Se você está montando ou pretende montar um estúdio de pilates, há muitos detalhes que necessitam de atenção. A ambientação é um capítulo à parte, porque trata-se de um espaço para promover a saúde e o bem-estar, e toda a decoração vai ajudar muito a entregar isso.

Além do piso, paredes, janelas, almofadas, móveis e objetos de decoração, a iluminação do estúdio de pilates também exige uma atenção especial. Afinal, o tipo de luz vai influenciar diretamente na sensação de paz e harmonia dos seus clientes.

Toda a beleza e a harmonia do seu estúdio de pilates serão valorizadas ou não de acordo com a iluminação que você escolher. Na hora de definir a luz, além do aspecto beleza, você deverá levar em conta a funcionalidade do espaço e o conforto que será proporcionado aos alunos.

As opções são muitas e variam de luz intensa, moderada e indireta, passando por aquelas mais difusas até as chamadas cênicas, uma alusão aos palcos de teatro e às telas do cinema.

Bem-estar e conforto no seu estúdio de pilates

Para saber o que vai ficar mais agradável no seu estúdio, lembre-se que a luz é importante, principalmente, para aqueles que não têm prazer em exercer atividades físicas. Muitas pessoas vão estar ali por recomendação médica, e ter a sensação de bem-estar e conforto será uma motivação a mais.

Pensando nisso, evite as luzes exageradas que acabam gerando pontos de luz nos olhos das pessoas e podem causar um desconforto emocional.

O ideal é que a luz venha de luminárias que tenham um design que esconda a lâmpada. Assim, a iluminação do estúdio de pilates será indireta, direcionada para o teto, podendo ser complementada por difusores.

Dependendo da localização do seu estúdio, pode haver a opção de contar com a luz natural. Ambientes iluminados pelo sol e pela luz do dia acalmam os nervos e transmitem uma sensação de saúde e vigor.

O contato visual com o meio externo também colabora para o bem-estar. E o meio ambiente também agradece.

Incidência da luz em todo o espaço

Tente evitar os ambientes muito fechados, nem que para isso você precise aumentar o tamanho das janelas, se for permitido pelo dono do imóvel, logicamente.

Se for viável, é interessante até destruir paredes que não tenham utilidade, buscando maior incidência da luz em todo o espaço.

Quando a luz artificial for necessária, seja no período da noite ou porque o ambiente não tem janelas, o tipo mais recomendado é a branca, distribuída de forma homogênea em toda a área. É o melhor jeito de promover sossego e relaxamento.

Para economizar na conta de luz, poupe energia elétrica dando preferência para as lâmpadas eficientes. Para iluminar bastante e consumir menos energia, use as lâmpadas fluorescentes que não causam ofuscamento e não produzem calor.

Saiba que a tecnologia de LED também é uma ótima opção para quem busca modernidade aliada à economia. Informe-se sobre os painéis ou tubulares de LED, que oferecem uma luminosidade mais amarelada.

Decoração harmoniosa

Iluminação-do-estúdio-de-pilates

Fique bem atento quanto a outros itens da decoração. De nada vai adiantar uma luz perfeita e adequada se outros elementos não estiverem em harmonia.

Escolha cores suaves – os chamados tons pastel – e use espelhos, que dão uma sensação agradável de amplitude. Eles funcionam muito bem em espaços pequenos e, além de decorar, promovem uma boa visão para o instrutor e para o aluno, que se enxergando pode corrigir a postura.

Leia maisLeia mais
– Como expandir o espaço do studio sem gastar muito?
– 5 dicas para deixar o seu studio aconchegante no inverno

Você ainda tem dúvidas de como garantir uma boa iluminação do estúdio de pilates? Quer mais dicas? Assine nossa newsletter e continue acompanhando os conteúdos do nosso blog!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.