Aula de pilates para idosos

Você já reparou que uma parte significativa do público que faz pilates é composta por idosos? Eles são muitos, e a cada ano estão vivendo mais. Com isso, já passou pela sua cabeça que investir em pilates para idosos pode ser um bom negócio?

Se não passou, talvez você precise conhecer alguns dados. Você sabia que a expectativa de vida do brasileiro, em pouco mais de um século, aumentou em 126%? De acordo com estatísticas do IBGE, atualmente ela está em 75,5 anos, mas já foi de 33,4 em 1910.

Esses dados mostram que o público idoso está cada vez maior e representa um potencial que não deve ser ignorado.

A fisioterapeuta e profissional de pilates Mariela Cajá, dona do Espaço Corpo Ativo, sabe bem disso. Em seu studio, cerca de 70% do público é composto por pessoas da melhor idade. Ela acredita que a maior parte das pessoas que praticam pilates, de uma forma geral, são idosos.

No seu entender, esse crescimento da população idosa mostra que é necessário que profissionais de diversas áreas, sobretudo da saúde, se voltem para esse público, a fim de proporcionar mais meios para que se alcance melhoras na qualidade de vida e na funcionalidade deles.

Entenda, neste post, o que eles procuram no método, o que é preciso para trabalhar com pilates para idosos, quais as vantagens e desvantagens disso, e conheça um pouco da experiência de quem escolheu esse caminho.

O que eles buscam?

A procura do pilates para idosos, segundo Mariela, tem objetivos equilibrados entre reabilitação e condicionamento físico. Para ela, na maior parte dos casos, um acaba complementando o outro, ainda mais porque os idosos estão vivendo cada vez mais e buscam viver melhor.

“Existe a procura motivada pela reabilitação, mas também a busca por melhorias no condicionamento físico é crescente. Muitas vezes a reabilitação com o pilates permite um retorno à atividade, e possibilita uma continuidade ao desenvolvimento do condicionamento físico”, afirma.

Cuidados

Idosos são um público que merece um cuidado diferenciado. Quando envelhecemos, não conseguimos manter aquele “vigor da juventude” que um dia tivemos. Nessa fase da vida, muitas vezes, nosso corpo também pode estar mais debilitado por certas doenças comuns da idade.

Assim, ao se trabalhar com um studio focado em pilates para idosos, é importante ter alguns cuidados a mais:

  • Saúde: Se informe sobre a saúde geral do seu aluno idoso;
  • Contato: Tenha sempre um número para contato em casos de emergências e intercorrências;
  • Geriatra: Tenha contato com a equipe médica, sobretudo com o geriatra faz o acompanhamento do idoso;
  • Exames: Se atualize sobre os exames de rotina e check-ups, para saber sobre qualquer alteração significativa que venha a acontecer no estado geral de saúde do aluno;
  • Rotina: Informe-se sobre as atividades de rotina do idoso;
  • Medicações: Pergunte sobre as medicações que o aluno usa e os horários em que faz esse uso. Alguns remédios podem ter pico de efeito no período da atividade. Esse é um fator que pode atrapalhar ou melhorar, dependendo do caso;
  • Pressão: Tenha no studio meios de monitorar a pressão arterial, batimentos cardíacos e oximetria, ou então oriente o idoso nesse sentido;
  • Conhecimento: Se informe sobre as mudanças que o organismo passa ao chegar na terceira idade, envolvendo toda a complexidade e globalidade;
  • Limites: Tenha respeito com os limites e com a individualidade de cada aluno, não importa se ele tem 60 ou 90 anos, se é um idoso saudável ou com patologias.

Vantagens desse público

Você percebeu, no tópico anterior, que para trabalhar com pilates para idosos precisará ter alguns cuidados extras. Deve então estar se perguntando: será que compensa focar nesse público? A nossa entrevistada Mariela Cajá, que tem uma sólida formação e vivência no pilates, garante que sim.

Ela cita como vantagem o público ser vasto e de boa maturidade. Além disso, os idosos compreendem bem a necessidade da atividade continuada e os benefícios atingidos a curto, médio e longo prazo.

Esses fatores, de acordo com Mariela, tornam os alunos mais fiéis e assíduos ao studio. “Eles valorizam a evolução que atingem a cada aula, e isso também me motiva. É fantástico!”, vibra ela.

Desvantagens

Se existe algum ponto negativo em se trabalhar com pilates para idosos, Mariela não é capaz de encontrá-lo. Ela assegura que não consegue enxergar desvantagem alguma em focar o studio de pilates para esse nicho.

De acordo com a profissional, é natural que quem opta ou direciona seu trabalho para idosos não deva realizar aulas com três ou mais alunos no mesmo horário para um único instrutor.

