Ter presença digital, inegavelmente, é uma das melhores formas de atrair clientes para o seu studio e cultivar o relacionamento com os alunos. Para isso, redes sociais de studios de pilates precisam ser nutridas. A utilização de conteúdos visuais, nesse contexto, torna-se um fator primordial para o sucesso. Por isso hoje nós vamos te ensinar a criar artes gráficas sozinho!

Hoje em dia há recursos para quem não domina ferramentas de design como o CorelDRAW, o Illustrator ou o Photoshop, o que provavelmente é o seu caso, já que você é um profissional de pilates. Um desses recursos se chama Canva. Elaboramos um tutorial para te ensinar a como utilizá-lo para criar artes para posts em redes sociais de studios de pilates.

Vamos colocar a mão na massa?

1 Crie uma conta no Canva

Para começarmos, o primeiro passo é você se cadastrar no site www.canva.com/pt_br. Você verá opções para se logar com sua conta do Facebook, do Google ou cadastrando o seu e-mail.

redes sociais de studios de pilates
Efetue o seu login por uma de suas contas ou se cadastre e vamos adiante!

2 Escolha a finalidade do design

O Canva vai te apresentar diversas opções interessantes, como montagem de fotos, redes sociais, apresentação, cartaz, post para o Facebook, imagem para blog, entre outras, como você pode observar na imagem abaixo.

redes sociais de studios de pilates

Todas elas são boas opções que você terá à disposição a qualquer momento, para diversas estratégias de marketing do seu studio. Mas como o objetivo hoje é a criação de uma arte para postagens em redes sociais de studios de pilates, vamos prosseguir com a opção Redes sociais.

3 Escolha o layout

Você poderá escolher entre diversas opções de layouts prontos. Fora os que já estão expostos quando a tela se abre (imagem abaixo), você também poderá escolher outros, clicando na setinha ao lado de “Layouts do Canva”. Mas para ter essas opções a mais você terá que fazer um upgrade da conta. Existe a possibilidade de fazer um teste grátis por 30 dias.

redes sociais de studios de pilates

Verifique se os layouts já disponibilizados gratuitamente suprem a sua necessidade, se estão de acordo com o conteúdo que você quer publicar em redes sociais de studios de pilates e, caso não estejam, avalie a opção de upgrade.

Em todas as opções do Canva você irá se deparar com elementos gratuitos e pagos. Sempre verifique o que compensa mais para você.

Quanto ao layout, ao escolher um você também tem a opção de deletar alguns elementos dele que não fazem sentido para os seus objetivos e manter só as partes que lhe interessam. Por exemplo, o layout de coelhinhos com bandeirinhas pode facilmente virar um de festa junina.

Então clique sobre o layout que deseja, delete os elementos que não lhe interessam e vamos para o próximo passo!

4 Escolha imagens

Para acrescentar imagens ao layout, você deve ir na opção Buscar e colocar algum termo de pesquisa que faça sentido para o tipo de publicação que você quer fazer, como “pilates”, por exemplo. Você terá a opção de fotos e ilustrações.

redes sociais de studios de pilates

5 Adicione elementos

Agora chegou o momento de incrementarmos o layout para os posts do seu studio! O Canva te dá a opção de adicionar elementos ao layout, como formas, linhas, gráficos, ícones, entre outros.

redes sociais de studios de pilates

Você pode utilizar quantos elementos quiser, porém não exagere. Tenha sempre cuidado com a poluição visual. Posts de studios de pilates em redes sociais devem ser agradáveis, já que são voltados para um público interessado em bem-estar.

6 Coloque um texto

O próximo passo é a criação de um texto para a sua arte, para passar a mensagem que você quer transmitir. Se você está fazendo um post ligado a uma data sazonal, como por exemplo festa junina, você pode escrever frases do tipo “Venha para o arraiá do pilates”. Se for uma publicação do dia a dia, você pode utilizar frases motivacionais do tipo “Troque suas dores por músculos”.

O Canva te oferece várias alternativas de fontes tipográficas, veja a imagem abaixo:

redes sociais de studios de pilates

Escolha a fonte para a sua arte de forma cuidadosa. As fontes sem serifa (serifa é aquele risquinho embaixo da letra) são mais legíveis, portanto são melhores opções. É importante também que as suas publicações sigam um padrão, uma identidade visual. Então escolha uma fonte para utilizar não só nesta, mas em todas as suas artes futuras.

