O pilates nunca esteve tão em alta. Cada vez mais as pessoas percebem os benefícios que ele proporciona para o corpo, para a saúde e para o bem-estar de quem o pratica. Sendo assim, a demanda por estúdios e profissionais tem se tornado cada vez maior.
No entanto, em meio à turbulência econômica que o país vive atualmente, é preciso agir com cautela na hora de investir em um negócio. Se você acabou de se formar na faculdade ou se era contratado em outro estúdio, não importa. Independente da situação em que você se encontra, é preciso dar muita atenção ao planejamento. Caso contrário, o futuro do seu estúdio de pilates ou o seu futuro como profissional de pilates podem estar seriamente comprometidos.
Se você está pensando em abrir um estúdio ou já possui um, acompanhe este texto. Hoje nós vamos te mostrar a importância de pensar e planejar o futuro.
Se você vai abrir um negócio
Lembre-se que ser empreendedor não é uma tarefa das mais fáceis, mas também não é algo impossível. A primeira dica é: esteja regularizado. No Brasil, com o incentivo aos Microempreendedores Individuais (MEI), ser um empresário formalizado é muito mais fácil e rápido do que era antigamente.
Por isso, ao abrir seu estúdio, comece pela regularização do negócio! Assim, você evita várias dores de cabeça no futuro do seu estúdio de pilates, especialmente com a Receita Federal.
Então, que tal procurar por ajuda especializada? O Sebrae, por exemplo, é um grande parceiro, prestando assessoria em diversos sentidos para quem deseja abrir o próprio negócio.
Invista em ótimos equipamentos
Investir em equipamentos de pilates com qualidade é sinônimo de pensar no futuro do seu estúdio de pilates, pois você terá a certeza que eles vão durar por muitos anos e não incomodarão com manutenções frequentes.
Além disso, seus clientes sentem a diferença nos equipamentos, afinal, eles também refletem nos resultados. E quando um cliente paga por um serviço que não traz os resultados que ele esperava, ele não recomenda e pior, faz propaganda negativa.
Separe um pedaço do orçamento para o marketing
Quem não é visto, não é lembrado. Por isso, separe uma fatia do seu orçamento para divulgar seu estúdio quando for inaugurar. Anúncios em mídias como tv, rádio, outdoors e folders são os jeitos mais conhecidos de fazer divulgação, mas você também pode investir em campanhas e promoções nas redes sociais – aonde os gastos serão bem menores.
Se você já tem um estúdio
Continue com o trabalho de marketing. Ele não deve parar nunca! E se você já não dispõe de tanta verba para isso, saiba que é possível fazer ações de marketing gastando muito pouco ou quase nada.
Mantenha sempre um capital de giro
Desde o primeiro dia do estúdio, comece a separar um dinheiro para manter o capital de giro. Na verdade, o ideal é que desde o princípio você tenha essa reserva, mas como os gastos iniciais são geralmente altos, separar uma parte do orçamento para isso fica difícil.
Por isso, jamais caia na armadilha de misturar a receita do estúdio com a sua. Se sobrou bastante, separe seu salário e guarde o resto. Somente com uma reserva você fica prevenido para o futuro, que é incerto para todo mundo.
Leia mais
– Como fugir dos obstáculos ao abrir um estúdio de pilates
– 6 perguntas para ter em mente antes de abrir um estúdio de pilates
Você costuma pensar no futuro do seu estúdio de pilates? Conte para gente nos comentários! E se precisar de uma forcinha, lembre-se que a Kauffer Pilates está aqui para te ajudar!