Insegurança é um estado emocional comum a pessoas que estão prestes a realizar uma mudança. Abrir um studio de pilates é um grande passo, para o qual, muitas vezes, a faculdade não te preparou.
Você pode já ter lido a respeito e saber, na teoria, todas as etapas que precisa seguir. Mas se isso ainda não te traz a segurança necessária, vamos te ajudar! Hoje trouxemos para você dicas de cinco profissionais que já percorreram esse caminho e agora dividem a experiência que tiveram com você.
Vamos conferir?
Gabriela Donati
Estúdio Gabriela Donati
Informações profissionais: Educadora física, possui especialização em Dança e Consciência Corporal, é instrutora de pilates certificada pela Power Pilates e proprietária de um studio de pilates.
“A dica básica é ter um bom planejamento e traçar metas a curto e a longo prazo”, assegura Gabriela Donati, proprietária do studio que leva o seu nome. Ela diz que começou comprando alguns acessórios e dando aulas solo em espaços públicos. Enquanto isso ela ia, aos poucos, adquirindo equipamentos de pilates. “A Kauffer ajudou muito com suas facilidades de pagamento”, revela.
A profissional conta que quando finalmente conseguiu abrir um studio de pilates, já tinha uma quantidade considerável de alunos, o que trouxe a ela mais segurança para fazer o investimento.
“O começo, apesar de até ter sido tranquilo por já ter clientes e as aulas já estarem acontecendo, gerou bastante ansiedade. Antes de receber os aparelhos eu já estava divulgando as aulas e as novidades que estava trazendo para a cidade, fazendo vídeos de exercícios, postagens diárias nas redes sociais e buscando captar alunos de todas as formas possíveis”, afirma.
Leia mais
– Como divulgar seu studio de pilates nas redes sociais
– Estúdio de pilates em redes sociais: coisas que você erra e nem sabe
Ela fala que depois de receber os aparelhos e ver os alunos começarem a aparecer para as aulas experimentais, foi fechando planos e ficando mais confiante, pois mês a mês as coisas foram fluindo.
“Acho que o sucesso vem para quem não se acomoda. Para quem busca sempre se atualizar e tem humildade de aprender o máximo que puder aonde estiver e com quem estiver. Quando o foco está na qualidade do trabalho e você gosta do que faz, o sucesso vem como consequência”, garante.
Gabriela diz que é difícil dizer quanto tempo demora, após abrir um studio de pilates, para saber se o empreendimento deu certo. “Acho que isso varia muito. No meu caso eu penso que está dando certo”, conta ela.
Apesar de ainda ver muito trabalho pela frente, a profissional diz que está alcançando um bom fluxo de alunos, um crescimento mensal e fidelização dos que já estão matriculados. “Acredito que tudo está ocorrendo bem e que estou no caminho certo”, declara.
Carolina Orsi Vieira Marcolin
Espaço Saúde e Movimento
Informações profissionais: Fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional e Fisioterapia Pélvica, com formação em: Pilates solo e aparelhos pela Metacorpus Pilates; Treinamento Funcional; Neopilates; Pilates Internacional Orbitel; Trx Suspenso e Mat Clássico Original; Neopilates Módulo 2; Neopilates Clínico; Progressivefitball; TrendPilates Suspenso e Terapia Manual e as Novas Evidências na Dor Lombar, proprietária de studio de pilates.
Para a profissional Carolina Orsi Vieira Marcolin, dona do studio Espaço Saúde e Movimento, a dica de ouro é fazer um plano de negócios. “Tenha certeza de que quer trabalhar na área escolhida, tenha paciência para os prazos, pesquise muito como abrir a empresa, que passos tomar, qual a demanda da cidade, peça conselhos para diversos profissionais e amigos, e vá em frente!”, aconselha.
Leia mais
– Como criar um plano de negócios para estúdios de pilates
– Guia administrativo para montar o seu estúdio de pilates
Ela conta que para ela o começo foi mais difícil, principalmente pela parte burocrática, pela escolha do tipo de negócio, os documentos necessários para a abertura e a escassez de informação de por onde começar. As dificuldades foram superadas com a ajuda de um contador.
“Já no atendimento do pilates, eu tinha experiência de trabalho antes de abrir o meu estúdio, mas acredito que a prática vai levando o profissional a ficar cada vez mais seguro de suas habilidades e de como agir com o público”, explica.
Carolina não acredita que exista uma fórmula certa para o sucesso, pois ele não é uma receita de bolo. Para ela, o sucesso está associado ao empenho e determinação do profissional que precisa estar sempre se atualizando, fazendo cursos, trazendo novidades, além de perceber os objetivos e necessidades dos clientes, para então satisfazê-los.
Conforme a profissional, o tempo necessário para um dono de studio saber se o negócio deu certo é muito relativo. “Quando o profissional supera as suas próprias expectativas, quando os clientes demonstram que estão satisfeitos com os serviços ofertados e indicam para outras pessoas que chegam até o seu empreendimento, isso é dar certo!”, afirma.
