3 passos para ser seu próprio chefe com um estúdio de pilates

Se existe um mercado hoje no qual o investimento é certo, esse é o mercado Fitness. A população está cada vez mais preocupada com a qualidade de vida, com os benefícios da alimentação saudável e com a prática de exercícios físicos diários. Academias e centros de saúde estão sempre sendo inaugurados.

Entre um dos assuntos mais comentados e procurados desse universo está o pilates, um conjunto de exercícios que visa reabilitar o corpo e dar a qualquer pessoa a chance de ter um físico mais condicionado e a mente mais equilibrada.

Aqui no Brasil o pilates pode ser ministrado por profissionais de educação física ou de fisioterapia. Já virou uma febre entre celebridades, jovens e adultos que querem melhorar o condicionamento e definir os músculos sem entrar na rotina, muitas vezes cansativa, de uma academia.

Por isso, centenas de estúdios nasceram e outra dezena de pessoas ainda estuda a possibilidade de abrir o seu próprio negócio e se tornar o próprio chefe. Mas você sabe como deve fazer isso?

Para te ajudar, montamos um passo a passo do que é necessário para tornar o seu desejo uma realidade.

Saiba como funciona um estúdio de pilates

Você pode buscar uma consultoria ou até mesmo visitar os estabelecimentos de seu bairro. O importante é que você saiba do que um estúdio desse segmento necessita para atender ao público da melhor forma possível.

Normalmente é preciso ter bons aparelhos de pilates, colchonetes, banheiros ou vestiários e ar condicionado ou espaço ventilado e arejado para a prática da atividade física.

Além disso, se você optar por abrir um estúdio perto de um centro comercial ou de bairros com grande movimentação de empresas, é necessário que você tenha pelo menos dois chuveiros no estabelecimento, assim como armários, para que os alunos guardem seus objetos.

Aspectos legais e professores

A Anivisa é a responsável por estabelecer as normas dos registros e também da fiscalização de um estúdio de pilates. Você deve estar atento a isso. Entre as obrigatoriedades está a licença sanitária de funcionamento, que é emitida pela própria Vigilância, assim como um profissional habilitado, para que o negócio possa ser aberto.

Planeje

Nenhum negócio permite que você viva apenas dele se não existir um bom planejamento. Ele é o primeiro passo que devemos seguir na hora de investir boa parte do nosso dinheiro (ou até mesmo todo ele) em um novo empreendimento.

O ideal é que você tenha em mente quais são os custos iniciais para a abertura do negócio, a quantia que você necessita para manter o local aberto todos os meses e o tempo de retorno que terá para conseguir seu investimento de volta.

Para isso, saiba quais profissionais você tem que contratar e quais são os salários compatíveis com as funções. Verifique também, com relação às suas aulas de pilates, quais são os valores praticados no mercado.

Tenha em mente ainda que você precisará captar clientes. Então uma ação de marketing é necessária principalmente até que o negócio possa ser consolidado. Depois, você pode continuar investindo no marketing para fidelizar os alunos e expandir.

Normalmente o valor de investimento mínimo para a abertura de um studio de pilates é de aproximadamente 25 mil reais (podendo chegar até 100 mil ou mais), e gira em torno de despesas, taxas e salários, equipamentos e acessórios, adaptação ou aluguel de imóveis e também de capital de giro.

Dessa maneira, você consegue não apenas abrir o seu estúdio de pilates, mas também ter sucesso com o seu empreendimento e se tornar o seu próprio chefe.

Leia maisLeia mais
– Dicas de ouro para montar um studio de pilates
– Descomplicando o processo burocrático para abrir um studio

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre esse universo? Acesse o site da Kauffer e conheça equipamentos e acessórios que lhe ajudarão a vencer nesse negócio.

 

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.

    ×