Com uma rotina cada vez mais cheia de afazeres e obrigações, os momentos para cuidar de si mesma(o) têm se tornado ainda mais importantes. Afinal, a saúde e bem-estar são fundamentais para atravessar as dificuldades do dia a dia com mais leveza.
O pilates consegue unir em uma única atividade o trabalho que direciona o equilíbrio do corpo físico, alívio nos pontos de tensão do corpo, auxiliando ainda na saúde mental. E é justamente por isso que o seu efeito no organismo é tão positivo.
Ao longo deste texto, você vai descobrir porquê o pilates é o exercício completo para quem está em busca de uma vida alinhada a saúde e bem-estar.
As vantagens do pilates para a saúde e bem-estar
Segundo o próprio criador, Joseph Pilates, a prática reúne em sua totalidade seis princípios como base, que são muito importantes para que haja sincronia com o todo na hora do exercício. São eles:
- Fluidez
- Respiração
- Concentração
- Controle
- Centramento
- Previsão
Logo, a busca por uma movimentação mais consciente do pilates está diretamente ligada a saúde e bem-estar. Veja abaixo os itens com os seus benefícios:
Melhora da coordenação motora: com o trabalho de consciência corporal, a coordenação motora se amplifica através da propriocepção.
Aumento da resistência física e mental: por ser uma atividade dinâmica, com foco na postura, respiração e elasticidade, a atenção é plena, e isso também trabalha a mente, além de fortalecer os músculos.
Alivia dores musculares: como ajuda na redução do estresse e trabalha o corpo de maneira integral, os resultados são mais evidentes nas áreas de tensões do corpo.
Aumento da flexibilidade: com o estímulo às articulações, o corpo vai se tornando mais flexível à medida que o tempo passa e a prática continua.
Melhora da concentração: ao incentivar uma movimentação suave e firme, o corpo se acostuma a focar no momento presente durante a prática.
Corrige problemas posturais: através do trabalho consciente do corpo e musculatura da coluna, a tendência é que a postura seja corrigida com o tempo de prática.
Tonifica musculatura: o pilates também é uma atividade que exige a sua força, e por isso, haverá definição e ganho de massa muscular.
Menor atrito nas articulações: todos os exercícios são pensados de modo a ter o mínimo impacto com as articulações, promovendo menor atrito.
Como a prática está diretamente relacionada à respiração consciente, focamos muito mais em cada movimento, deixando o inspirar e expirar em sincronia com o exercício.
As técnicas de meditação, por exemplo, utilizam o foco na respiração exatamente pelo seu poder em auxiliar o indivíduo na presença. Trazendo inclusive, calma e foco.
Além disso, a prática de exercícios libera a endorfina, conhecida popularmente como o hormônio da felicidade. Que ajuda a aliviar o estresse, tensão e ansiedade e, consequentemente, colaborando com a saúde e bem-estar.
Sobre o pilates e como começar
Como você pôde perceber, a prática comprometida com o pilates é capaz de elevar a qualidade de vida do indivíduo de formas surpreendentes. Instigando o aluno a buscar sempre o seu melhor, num ambiente onde não competição, somente a busca em melhorar a si próprio gradativamente, de maneira equilibrada.
Vale ressaltar que qualquer pessoa pode praticar o pilates, seja ela atleta ou sedentária. Todas as idades são bem vindas e seja em qual momento da vida estiver, há sempre um benefício em se dedicar-se a essa tarefa.
Agora que você já sabe como essa atividade é capaz de auxiliar na saúde e bem-estar de todos, vai poder cuidar de maneira integrada do seu corpo. Se curtiu este conteúdo, siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades.
A Kauffer Pilates está sempre em busca de conteúdos relevantes para trazer para você, leitor. Estamos no Instagram e no Facebook.