Tomar a iniciativa de criar seu próprio negócio é um grande passo na vida de um profissional de Pilates. Ser proprietário(a) de um studio é o melhor caminho para alcançar a independência financeira e ganhar seu espaço no mercado de trabalho.
Mas para se tornar um profissional de pilates empreendedor, é preciso de qualificação que vai além da fisioterapia e condicionamento físico. Obter sucesso na hora de iniciar seu próprio negócio e se destacar da concorrência requer cada vez mais conhecimento em empreendedorismo. É um assunto que não pode faltar no currículo do profissional de pilates que deseja montar um studio de pilates!
Neste conteúdo, vamos mostrar porque é tão importante você estudar empreendedorismo para abrir seu negócio, além de mostrar quais conhecimentos básicos você precisa conhecer e diversas fontes de estudo para você se tornar um profissional de pilates empreendedor. Boa leitura!
Empreendedorismo no Pilates: qual sua importância?
Por definição, o empreendedorismo é um conjunto de ações e habilidades aprendidas que possibilitam ao profissional idealizar e colocar em prática ideias de negócio, identificar boas oportunidades e aproveitar seus recursos para causar mudanças positivas, seja dentro de uma organização ou em sua própria empresa.
Ou seja: um profissional de pilates empreendedor é aquele que, além de conhecer e saber aplicar o método, também tem habilidades para tomar decisões de negócio e construir uma empresa que entrega valor aos clientes. No PIlates, o empreendedorismo é necessário para que o profissional saiba como gerenciar todos os aspectos de sua empresa para torná-la uma referência no mercado.
E os benefícios não param por aí. Selecionamos algumas razões pelas quais saber empreender é importante para seu studio de Pilates:
- Descobrir seus pontos fortes e fracos: todo negócio em forças e fraquezas, que podem ser tanto diante dos concorrentes e mercado quanto dentro do próprio studio. Saber usar os pontos fortes a seu favor e resolver os pontos fracos é o caminho ideal para o sucesso da sua empresa;
- Construir sua empresa para alcançar os clientes certos: quando é um empreendedor, você é capaz de entender o público-alvo e usar as informações de mercado para montar um studio de Pilates que atende as necessidades e expectativas dos clientes, que têm muito mais chances de se tornarem alunos fiéis;
- Conhecer seus concorrentes e como você se diferencia deles: um studio de Pilates lida com vários concorrentes diretos e indiretos, como academias, clínicas de fisioterapia e outros studios de Pilates. O empreendedor precisa saber como tirar proveito de seu principal diferencial para se destacar diante de um cenário competitivo;
- Definir seus objetivos e como você irá alcançá-los: com um plano de negócios bem elaborado, o profissional de pilates empreendedor tem uma visão completa do negócio, e sabe quais decisões precisa tomar para contribuir com o crescimento do studio. É ele que vai guiar todos os seus passos até o sucesso;
- Divulgar e posicionar seu studio de Pilates no mercado: com noções básicas de Marketing e Comunicação, o empreendedor consegue usar os canais de comunicação para divulgar os serviços do studio para atrair alunos interessados em praticar Pilates, posicionando a empresa na mente do público-alvo de modo que conheçam os benefícios de se tornarem clientes.
Conhecimentos essenciais para o profissional de Pilates empreendedor
Para realizar a gestão administrativa do seu studio e se tornar um profissional de pilates empreendedor, é importante conhecer e saber aplicar diferentes conceitos estratégicos que influenciam os resultados da sua empresa. Trata-se de um grupo de habilidades que você deve adquirir para alcançar os objetivos do seu negócio:
- Plano de negócios: como construir o projeto para a construção de uma empresa e planejar a atuação de um empreendimento – seu studio de Pilates.
