício da foto anterior ! Amo pilatear 🤸🏻‍♀️💗 . . . #pilates #pilatesinstructor #pilatesbrasil #pilateslovers #pilatestv #pilateando #top30pilates #contrologia #contrology #kaufferpilates #pilatesgabriella #pilatestv #vitoriadaconquista

Uma publicação compartilhada por Pilates Gabriella Trindade (@pilates.gabriella) em

Fortaleça o engajamento

O algoritmo do Instagram faz com que você não veja tudo o que é publicado pelos perfis que você segue, dando preferência àqueles com que você mantém maior nível de interação. Por isso, é importante fomentar o engajamento no seu público.

Cative seus seguidores a interagir com suas publicações no Instagram, seja com curtidas, comentários, compartilhamentos, citações… Quanto mais interação com outros perfis, maior será sua exposição e maior será sua relevância para o algoritmo da plataforma.

Essa também é uma forma interessante de atrair seguidores de forma orgânica. Ao seguir e interagir com outros perfis de studios e profissionais, você ganha visibilidade e não raro ganha novos seguidores de forma espontânea.

 

Ver essa foto no Instagram

 

A L Í V I O – finalzinho de gestação, todas as mudanças possíveis no corpo, o sono já não é mais reparador, os pés incham, a coluna reclama, cada mexida do bebê é uma lapada que você leva!😛 E mesmo com tanta limitação, o amor só cresce no coração da mamãe, e a ansiedade de conhecer esse pedacinho de gente tá presente na família inteira!👨‍👩‍👧 Agora é um momento de procurar exercícios de alívio de tensões e dores, conforto e calmaria.. alongamentos controlados, mobilizações e respiração! 🍃 Procure o que te faz bem! Estamos aqui pra te ajudar a encontrar esse bem estar! #vemprainspire #inspirepilatesthe #pilatesteresina #pilates #pilatesdeverdade #teresina #inspirepilates #pilatespregnancy #kauffer #pregnancy #pilatesgirl #pilatespiaui #piaui

Uma publicação compartilhada por I N S P I R E P I L A T E S (@inspirepilatesthe) em

#usehashtagscorretamente

As hashtags são uma excelente ferramenta, que muitas vezes é pouco aproveitada pelos usuários do Instagram. Elas são como etiquetas nas postagens, unindo publicações de assuntos semelhantes. Por isso, escolha corretamente as tags que utiliza, escolhendo por aquelas que realmente são condizentes com sua publicação. É interessante mesclar aquelas que têm muitos posts com algumas menos utilizadas, afinal, quanto mais pessoas utilizam a mesma hashtag, maior a “concorrência” pelo espaço e atenção.

Outro fator importante na utilização de hashtags é que há algum tempo o Instagram permite que os usuários sigam essas tags, então é sempre bom que seus posts apareçam para os seguidores de #pilates, por exemplo.

Para entender melhor a utilização desse recurso e tirar o máximo proveito, você pode dar uma olhada no que Neil Patel, um dos maiores especialistas em growth hacking (estratégias para o crescimento orgânico de público) e marketing digital do mundo, tem a dizer sobre o assunto nesse link.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Sintonia de casal 💑 Casal que faz pilates unido permanecem unidos ❤️❤️ #pilates #pilatescasal #pilatesarapongas #arapongas #exercicioemdupla #pilatesbarrel

Uma publicação compartilhada por ThayaneSilvaStudioDePilates (@thayanesilvapilates) em

Interligue com seu site

É importante que você tenha o link do seu site no perfil do Instagram e vice-versa. Isso ajuda a alimentar o tráfego entre as duas plataformas e aumentará a sua relevância nas pesquisas pelo Google e outros buscadores, estratégia conhecida no marketing digital como Search Engine Optimization (SEO), ou Otimização para motores de busca.

Quanto mais relevante for seu conteúdo e maior o número de links e citações que levem a você, mais o Google e outros sites de busca irão te mostrar em seus resultados.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Bom dia, nosso feed está ficando cor de rosa em alusão ao outubro rosa, teremos muitas novidades esse mês ainda! Aguardem!. . #fisioterapia #pilates #fisiopilatestercia #outubrorosa #pilateirasdeplantao #obrigadadeus

Uma publicação compartilhada por FISIOTERAPIA & PILATES (@fisiopilatestercia) em

Utilize de forma profissional

É inegável que o Instagram é uma rede social movida pelo narcisismo, mas acredito que um potencial aluno está mais interessado em ver o seu trabalho do que a sua beleza. Por isso, pense no propósito e no conteúdo das suas postagens para que o seu perfil passe a mensagem correta para quem o visita.

