O sucesso e a evolução educacional são os objetivos mais importantes para qualquer aluno, independente do que é estudado e praticado. Para a conquista do êxito, diversos fatores precisam ser trabalhados. No entanto, nem sempre é possível observar o caminho a ser seguido sem a ajuda de alguém com embasamento adequado.
Quem pratica pilates, por exemplo, além de se dedicar a essa atividade, precisa receber feedbacks dos profissionais para uma autoavaliação e busca por melhorias em pontos específicos.
Mas e você, sabe qual é o papel do feedback para os alunos de pilates, e como ele deve ser dado? Veja a seguir mais detalhes sobre o assunto.
O que é o feedback?
O feedback representa basicamente uma sugestão ou crítica, que pode ser pessoal ou profissional, e é geralmente visto de forma construtiva para promover a melhoria contínua.
Como uma forma de comunicação, o feedback geralmente é dado de maneira escrita ou falada, como por exemplo um elogio, uma análise e até mesmo como uma opinião dada a outra pessoa ou grupo.
Dentro de qualquer segmento educacional, o feedback é visto como um fator de grande importância para que profissionais possam dar retornos aos seus alunos, de modo a motivá-los e auxiliá-los no melhoramento contínuo.
Para a área de pilates não é diferente. Dessa forma, o feedback tem a função de orientar os alunos a buscarem a eficiência na prática das atividades.
Importância do feedback para o aluno
Quando um aluno passa a frequentar aulas de pilates, é fato que ele busca evoluir com a prática. Porém, além de observar o próprio desempenho, o aluno precisa receber retorno do profissional que o acompanha para saber se está no caminho certo e o que pode ser melhorado.
O feedback para os alunos de pilates também ajuda para que eles não se sintam perdidos ou esquecidos durante as aulas, gerando desmotivação para a prática dos exercícios.
Importância do feedback para profissional
Além de possuir grande importância para os alunos, o feedback também tem relevância para o profissional que pratica esta ação. Com isso, dar feedbacks demonstra que o instrutor está dedicado a atender cada aluno de maneira única, conforme as características dele, apresentando-se como alguém que está disposto a auxiliar na melhor qualidade de vida das pessoas.
Vale destacar ainda que os profissionais que praticam o feedback tendem a ganhar a admiração dos alunos, que passarão a indicá-lo a outras pessoas como sendo profissionais dedicados e comprometidos com o bem-estar dos praticantes de pilates.
Como dar feedback para os alunos?
Quem possui estúdio de pilates sabe que a comunicação com os alunos é essencial para manter um bom relacionamento e auxiliá-los no progresso contínuo das atividades.
De qualquer modo, muitos profissionais podem sentir dificuldade em dar feedback aos alunos. Para isso, algumas dicas podem ser seguidas:
- Busque a comunicação adequada conforme o perfil de cada aluno;
- Procure não demorar nos feedbacks e realize-os com frequência;
- Apresente ao aluno os pontos mais relevantes;
- Tenha cautela com as comparações;
- Comece com os pontos positivos e, posteriormente, aborde o que precisa ser melhorado;
- Seja objetivo e honesto ao dar feedback;
- Demonstre estar sempre aberto para conversar;
- Dê espaço para o aluno se expressar;
- Dê feedbacks práticos, demonstrando de maneira interativa o que pode ser melhorado.
Sem dúvida, a comunicação é o principal meio para que as pessoas possam trocar informações de modo a buscarem um objetivo em comum. Dessa forma, o feedback apresenta-se como um recurso de grande importância para que profissionais possam guiar os alunos, mostrando pontos positivos e negativos, além dos fatores a serem ajustados em cada circunstância.
Outro ponto a ser destacado é que a falta de feedback tende a deixar alunos desorientados e desmotivados para a prática de qualquer atividade. Deste modo, quem possui estúdio de pilates deve estar atento ao nível de atenção e retorno que é dado aos alunos, que poderá refletir diretamente na satisfação deles em relação aos profissionais e ao estúdio.
Leia mais
– Por que você deve se importar com a opinião dos seus alunos?
– Vantagens de se estabelecer um relacionamento de qualidade com os alunos
Gostou das dicas? E você, como realiza o feedback para os alunos de pilates? Deixe seu comentário abaixo!