- Formalização e abertura de negócio: o empreendedor precisa saber como formalizar seu negócio e respeitar todas as exigências legais e específicas;
- Contabilidade e finanças: ter o controle financeiro e administrar o fluxo de caixa do seu studio, como recebimentos de clientes e despesas gerais, bem como pagamento de tributos dispostos em Lei;
- Liderança e gestão de pessoas: manutenção do ambiente de trabalho e profissionais que fazem parte do studio de Pilates, como instrutores e auxiliares;
- Comunicação e marketing: estratégias de divulgação em meios de comunicação e canais sociais para atrair clientes e parceiros para seu negócio;
Fontes de estudo sobre empreendedorismo
Sebrae
O Sebrae é uma iniciativa privada que oferece serviços de apoio a empresas, com unidades em todos os estados. Seu site e redes sociais são repletos de conteúdos gratuitos sobre gestão de negócios e empresas, inclusive materiais específicos para ajudar empresas na área da saúde e bem-estar a projetar um plano e criar um negócio para atrair e fidelizar clientes.
Endeavor
A Endeavor é uma organização presente no mundo inteiro que tem como objetivo fortalecer os empreendedores através de conteúdo e conhecimento. No Brasil, há uma série de cursos gratuitos para ajudar novos empreendedores.
Udemy
Plataforma de cursos e qualificações criadas pelos próprios usuários, que conta com profissionais e especialistas que já atuam na área e buscam passar o conhecimento adiante. As categorias de Administração e Empreendedorismo reúne uma série de cursos baratos que vão ajudar a montar seu studio de Pilates.
Veduca
O Veduca é um portal de cursos online livres, ministrados por professores de reconhecidas instituições de ensino como USP e Unisinos. Os temas são variados, incluindo finanças, gestão de pessoas e administração. O acesso aos conteúdos e materiais é totalmente gratuito, sendo que o investimento é necessário para acessar a avaliação e receber um certificado de conclusão.
- Fundamentos de administração: Conceitos e definições
- Responsabilidade social: o papel das empresas na sociedade
Coursera
Além de cursos livres, o Coursera também conta com especializações e graduações online em diversas áreas, incluindo empreendedorismo em negócios. O site tem parceiros como Unicamp e USP que disponibilizam cursos em português e acessíveis para qualquer profissional de pilates empreendedor.
- Inove na gestão de equipes e negócios: O crescimento da empresa
- Consolidando empresas: Estrutura jurídica e financeira
Instituto Politécnico de Ensino à Distância
O Iped tem um grande catálogo com mais de 1000 cursos online de diversas áreas. A seção de cursos gratuitos tem materiais online sobre assuntos muito importantes para qualquer empreendedor que busca abrir seu próprio studio de Pilates. E o melhor é que o certificado de conclusão é enviado para sua casa!
- Curso gratuito: Comunicação e Marketing para Vendas
- Curso gratuito: Planejamento estratégico na prática
Blogs com conteúdo sobre empreendedorismo
Muitos profissionais estão buscando independência financeira e com o Pilates não é diferente. A boa notícia é que isso incentiva a produção de conteúdo sobre assuntos de empreendedorismo, gestão e negócios para o profissional de Pilates. Selecionamos alguns blogs relevantes que produzem materiais gratuitos que são excelentes para você se qualificar no empreendedorismo:
- Blog da Kauffer Pilates – Dicas de gestão para seu estúdio de pilates
- Empreendedor – Negócios inovadores, criativos e rentáveis
- Administradores.com – O portal da administração
Tudo pronto para se qualificar em empreendedorismo?
Conhecimento em negócios é o que determina o sucesso de um profissional de pilates empreendedor. Você não precisa ser um expert em todos os assuntos relacionados a finanças, administração e gestão de negócios, mas saber o mínimo para planejar o crescimento do seu studio já faz uma grande diferença no sucesso da sua empresa.
Lembre-se que o profissional de pilates empreendedor deve usar seu conjunto de habilidades para transformar objetivos em realidade. Portanto, escolha seu curso, faça seu plano de estudos e planeje o sucesso do seu studio!