“Tem quem enxergue isso como desvantagem, mas eu não vejo assim. Vejo como possibilidade de se ter mais qualidade no trabalho feito, podendo ainda oferecer o diferencial de aulas individuais VIPs, por exemplo”, afirma.

Repassando vivência

Quando se vai começar a entrar em determinado nicho, é sempre bom poder contar com conselhos e com a experiência de quem já faz isso. Felizmente para você leitor, nós encurtamos a distância entre você e alguém com uma boa experiência em pilates para idosos, a Mariela.

Interesse

Ela diz que o que despertou o interesse dela em trabalhar com pilates para idosos foi o fato de gostar muito de interagir, trocar e cuidar da saúde deles. Isso além do fato de almejar atender a uma necessidade que só tem aumentado.

Mariela diz que é um aprendizado diário, e que a cada dia se inspira mais e aprende um pouco sobre essa jornada chamada vida.

Galeria de fotosConfira a galeria de fotos das aulas de pilates para idosos

Conselhos

Mariela lembra o profissional de pilates que o tempo e o ritmo dos idosos são diferentes, então é necessário uma dose extra de amor, paciência e dedicação.

“Existe uma necessidade maior do instrutor em adaptar os exercícios a cada aluno idoso, sendo assim mais importante as atualizações e especializações nessa área”, assegura.

O conselho dela final dela é: seguir em frente buscando sempre a qualificação do trabalho. Também é importante uma dedicação diária, muito estudo aprofundado e amor e respeito para com essa linda turma da melhor idade, que está vindo com tudo!

A proprietária do Studio Pilates Luana Antunes dá seu parecer sobre o tema!

Luana afirma que 90% dos praticantes da terceira idade que frequentam seu estúdio buscam qualidade de vida. Eles desejam poder se locomover com facilidade, sem o uso de bengalas e equilibrar-se com firmeza para evitar tombos e diminuir as dores articulares, principalmente.

Poucos desses alunos buscam o Pilates somente por questões estéticas ou por que “o médico mandou”. A maioria esmagadora está realmente preocupada e focada em seu bem estar e sua qualidade de vida.

Perguntamos a ela quais os cuidados que um estúdio e um profissional devem ter com esse público e luana nos responde:

Primeiramente cuidar com os tombos (alguns idosos são propensos a tombos em determinados exercícios), exercícios de impacto, cuidar com a respiração e conversar bastante com o idoso (eles necessitam de atenção).

A proprietária ainda afirma que as vantagens de se trabalhar com este público é que são fiéis. É um público frequente e compromissado, que geralmente não falta às aulas e passa longos períodos (meses, até anos) praticando o método. Em contrapartida afirma que, na maioria das vezes, a desvantagem de trabalhar com este público é que são por vezes teimosos.

Perguntamos ainda quais as maiores dificuldades que alunos da terceira idade encontram na prática do pilates?

Idosos estão mais propensos a sentir dores. As vezes, as dores musculares causadas pelo exercício desestimulam alguns deles. Isso dificulta o andamento das aulas, mesmo começando de leve. Se o aluno for sedentário ele tende a sentir dor muscular, e alguns não gostam de sentir dor nenhuma.

Luana ressalta que é imprescindível verificar as questões médicas antes de começar a praticar com um aluno da terceira idade. É fundamental saber quais remédios o mesmo está tomando, como é sua pressão e demais informações referentes à sua saúde.

Todo idoso precisa consultar um médico antes. Pedimos sempre que o médico nos envie uma carta com as contraindicações. Um aluno com pressão alta controlada, medimos antes da aula e depois, caso esteja alta não é recomendado fazer o exercício. Um idoso com a diabete a cima de 240 não pode fazer, precisa baixar antes, por isso importante medir a diabete. São alguns cuidados que farão toda a diferença para tais alunos.

Por fim, perguntamos à ela quais conselhos pode dar, como profissional, para outros instrutores que
desejam trabalhar com esse público e ela afirma, categoricamente:

Primeiramente, certifiquem-se que você tem paciência, são pessoas que exigem mais de atenção e cuidados. Sempre fique atento as patologias e as doenças que o aluno tenha. Certifique-se que o aluno está seguro para fazer aula. Comece sempre com exercícios simples e devagar.

Se quiser conhecer melhor o trabalho da Luana, acesse o Facebook e o Instagram do Studio Pilates Luana Antunes e converse diretamente com a proprietária!

Leia maisLeia mais
– Como adaptar um estúdio de pilates para diferentes idades
– Defina um público-alvo para seu studio e diferencie-se da concorrência

E então, o que você achou da ideia de focar no pilates para idosos e trazer esse público para o seu studio? Se você se animou, comente aqui no post!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.

    ×