Adaptar seu estúdio de pilates para atender pessoas de diferentes idades não é uma tarefa simples. Requer criatividade, bom gosto e, principalmente, conhecimento e bom senso.

No entanto, esse é um passo importante e benéfico para o seu negócio, pois demonstrará que você, como instrutor de pilates, se importa com a individualidade de cada aluno. O que é fundamental para aplicar o método de forma adequada.

Além disso, a decisão de adaptar um studio de pilates para diferentes idades, atendendo uma variedade distinta de público, pode servir para destacar o seu negócio dos concorrentes e, claro, atrair mais alunos para suas aulas.

Mas, como todo cuidado é pouco, é importante se atentar para algumas coisas mais específicas, para garantir um bom resultado e um bom retorno com essa ação.

Definindo o público

O Pilates, por ser uma atividade que trabalha corpo e mente, atrai e pode ser praticado por crianças, jovens, adultos e idosos. Ou seja, você pode atender um grande e variado público.

Então, antes de qualquer coisa, é preciso definir quem será esse seu público, para então planejar seu negócio: estúdio, espaço, equipamento necessário, aulas, entre outros.

Defina se você vai trabalhar com todos estes públicos ou com parte dele. Depois, comece buscando um ambiente propício, onde possa adaptar seu estúdio pensando na individualidade de cada um, de forma a contribuir para que o resultado dos exercícios seja satisfatório.

Considerando a decoração, organização, manutenção e limpeza, tudo deve estar em ordem para que o studio seja um lugar agradável para todos.

Espaço

O próximo passo é buscar um espaço adequado, que comporte seus equipamentos, acessórios e demais materiais, assim como seus alunos.

Você precisará de um lugar estratégico, que seja visível e que possa ser facilmente encontrado pelo seu público.

Também é preciso priorizar a experiência de seus alunos, valorizando o conforto, a segurança e o bem-estar de cada um. Afinal, não adianta oferecer pilates para diferentes idades e seus alunos não se sentirem confortáveis no seu estúdio, não tendo espaço para realizar os exercícios.

Ofereça também uma recepção acolhedora e confortável, com distrações adequadas para os alunos, com base nas idades. Para isso, planeje-se, pois com praticidade e economia é possível fazer com que a mesma recepção atenda satisfatoriamente à todos.

As aulas

Obviamente, suas aulas precisarão ser inovadoras, levando em consideração as particularidades e limitações impostas para pessoas de diferentes faixas etárias.

Como o objetivo dos exercícios de pilates é proporcionar benefícios para a saúde, o corpo e a mente de quem o pratica, é preciso que você invista em especializações para aplicar o método para crianças, jovens, adultos e idosos, dominando técnicas específicas para cada idade e perfil de aluno.

Você também deve organizar seu estúdio e criar suas aulas com base em seu público. Só assim conseguirá proporcionar benefícios reais e atender as necessidades individuais de cada um.

Os equipamentos

Assim como suas aulas, a escolha dos equipamentos e acessórios também será uma missão de muita responsabilidade e importância para você que busca atender um variado público.

Para acertar na escolha dos seus aparelhos, é importante levar em conta a segurança, o conforto e a durabilidade, independente do valor. Afinal, investir em aparelhos de qualidade será um grande diferencial para o seu estúdio, impactando diretamente em seus resultados.

Outro ponto que deve ser avaliado é quanto a ergonomia e o conforto dos estofamentos, para favorecer a execução dos movimentos. A estrutura dos aparelhos também deve ser robusta e os encaixes firmes.

Preocupe-se em adquirir aparelhos com estofamentos de material adequado, impermeável e que não seja danificado com o suor do corpo. A segurança e o conforto dos seus alunos devem ser priorizados neste momento. Por isso, investimenta nos aparelhos certos.

Algumas dicas para escolher bem seus aparelhos:

  • Tecidos náuticos: são muito utilizados e apropriados em razão da sua resistência e qualidade.
  • Alças e molas: devem ser confortáveis, mas firmes na aplicação de força, podendo ser adaptadas para os diferentes públicos. Os idosos, por exemplo, possuem músculos mais fracos ou debilitados, e não devem fazer tanto esforço para se abaixar na hora de praticar os exercícios. Então, tenha aparelhos adaptáveis.
  • Segurança: pesquise a opinião de pessoas que trabalham com diferentes públicos, sobre a segurança do aparelho e busque por indicações.
  • Estabilidade: avalie a estabilidade do seu aparelho. Isso fará a diferença para dar confiança aos seus alunos na hora de realizar os exercícios propostos.
  • Tamanhos: tenha acessórios próprios para cada aluno, como bolas, discos, meia-lua e demais materiais de diferentes tamanhos.

Pilates para diferentes idades

Veja algumas dicas do que levar em conta e de como aplicar o método pilates para diferentes idades, para aumentar o público do seu estúdio.

Crianças

Há quem defenda que pilates não é coisa de criança. Mas o Pilates Kids é um nicho de sucesso, embora ainda pouco explorado.