Você deve ter percebido que as alternativas disponíveis costumam usar dois tipos de tipografias e tamanhos diferentes. Isso é interessante porque cria um destaque. Você tem a opção de deletar uma delas, mas em geral o resultado fica mais atrativo mantendo as duas.

Depois de escolher a fonte, ajuste o texto sobre a imagem e não esqueça de colocá-lo em um tamanho que facilite a leitura. Também não coloque uma quantidade de texto muito grande.

Para alterar a cor da fonte ou realizar outros ajustes nela, clique com o mouse no texto que você escreveu. Aparecerá para você uma barra de opções na parte superior, como na imagem abaixo.

redes sociais de studios de pilates

Selecione com o mouse a parte do texto que você quer modificar e utilize as opções da barra para alterar a cor e executar outros ajustes. Sempre que você utilizar cores lembre-se da identidade visual do seu studio de pilates.

7 Escolha um fundo

Uma outra alternativa legal que o Canva te dá é a de trocar o fundo do layout.  Na opção Fundo, no menu lateral esquerdo, você encontrará uma infinidade de opções.

redes sociais de studios de pilates

Você pode ir clicando em todos os que achar que combinam com a sua arte. O fundo dela vai se alterar automaticamente a cada opção clicada, então você pode observar qual fica melhor.

Se nenhum lhe agradar, você pode optar por manter o que já estava. Para isso use as teclas Ctrl + Z, e vá desfazendo todas as alterações de fundo.

8 Faça upload do logo do studio

A arte para redes sociais de studios de pilates que você está criando já está quase pronta. Vamos agora à última opção do menu. Em Uploads você consegue subir para o Canva imagens que estão no seu computador, no Facebook ou até comprar uma.

O ideal é que você utilize essa opção para fazer o upload do logotipo do seu studio, e acrescentá-lo à arte que você está criando.

9 Baixe a sua arte

Quase lá! Agora só falta baixar a sua arte! Para isso utilize o botão Baixar, do lado direito do menu superior. Você terá algumas opções de formato para salvar o arquivo, veja:

redes sociais de studios de pilates

Como a arte é para redes sociais, o formato recomendado é o PNG, que é leve e, embora tenha qualidade menor, é o suficiente para a internet. Se algum dia você for criar uma arte para impressão, utilize PDF ou JPG.

Caso você tenha usado layout, imagens, elementos, fontes ou fundos pagos, ao clicar no botão Baixar serão apresentadas a você três opções: uso único, múltiplo ou estendida.

No uso único você adquire os elementos apenas para a arte que você criou. No múltiplo você pode utilizá-los em todos os designs que fizer no futuro. Na estendida você tem as vantagens do uso múltiplo com direitos estendidos para impressão, revenda e múltiplos usuários.

redes sociais de studios de pilates

Caso então você tenha utilizado elementos pagos, escolha o plano que compensará mais para você, levando em conta a quantidade de vezes que você pretende utilizar o Canva no futuro e o tipo de uso que você quer dar às suas artes.

Depois escolha a forma de pagamento,  informe os dados necessários e clique no botão Comprar e baixar.

Arte finalizada!

Prontinho! Viu como você mesmo pode criar uma arte para postar em redes sociais de studios de pilates? E mesmo se você utilizar elementos pagos, ainda é mais barato do que o gasto de contratar os serviços de outra pessoa.

É claro que essa opção econômica é mais válida para studios pequenos, que precisam controlar bem o orçamento. Quanto mais uma empresa cresce mais ela sente a necessidade de contratar profissionais bem qualificados para funções como design e marketing.

Mas no começo e enquanto você precisar enxugar os custos, ferramentas como o Canva são um bom quebra-galho para você ir alimentando as redes sociais do seu studio de pilates com conteúdos visuais.

Leia maisLeia mais
– O que postar na fanpage do seu studio de pilates?
– Por que seu studio deve ser ativo no Instagram?

O que você achou do nosso tutorial do Canva para a criação de conteúdos visuais para redes sociais de studios de pilates? Comente a sua experiência com a gente!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.