Nesse caso, é interessante que se separe o uso pessoal do profissional, mesmo que para isso seja necessário ter dois perfis. As pessoas que querem interagir com o seu studio devem ter exatamente o que querem, e não detalhes da sua vida pessoal. 

Utilize a descrição do seu perfil para dizer exatamente o que faz, que tipos de serviços oferece, formas de contato, localização e outras informações vitais ao negócio.

 A foto de perfil também é importante. Escolha uma arte com o logo do studio ou alguma foto com a sua equipe, por exemplo. Afinal, é importante que os visitantes conheçam quem está por trás do negócio. Isso ajuda a criar vínculo antes mesmo do seu potencial cliente pisar no seu studio.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Minhas meninas 💕 . . . . #pilatesoutubrorosa #outubrorosapilates . . . . #pilates #lovepilates #kalianepilates #saudecorporal #boapostura #musculatura #flexibilidade #mentecorpo #ponteselacerdapilates #pilatesvida #pilatesnaveia #pilatescard #pilateiras #pilatesbrasil #pilatessaude #pilatesponteselacerda #pilatesflexivel #pilatesavancado #pilatesamor #pilatesmulher #pilateshomens

Uma publicação compartilhada por Studio K Pilates (@pilates.studiok) em

Explore todos os recursos

O Instagram deixou de ser uma plataforma apenas para publicar fotos há muito tempo. Por isso, explore todo o potencial da rede social através dos seus diferentes recursos. Utilize as histórias para publicar o dia a dia do studio, o IGTV para mostrar conteúdos bem feitos em vídeo, falando sobre assuntos relevantes para os seus clientes. Os destaques das histórias podem ser organizados para mostrar os serviços que você oferece, horários e outras informações relevantes.

Enfim, as possibilidades são imensas e você pode usar a criatividade para diversificar o conteúdo entre fotos, vídeos e textos.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Finalizando a formação da Segunda turma de Thetahealing®️ DNA Básico em Bagé, aqui no nosso espaço! Foi um prazer imenso receber todos vocês, gratidão Universo, e ao nosso querido mestre @danilohealer pela entrega de sempre! . . #thetahealing #dnabasico #bage #locusbage #terapia #bemestar #saude #movimento #conexao #fontecriadora #universo

Uma publicação compartilhada por Lócus Saúde & Movimento (@locusbage) em

Analise seus resultados

Ao utilizar um perfil profissional no Instagram, você tem acesso a diversas métricas que podem te ajudar a planejar que tipo de conteúdo postar. Observando os números como impressões, compartilhamentos, postagens salvas e comentários, você pode descobrir que tipos de conteúdo seu público mais gosta.

Às vezes, os resultados são melhores com vídeos demonstrando exercícios nos aparelhos, ou com mensagens motivacionais, ou até imagens com os alunos durante a prática, mostrando a evolução deles e como o método é acessível a todos. Os resultados serão diferentes em cada caso, por isso vale fazer uma boa análise para saber como direcionar suas postagens.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Joseph Pilates disse: “Se um jovem tem 20 anos e está encurtado, é um velho. Porém se tem 60 anos com flexibilidade e força, é um jovem.” SEJA FLEXÍVEL e facilite as atividades diárias. . . . . . . . . . #pilates #josephpilates #classic #classicpilates #saudemental #saudefisica #saude #criciuma #suspensus #treino #movimento #moviment

Uma publicação compartilhada por Fisioterapia e Movimento (@dueclinica) em

 

Conclusão

Não existe dica infalível que funcione em todos os casos e muitas vezes a pessoa tem que ter paciência para encontrar dentro da sua realidade as estratégias que geram os melhores resultados, mas adotando boas práticas no Instagram você pode reduzir os erros e, com o tempo, começar a ver resultados.

Incorporamos no texto alguns exemplos de perfis de todos os tipos para que você possa se inspirar e criar você mesmo sua estratégia para crescer com a ajuda do Instagram! Que outros perfis você segue e admira? Que estratégias têm funcionado com você? Compartilhe com a gente nos comentários!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.

    ×