Claro que, para isso, é importante adaptar os exercícios com base na idade de cada criança, buscando tornar a atividade um momento de lazer, fazendo com que seja realizada de forma divertida e descontraída, como se fosse uma brincadeira.

Não há um consenso quanto a idade mínima para uma criança iniciar o pilates ou demais atividades físicas – há quem diga que a partir dos 5 anos, outros após os 12. O importante é avaliar cada uma e saber aplicar o método de maneira correta e leviana, sem exigir grandes esforços, já que eles ainda estão em desenvolvimento.

Para essa idade, ter acessórios coloridos, como bolas, discos, caixas, meia-lua e outros, é uma boa escolha.

Alguns benefícios de pilates para crianças, são: melhora postural, evitando problemas futuros, estimular a concentração, melhorar a coordenação, trabalhar a respiração, favorecer uma vida ativa, entre outros.

Além disso, oferecer pilates para crianças ajuda a atrair mães, pais, irmãos, e demais familiares, aumentando ainda mais o número de alunos do seu estúdio.

Adolescentes

No Brasil, segundo dados de junho de 2018 divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 81% dos jovens são sedentários. O que significa que não praticam atividades físicas regularmente.

Acredita-se que a tecnologia, que tem seus benefícios e malefícios, tenha favorecido esse comportamento, já que atualmente os jovens estão sempre conectados.

Em razão disso, muitos adolescentes estão acima do peso, com problemas de saúde e de postura.

Sendo assim, o Pilates pode ser uma ótima alternativa, proporcionando benefícios para a melhora da flexibilidade, aumento da força, equilíbrio, consciência corporal, correção postural, entre outras melhorias para a qualidade de vida, autoestima e saúde em geral.

Por isso, é importante estimular que os adolescentes pratiquem o método.

Adultos

Falamos em sedentarismo jovem, no entanto, os adultos também não estão longe dessa realidade. Ainda segundo a OMS, cerca de 21% dos adultos não praticam atividades físicas e vivem uma vida sedentária.

No entanto, com o avançar da idade, a falta de atividade física e cuidado com a saúde são ainda mais prejudiciais. E, por isso, ‘pensar saúde’ é ainda mais importante.

Para esse público, pensar em aulas que os desafiem progressivamente, respeitando o ritmo de cada um, fará toda a diferença. Ter aparelhos de qualidade e variar na proposta de exercícios também será importante.

Alguns dos principais benefícios do pilates para adultos, são: alívio de dores musculares, estresse e cansaço, aumento de força, equilíbrio e ânimo, vida mais ativa, através de exercícios que trabalhem a respiração e proporcionem melhorias para o corpo e para a mente, entre outros.

Além disso, para quem quer ser mais ativo e não gosta de praticar atividades como corrida e academia, o pilates é uma ótima alternativa.

Idosos

A população idosa no Brasil, ou seja, acima dos 60 anos, deve dobrar até 2042. É o que afirma o IBGE. Hoje, no Brasil, já são mais de 30 milhões. Ou seja, um grande público para atrair para o seu estúdio de pilates.

E, assim como as crianças, os idosos também fazem parte de uma faixa etária que requer atenção redobrada e avaliação minuciosa de cada caso.

Como geralmente possuem a musculatura mais frágil, menos força e flexibilidade, é importante que os exercícios propostos estejam de acordo com base nas individualidade de cada um, para proporcionar reais benefícios.

Na terceira idade, o pilates é muito indicado para fortalecimento da musculatura, equilíbrio, aumento de disposição, diminuição de dores e outros problemas. Por isso, o foco geralmente fica entre os citados acima.

Além de avaliar cada caso e ter um profissional capacitado para dar aulas ideais para essa faixa etária, é importante levar em consideração o histórico de saúde de cada paciente. Por exemplo, a osteoporose e demais problemas são comuns nessa idade e requerem um cuidado ainda mais especial para cada caso.

Conclusão

Como você viu, o pilates para diferentes idades é benéfico e faz a diferença. Mas deve ser pensado de maneira diferente para cada pessoa e grupos de pessoas.

De nada adianta começar a praticar o método e não fazê-lo da maneira correta, não é mesmo? Afinal, ninguém quer sair do pilates com dores ou outros incômodos.

Por isso, buscar treinamentos e profissionalização para aplicar o pilates para diferentes idades e diferentes públicos fará a diferença não apenas para sua formação e para o seu estúdio, mas para a vida dos seus alunos.

Também lembre-se que aparelhos de qualidade oferecem segurança, conforto e equilíbrio para todo perfil de praticante. Então aposte na qualidade, sempre.

Confira outros que podem te interessar:

Baby Pilates: Saiba como aplicar o método em seu studio

Pilates kids: tudo o que você precisa saber para trabalhar com a modalidade em seu studio

Pilates para idosos: um nicho que não deve ser ignorado

Pilates em família: você já pensou em trabalhar com esse nicho em seu studio?

Conteúdo atualizado em 22 de abril de 2019.

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.