Já teve a curiosidade sobre o que pensam os alunos do seu studio de pilates? Conhecer o nível de satisfação deles vai além da questão de fidelização. A opinião dos alunos também têm o poder de promover o studio e incentivar outras pessoas a buscarem por ele.
Veja os detalhes a seguir e entenda porque este assunto é tão importante para o seu studio:
O poder da voz do cliente
Independente do mercado em que se atua, é fato que a opinião do consumidor possui grande peso sobre uma marca, produto ou serviço. Um feedback positivo influencia outros consumidores, e vice-versa.
No studio de pilates não é diferente, já que a opinião dos alunos poderá promover a marca da empresa e ajudar a conquistar novos clientes ou então depreciá-la. Portanto, vale a pena estar sempre atento à qualidade do serviço prestado, porque a opinião de um único aluno pode afetar muitas pessoas.
Promovendo a opinião dos alunos
Quando um studio de pilates atua com qualidade e é apreciado por seus alunos, é possível se beneficiar muito com isso. Por isso, recomenda-se criar canais para divulgar a opinião dos alunos e incentivá-los a dar seus depoimentos sobre o studio. Algumas dicas são:
- Crie uma página no site do studio aonde os alunos poderão avaliar e opinar sobre as aulas, o atendimento, os professores, entre outros assuntos;
- Utilize as redes sociais para expor a opinião dos alunos atuais de seu studio. Um bom exemplo são as páginas do Facebook;
- Crie pesquisas internas para conhecer a satisfação de seus clientes. Utilize o tradicional formulário em papel ou envie as pesquisas para o e-mail dos alunos;
- Caso seu studio possua jornais ou folders informativos, utilize esse espaço para divulgar a opinião dos alunos.
Evite a insatisfação
Conforme citado, uma única opinião negativa pode trazer prejuízos ao studio. Então, para evitar desconfortos, evite a insatisfação dos alunos com as seguintes dicas:
- Atenda bem seus alunos independente do ritmo do studio;
- Saiba ouvir;
- Antecipe-se aos problemas. E se acontecer, resolva-os o mais rápido possível;
- Para evitar transtornos, procure sempre documentar tudo;
- Mantenha os clientes sempre bem informados.
Siga estas ações e saia por cima
- Aprenda a dialogar durante qualquer conflito;
- Deixe claro que a opinião do aluno é muito importante e você irá avaliar o feedback e procurar melhorar o que foi questionado;
- Procure sempre transformar as críticas em construtivas;
- Aja rapidamente para resolver o problema;
- Incentive o aluno a reavaliar a opinião dele;
O seu studio vai se tornar passível de credibilidade quando os alunos tiverem voz. Afinal, levar o bem-estar a quem quer que seja sempre é primordial em qualquer empreendimento.
Portanto, esteja sempre atento. A qualidade do serviço prestado não só auxilia na fidelização do aluno, mas também ajuda na conquista de novos clientes.
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