Aulões abertos ao público são excelentes maneiras de fazer propaganda de pilates, divulgar um studio e atrair mais clientes. É uma prática muito utilizada por academias em geral e costuma trazer excelentes resultados.
Se você tem dúvidas quanto a fazer promoção de pilates para aumentar o conhecimento da sua marca, esse post é para você! Aqui falaremos sobre como você pode aproveitar essa oportunidade de divulgação. Confira:
1 – Organize um evento que todos possam participar
Não adianta ter uma excelente ideia e uma má execução, não é mesmo? Pense em todos os aspectos do evento para evitar falhas!
Procure um local aberto que não limite a quantidade de participantes e verifique as condições do tempo. Previna-se para, caso chova, ter uma segunda opção de local ou deixe claro que em caso de mau tempo o aulão público será adiado.
Escolha a data e horário do evento pensando na facilidade de acesso e locomoção dos participantes. Marcar às 14h de uma segunda-feira, por exemplo, provavelmente não é uma boa ideia visto que muitos trabalham. Já em um sábado, às 16h, é bem provável que haverá uma adesão bem maior de participantes!
Confira que o local escolhido exige algum tipo de licença de uso ou permissão para a realização do evento e providencie o necessário!
2 – Estimule o boca a boca entre os alunos e instrutores
Quando se organiza um aulão público para fazer propaganda de pilates, o objetivo é receber um grande número de participantes. Para isso, estimule o boca a boca! Deixe claro para seus alunos que eles podem (e devem!) convidar parentes e amigos para participarem junto.
Além disso, quem melhor que os próprios instrutores do seu espaço para divulgar o evento? Explique direitinho como o evento acontecerá, onde e quando, para que todos estejam com as informações na ponta da língua. A melhor propaganda de pilates que você pode ter é essa!
3 – Utilize meios digitais e tradicionais para anunciar o evento
Divulgue nas redes sociais, no seu site e também fisicamente no seu estúdio, através de cartazes ou panfletos.
Se tiver uma lista de emails com os contatos dos seus alunos, ex-alunos e interessados por pilates, crie um material de divulgação para disparar um convite a todos, por email. Existem ferramentas de email marketing gratuitas e muito simples de utilizar, como o Mail Chimp, que você pode utilizar para efetuar esse disparo!
4 – Controle o número de participantes através de um ‘evento’ no Facebook
Nessa plataforma, você pode criar gratuitamente um evento, de forma que todos os interessados confirmem presença. Assim, fica mais fácil saber quantas pessoas pretendem comparecer no local e, dessa forma, providenciar tudo o que for necessário para atender à essa demanda.
5 – Faça propaganda de pilates distribuindo brindes da sua empresa entre os participantes
Se tiver condições, prepare pequenos brindes ou lembrancinhas para distribuir aos participantes. Essa é uma das melhores propagandas de pilates!
Pode ser uma meia, um chaveiro do seu estúdio ou mesmo uma garrafinha de água com um cartãozinho do seu espaço, estimulando à todos que sigam sua empresa nas redes sociais, acessem ao seu site ou entrem em contato por email.
Entregue juntamente com o brinde, se possível, uma pequena cartinha perguntando a opinião do participante sobre o evento.O que ele achou? O que podia ser melhor? Participaria de novo? Ao perguntar essas informações, além de o participante se sentir valorizado, você obterá dados para mensurar o resultado da sua ação e, quem sabe, preparar um próximo evento ainda maior e melhor!
6 – Prepare-se para ter imagens incríveis desse dia
Contrate um fotógrafo ou disponibilize um funcionário que goste de bater fotos boas para coletar imagens deste evento e dos participantes! As melhores imagens podem ser divulgadas nas redes sociais da sua empresa, site e até mesmo email marketing.
Esse tipo de ação geram bons resultados nas redes sociais pois os participantes têm a tendência de ir atrás das imagens e compartilhar aquelas em que eles aparecem! É mais uma forma de divulgar o evento no estilo boca a boca.
Muitos podem também buscar seu estúdio nas redes sociais para ficar por dentro de outras atividades e aulões públicos, aumentando a presença da sia marca no mercado!
7 – Propaganda de pilates: Pomova uma ação de selfies no evento, check-in ou #hashtag
Estimule os participantes a fazerem check-in no seu evento do facebook ou baterem uma selfie utilizando alguma hashtag criada por você. Muitas empresas fazem essas ações em que, aqueles participantes que entrarem na brincadeira, ganham algum tipo de brinde ou lembrancinha, por exemplo.
Esse tipo de ação dá mais notoriedade para seu studio no mercado, por se destacar da concorrência e abrir espaço para estar próximo do público alvo, dialogando direta e abertamente com ele.
8 – Disponibilize uma ou duas pessoas para prestarem informações e coletarem contatos
O objetivo do aulão é fazer contato com o seu público alvo, fechar negócios e divulgar sua empresa. Para isso acontecer, é fundamental que você disponibilize no mínimo um funcionário para esclarecer dúvidas, prestar informações e coletar contatos de telefone ou email.
Essas informações coletadas serão, mais tarde, utilizadas em seu planejamento de marketing para converter os interessados em clientes.
Agora é colocar as mãos na massa e organizar um aulão público que ninguém vai esquecer. Aproveite as dicas que demos por aqui e bom trabalho!