Um instrutor de pilates deve saber lidar com diferentes tipos de corpos, equipamentos e precisa saber como modificar os exercícios para melhor atender às necessidades de cada aluno.
Não fazer isso corretamente pode levar à insatisfação do aluno, fazendo com que ele desista da prática do exercício. Por isso é tão importante para o profissional cuidar da organização das aulas. Mas como ser um profissional de pilates organizado?
Escolha a sua ferramenta de anotações
Use um aplicativo de celular, tablet ou uma planilha de excel que possa ser acessada facilmente pelo celular. A vantagem de um aplicativo é que ele é capaz de categorizar compromissos, possui alerta de prazos e permite o compartilhamento de dados entre integrantes da equipe.
Além disso, um aplicativo permite alterar e inserir dados rapidamente e de maneira dinâmica, facilitando o dia a dia do instrutor de pilates.
Anote todos os dados dos alunos
A beleza do pilates é que os exercícios podem ser modificados para atender às necessidades de cada aluno. Mas com uma classe cheia de diferentes tipos de pessoas, com diferentes condições e capacidades, pode ser difícil se lembrar da necessidade de cada um.
Por isso, dados importantes sobre os alunos e sobre os exercícios devem ser anotados imediatamente ao fim de cada aula. O instrutor também deve lembrar-se de anotar quaisquer condições físicas ou limitações que deva estar ciente.
Anote feedbacks e aulas demostrativas
Os instrutores de pilates são embaixadores do método e precisam ser ativos nesse papel. Como tal, os instrutores precisam aprender a manter os seus alunos atuais e atrair novos. Isto significa obter feedbacks dos alunos da classe e anotar esses dados para criar aulas especiais que os estimulem a voltar.
Um professor de pilates também deve aprender como conduzir aulas demonstrativas eficazes, tanto dentro como fora dos locais onde dá aulas, para obter novos alunos interessados.
Agende as aulas demonstrativas com uma frequência média de uma vez a cada duas semanas e marque a divulgação para a semana anterior.
Mantenha uma programação sempre estimulante
É sempre bom ter em mente que organização não significa estagnação! O pilates é comumente estruturado em um sistema variado de exercícios. Uma das melhores maneiras de manter seus alunos interessados é modificar a programação frequentemente. Um instrutor não pode continuar fazendo as mesmas rotinas sempre e sempre, ele deve sempre propor novidades.
Algumas dicas simples de programação incluem a adição de adereços como bolas ou bandas de resistência a uma classe, ou a criação de turmas para alunos específicos, como gestantes ou maratonistas. Anote todas as modificações propostas e se lembre de alterar a rotina de exercícios de acordo com a evolução dos alunos.
Verifique se os seus alunos estão se divertindo, isso é fundamental. Os alunos devem desfrutar do exercício que estão fazendo e o instrutor precisa ajudá-los a encontrar algo de que gostem em cada tarefa que estão realizando naquele dia em particular.
Leia mais
– Como organizar as aulas do seu estúdio de pilates
– A importância do feedback para os alunos de pilates