A oferta de acessórios de pilates é vasta. Na lista estão: Bolas, Bolas-feijão, Bosu, Espaldar, Disco de Equilíbrio, Disco Inflável, Flex Ring, Meia-lua, Meia-lua invertida, Overball, Faixa elástica, Orb+,Toning Ball, Step Barrel, etc. Entre tantas opções disponíveis, como saber quais acessórios de pilates escolher para o seu studio?
Pensando nessa questão, a Kauffer ouviu a profissional de pilates Soraya Lima, proprietária do studio PSM – Pilates Solo Multifuncional, que elencou os cinco acessórios mais utilizados por profissionais de pilates.
Confira nosso top 5:
1. FAIXA ELÁSTICA
A Faixa Elástica é um dos acessórios de pilates mais populares. Utilizada em exercícios de resistência, é possível encontrá-la em diversos tamanhos, cores e níveis de resistência. Permite exercitar, fortalecer e tonificar o corpo. Pode ser utilizada em conjunto com outros acessórios.
Um dos exercícios que a profissional Soraya Lima faz com a faixa é mesclado também com o acessório Bola. O aluno fica sentado na bola (com o tamanho adequado para a altura), com as pernas em 90°, e utiliza a faixa para trabalhar a força de mão.
2. BOLA
O acessório de pilates Bola, também conhecido como Bola Suíça, pode ser encontrado nos tamanhos: 45 cm, 55 cm, 65 cm, 75 cm e 85 cm. O tamanho adequado é definido de acordo com a altura do aluno.
Muito utilizada não apenas no pilates, como também no yoga e na cinesioterapia, a Bola também pode ser mesclada a outros acessórios.
Existem diversas práticas possíveis com a Bola. Soraya cita um dos exercícios que costuma aplicar na posição de decúbito dorsal, também chamada de supina, que é quando a pessoa fica deitada com a barriga voltada para cima.
Ela explica que o aluno coloca a bola de 45 cm entre as pernas, trabalhando o abdômen. Ele faz movimentos circulares, de descida e subida, apertando a bola entre as pernas, trabalhando assim também os músculos adutores.
3. BOSU
O Bosu é um acessório de pilates que tem o formato de uma meia-bola. Ele permite a aplicação de exercícios que não são possíveis com bolas inteiras. Ele permite a prática de atividades de fortalecimento muscular e flexibilidade.
Versátil, o acessório pode ser utilizado dos dois lados, tanto na parte oval quanto na plana. Nas práticas, o equilíbrio sempre é trabalhado, o que permite o desenvolvimento de uma consciência corporal, benefícios para a coordenação e eficiência neuromuscular.
A profissional Soraya utiliza-o em práticas conjuntas com variações de acessórios. Uma delas é o agachamento, com o aluno em cima do Bosu e segurando uma Bola nas mãos.
4. OVERBALL
Entre os acessórios de pilates mais utilizados nas práticas também está o Overball, que é conhecido por alguns como Soft Gym. É uma bola bem menor do que o acessório Bola, do qual que já falamos neste post.
Ele é utilizado em práticas de pilates, yoga, treinamento funcional e alongamentos. Entre as finalidades estão: equilíbrio, resistência muscular e modelação de glúteo, coxas e barriga.
Soraya explica que o acessório pode ser utilizado em práticas na posição de decúbito ventral, quando o aluno fica deitado com a barriga para baixo. Ela cita um exercício para o glúteo, em que a perna prende o Overball junto ao glúteo e faz a movimentação curta de subida de perna, com a cabeça apoiada no chão.
5. TONING BALL
O Toning Ball, também chamado de Bola com Pesos, é o último dos acessórios de pilates do nosso Top 5. Pode ser encontrado em diferentes tamanhos, pesos e cores. É uma bolinha pequena, emborrachada e macia, com areia e ar por dentro.
Os exercícios utilizando esse acessório podem ser tanto com um só item quanto com um par. A profissional Soraya costuma utilizar o acessório com o aluno na posição de ortostase. O aluno fica em pé, de forma anatômica, no chão ou no Bosu, e então as Toning Balls são utilizadas para trabalhar bíceps e tríceps.
Uso dos acessórios de pilates
Apesar de os acessórios não ocuparem muito espaço e serem fáceis de carregar, a profissional de pilates Soraya Lima, dona do PSM – Pilates Solo Multifuncional, não recomenda que pessoas leigas o adquiram para utilizar em casa, sem a observação detalhada de um instrutor.
“As práticas envolvem expiração associada a cada movimento, e cuidados com a coluna e as articulações”, justifica.
Training Pilates
Para os profissionais que buscam uma formação que abranja o pilates solo, o studio PSM disponibiliza nas cidades de Natal/RN, Salvador/BA e Rio de Janeiro/RJ o curso PSM – Pilates Training (Formação em Pilates associada ao Pilates Solo Multifuncional).
De acordo com o período de treinamento e estágio dos alunos, a carga horária varia de 230 a 480 horas/aula. As turmas podem ter entre seis e 20 alunos. O curso aborda:
- Pilates Clássico Original;
- Método PSM (Pilates Solo Multifuncional, um processo que acelera o condicionamento e a reabilitação), seguindo fielmente todos os fundamentos do Pilates Clássico criado pelo mestre Joseph Pilates;
- Contrologia, que é o próprio processo do método.
Leia mais
– A importância de uma boa formação no pilates
– Por que praticar a contrologia?
Diversos acessórios de pilates são utilizados durante o curso, inclusive todos os do nosso Top 5. São usados também os que são pertinentes para criações de movimentos seguindo a tríade Power House.
O termo é utilizado para designar a coordenação mecânica respiratória do diafragma com a sinergia dos músculos abdominais, multíferos e períneo, estabilizando a coluna lombar. Para mais informações sobre o curso e as inscrições entre em contato pelo WhatsApp (71) 99984-1969.