criar e-mail

Criar e-mail marketing faz parte da sua estratégia para conquistar e fidelizar alunos. Se você já utiliza essa prática ou se ainda não começou, continue sua leitura e descubra alguns segredinhos para melhorar seus resultados!

Dados importantes antes de criar e-mail marketing

Você sabia que 92% das pessoas que utilizam a internet, possuem no mínimo 1 conta de e-mail? Dessas, 72% olham a sua caixa de entrada mais de 6x ao dia. E ao todo, já existem mais de 3.5 Bilhões de contas de e-mails criadas. É muita gente, né?

Agora vamos aos dados para que seus e-mails alcancem bons resultados:

  • Ter no mínimo 60 destinatários;
  • No mínimo 98% de taxa de entrega;
  • Pelo menos 15% de taxa de abertura;
  • No mínimo 2% de clique;
  • No máximo 1% de descadastramento;
  • E não ter mais de 0,1% na taxa de spam.

Abaixo veja um pouco mais sobre essas taxas e como conquistar os melhores resultados!

15 Dicas para criar e-mail marketing

1 – Primeiramente, é importante você ter um bom software de gestão para criar e-mail e enviar para muitas pessoas simultaneamente. Aqui na Kauffer Pilates, usamos o RD Station. É bem simples e intuitivo. E todas as dicas e mensurações de resultados que iremos comentar abaixo, são muito fáceis de serem analisadas e otimizadas no RD.

2 – É interessante você utilizar o seu próprio nome no remetente e na assinatura do e-mail, ao invés do nome da empresa ou do site. A tendência que cresce é a de pessoas quererem se conectar com pessoas e não com marcas.

3 – No assunto do e-mail tente não ultrapassar 70 caracteres, em formato mobile só aparecem as primeiras 40 letras. E pesquisas recentes mostram que 38% das pessoas abrem e-mails no celular.

4 – Para criar o conteúdo do seu assunto, pergunte a si mesmo: eu abriria este e-mail? ele é interessante e causa uma curiosidade? Vamos dar dois exemplos de assunto para você:
1 – Novo conteúdo no Blog da Kauffer Pilates!
2 – Saiba como atrair mais clientes para seu Studio de Pilates!
Em qual assunto você clicaria? Entendeu aonde queremos chegar?

5 – Outra dica sobre assuntos, que também pode ser usada no corpo do e-mail é utilizar o Primeiro Nome do destinatário. Essa técnica aumenta em até 14% as taxas de abertura. Exemplo: Rafael, saiba como atrair mais clientes para seu Studio de Pilates!

6 – Agora uma dica sobre a frequência de criar e-mail. É importante você ter um planejamento e entender que criar e-mail marketing requer estratégias bem definidas. O ideal é enviar no máximo 3 e-mails por semana, mas isso vai depender muito do seu objetivo e da sua segmentação. Saiba que 69% das pessoas citam que a alta frequência de envios é a razão número 1 para descadastramento. E a sua taxa de descadastro deve ser de no máximo 1%.

7 – Além dos descadastros, existem as taxas de soft bounce e hard bounce. Os soft bounce acontecem quando a caixa de entrada do destinatário está cheia, ou ele está com problemas no servidor e por isso acaba não recebendo seu e-mail, o ideal é manter essa taxa abaixo de 5%. O hard bounce acontece quando o e-mail do destinatário é bloqueado pelo seu servidor ou quando o e-mail já não existe mais, por isso é importante fazer a higienização semestral da sua base, para retirar esses leads desengajados. Lembrando que a taxa ideal do hard bounce é de no máximo 3%.

8 – O conteúdo tem que ser relevante e bem direcionado. Vale fazer a pergunta: eu estou ajudando a pessoa que vai ler? Isso é de interesse dela? Eu resolvo algum problema? Não gaste e-mails com conteúdos vagos, ou muito extensos, isso também irá aumentar sua taxa de descadastro muito rapidamente.

9 – Não esqueça de segmentar a sua base de envio. Por exemplo:
1 – Pessoas interessadas em melhorar a postura.
2 – Pessoas interessadas em emagrecer.
3 – Pessoas interessadas em fazer uma atividade física diferenciada.
Os assuntos direcionados serão diferentes para cada e-mail, e suas taxas de abertura e cliques só tendem a melhorar, pois você está falando diretamente para quem quer o seu contato.

10 – Para segmentar a sua base é de extrema importância você ter o cadastro dos seus clientes, assim que eles começam as aulas ou aquelas pessoas curiosas que só pedem informações. Você pode fazer isso pessoalmente ou através de questionários na internet que podem ser enviados para captar novas pessoas.  (Atualmente as Landing Pages são as mais utilizadas para isso). Aproveitando, já pensou que legal receber um desconto na mensalidade no mês de aniversário do seu aluno? Ele não ficaria surpreso e não aumentaria a sua fidelização? Pense nisso para formular as perguntas que você resolverá no conteúdo dos seus e-mails. : )

11 – Você sabe o que é uma Call to Action né? A famosa CTA? É uma chamada para alguma ação, geralmente são links em botões. Deixe suas CTAs bem visíveis no e-mail, de preferência coloque-as em vários lugares. Quanto mais links, mais chances da sua taxa de cliques aumentar, mas sempre com bom senso!

12 – Não use a ferramenta de e-mails só para enviar promoções e ofertas, isso também aumenta suas taxas de descadastro. Saiba que existe o Teorema de Pareto que é muito recomendado: 80% relacionamento e 20% promoção.

13 – Faça testes A/B. Mas, o que é isso? Vamos explicar em exemplos para ficar mais fácil:
1 – Você pode testar dois assuntos diferentes para o mesmo e-mail.
2 – Você pode testar duas cores de botões diferentes para o mesmo e-mail.
3 – Você pode fazer um texto longo e um texto curto para o mesmo e-mail.
E
xistem vários testes que você pode fazer, dividindo a sua base de envio e mensurando quais estratégias funcionam melhor. Assim você analisa o que seu público gosta, otimiza seus e-mails e melhora seus resultados.

14 – Por motivo algum compre listas de e-mails, as pessoas não te deram permissão para esse envio e muito provavelmente não estarão interessadas em seu conteúdo, consequentemente isso só sujará sua reputação.

15 – Por fim, mensurar os resultados é uma das partes mais importante nas estratégias de e-mail marketing. Realize testes A/B, seja criativo nos assuntos, otimize suas segmentações de base, e o fundamental: resolva problemas, ajude pessoas, relacione-se, seja a solução mais desejada. Sua evolução e seu sucesso serão gráficos crescentes.

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