A Faculdade Americana de Medicina do Esporte (ACSM, na sigla em inglês) realiza anualmente uma pesquisa mundial sobre as tendências para o ano que se inicia. Para o ano de 2020, a principal tendência identificada pela ACSM foi o uso de dispositivos vestíveis, como as fitbands e smartwatches. Na sequência, temos os treinos HIIT e treinos em grupos de 5 ou mais pessoas.
As tecnologias vestíveis não têm tanta adesão ainda no mundo do Pilates, porém outras tendências fitness listadas podem influenciar a prática e trazemos aqui para você as principais.
Tendências fitness que podem ser adotadas no seu studio de Pilates
Treinamento com pesos livres (4º lugar):
O método Pilates normalmente é mais associado a exercícios resistidos com o uso de molas. No entanto, é muito fácil e cada vez mais comum incorporar exercícios com pesos livres nas aulas dentro do seu studio.
Pesos livres podem ser halteres, kettlebells, caneleiras e toning balls, por exemplo. É importante saber exatamente a aplicação de cada tipo para obter o melhor resultado em trabalhos de fortalecimento e tonificação muscular.
Com pesos livres, é possível escalonar mais precisamente a evolução do treino do aluno, já que com as molas não há tanta precisão de regulagem. Assim, é mais fácil acompanhar a evolução do aluno.
Programas para terceira idade (8º lugar):
A expectativa de vida cresce mundo afora. Atualmente as pessoas vivem mais, trabalham mais e procuram ser ativas e saudáveis por mais tempo.
Estudos apontam que tratamentos hormonais com a prática de exercícios resistidos com molas como no Pilates são os mais eficientes no combate à osteoporose, por exemplo.
Em breve traremos um e-book especial justamente sobre esse assunto aqui!
Empregar profissionais certificados (10º lugar):
Uma das tendências fitness que mais crescem, segundo a pesquisa, é a contratação de profissionais certificados por instituições reconhecidas. Essa busca pela excelência profissional se reflete na entrega de um atendimento muito melhor aos seus alunos, garantindo que terão a orientação correta e de acordo com seus objetivos.
No método Pilates, a principal certificação é oferecida pela Pilates Method Alliance (PMA), que através do seu programa nacional de certificação no método certifica professores que atendam aos seus pré-requisitos de formação, além de serem aprovados na prova da entidade.
Atividades externas (13º lugar):
Já falamos aqui no blog sobre o potencial de utilizar aulões ao ar livre como uma estratégia de marketing. Com o resultado da pesquisa, reafirmamos o valor de levar seus alunos para fora do studio e ter um dia com mais integração com a cidade e a natureza.
Yoga (14º lugar):
O yoga voltou aos holofotes nos últimos anos como uma busca de equilíbrio físico e mental. A modalidade tem diversas apresentações, inclusive em programas que misturam yoga e Pilates em exercícios de solo e equipamentos.
Além de oferecer aulas de yoga no seu studio, uma alternativa para aderir a esta tendência fitness é buscar métodos que mesclam elementos das duas modalidades.
Crianças e exercícios (20º lugar):
As crianças estão se tornando cada vez mais sedentárias nos últimos anos. As causas são inúmeras, como a revolução digital e a questão de segurança nas grandes cidades. Fato é que atualmente os pequenos preferem um vídeo game ou celular a estar na rua brincando com os amiguinhos.
Oferecer treinamento para crianças é uma das tendências fitness para 2020 em consonância com a maior preocupação com o desenvolvimento de hábitos saudáveis, combatendo problemas como a obesidade infantil, ansiedade e o desenvolvimento de problemas posturais pelo uso prolongado de celulares.
Assim como com os idosos, oferecer aula para crianças exige cuidados especiais, mas costuma ser muito recompensador para os professores.
Conclusão
Como já falamos em outros momentos, um dos caminhos para ter um studio de Pilates que prospere como negócio é buscar diferenciação em relação à concorrência, oferecendo um valor maior do que o preço que se paga.
Estar sempre antenado às tendências fitness e estudar aquelas que cabem ou não no seu negócio é vital para se manter sempre atualizado. Oferecendo um serviço diferenciado, fica mais fácil para atrair clientela e reter o público que já está com você.