Lívia Godoi
Studio Liv
Informações profissionais: Fisioterapeuta, começou a carreira profissional trabalhando com ergonomia. Praticava pilates ainda durante a graduação, como aluna. Fez cursos de especialização em pilates e começou a atende em clínicas, academias e studios de terceiros. Com 10 anos de experiência profissional, decidiu abrir um studio de pilates.
A profissional Lívia Godoi, proprietária do Studio Liv, dá a dica para quem quer abrir um studio de pilates: amar o que faz! “Você pode ter o estúdio mais lindo e bem equipado da cidade, mas se não tiver amor e dedicação ao que faz, não terá o retorno satisfatório. Temos que fidelizar os clientes”, afirma.
Lívia, que sempre amou e se dedicou à profissão, fala que os alunos gostam de sentir que são cuidados, queridos e que terão do profissional a ajuda no que vieram buscar no pilates.
Ela diz que o início da vida de empreendedora foi cheio de ideias, eventos, entusiasmo e retorno.“Investi nos melhores equipamentos do mercado, o que deixou meu estúdio estiloso e único na região”, assegura. Lívia conta que até nas redes sociais é possível perceber o carinho que ela recebe dos clientes.
Para a profissional, o sucesso é fruto de dedicação, estudo e muito amor. Ela recomenda o investimento em um ambiente tranquilo, limpo e sempre com novidades. “Aulas especiais, cafés de dia das mães, natal, lembrancinhas, tudo isso fideliza”, garante.
Leia mais
– 7 maneiras para engajar os alunos do seu estúdio de pilates
– Conheça dicas para decorar um estúdio de pilates
Conforme Lívia, é possível saber que um studio deu certo quando o empreendedor é capaz de manter as contas em dia, se sustentar com determinado número de clientes e tirar a sua parte.
Daniele Mayumi Kurata
Equipe Daniele Kurata
Informações profissionais: Fisioterapeuta e educadora física, possui especialização em Exercício Físico e Reabilitação, em Saúde Mental, é mestranda em Ciências da Reabilitação, tem formação em Fisiociência, é profissional de pilates há 9 anos e está abrindo o terceiro studio de pilates.
A dica de Daniele Mayumi Kurata, dona da rede de studios que levam o nome dela, é que o profissional tenha uma experiência prévia antes de abrir um studio de pilates. Ela recomenda que ele trabalhe em outro local antes, para verificar se realmente se identifica.
Outra dica é ter conhecimento sobre empreendedorismo, como administrar e gerenciar uma empresa, e não somente conhecimento técnico em pilates.
Leia mais
– 5 dicas para administrar sozinho seu studio de pilates
– 6 dicas para uma boa gestão do studio de pilates
Daniele conta que o começo foi difícil. Quando iniciou, há oito anos, o pilates ainda não era tão difundido na região em que mora. Ela foi conquistando cliente por cliente, e cada um ia trazendo outro, e assim as coisas foram andando. “Até hoje, cerca de 90% dos meus alunos são por indicação”, revela.
Para ela, não existe fórmula do sucesso, mas muita dedicação, paixão pelo que faz e amor pela profissão. A empreendedora diz que não se pode tratar o aluno como mais um ou como mais dinheiro, mas sim como alguém que o procurou porque precisa da sua ajuda, e você deve fazer a diferença na vida dele, e na sua também, consequentemente.
“Podemos ser um tipo de profissional que não faz nada além do seu trabalho ou ser alguém que entra na vida das pessoas e que as muda completamente”, diz. “Isso sim, para mim, é ter sucesso!”, completa.
Com relação a quando saber se o empreendimento deu certo, ela diz que, analisando comercialmente, é quando você consegue ter receita o suficiente para cobrir todas as suas despesas e começar a ter retorno.
Sobre o tempo, Daniele fala que depende de quanto tempo você estabeleceu para os seus objetivos de vida. “No meu caso, eu coloquei de 1 a 2 anos, que comercialmente é até pouco tempo para se ver um retorno do investimento, mas foi meu parâmetro pessoal”, afirma.
Priscila Moreira
Studio Pilates & Fisioterapia Priscila Moreira
Informações profissionais: Fisioterapeuta, possui curso de dermato/funcional, formação em Pilates para Fisioterapeutas, Método FIVE, Pilates nas patologias da coluna/metacorpus, Pilates Avançado no Treinamento Neuro-Muscular: ganho de força, resistência e emagrecimento, e é proprietária de um estúdio de pilates.
Priscila Moreira, proprietária do studio de pilates que leva o nome dela, diz que a dica que daria para alguém que quer abrir um studio de pilates é amor ao método e muita, muita dedicação.
Quando decidiu abrir o próprio studio, o começo para ela foi “difícil como qualquer começo”. Conforme relata, encontrou muitas dúvidas e pouca ajuda. Uma das principais dificuldades foi a captação de alunos. “Com muita dedicação e paciência o resultado veio, e hoje consegui ampliar o meu espaço”, conta.
Leia mais
– As maiores dificuldades encontradas por donos de studios e como superá-las
– Como definir e atrair o público-alvo de seu studio de pilates
Para ela, a fórmula para o sucesso está em respeitar o ser humano, olhar o aluno/paciente com muito amor e cuidado, ser disciplinado e determinado. A profissional acredita que entre seis meses e um ano já é possível ter ideia se o empreendimento está dando certo.