Pilates para iniciantes

Um studio está sempre recebendo alunos de diferentes níveis. Alguns já passaram por outros espaços e têm certo conhecimento do método. Outros, terão a primeira experiência com o pilates no seu studio. Para estar bem preparado para trabalhar com pilates para iniciantes, é importante que você entenda as dúvidas e dificuldades que eles têm.

Para te ajudar com isso, conversamos com as fisioterapeutas e profissionais de pilates Caroline Brito e Lorena Frange Caldas, do Posturale Pilates, que têm bastante experiência no assunto.

Dúvidas

Na primeira aula em um studio de pilates, as dúvidas mais comuns que costumam aparecer são: se o pilates emagrece, se corrigirá a postura e se é só alongamento.

Apesar da atual expansão do método no Brasil, que tem tornado a população mais bem-informada sobre as indicações do pilates, ainda há uma dificuldade em associá-lo aos reais benefícios que traz.

Entre eles estão o fortalecimento da musculatura do corpo, buscando o reequilíbrio e a definição; a associação do movimento consciente, trabalhando a concentração; a coordenação motora; o equilíbrio; a melhora e aumento da capacidade respiratória e a manutenção da postura.

Alunos iniciantes, muitas vezes, não os conhecem e apresentam ideias equivocadas, confundindo o pilates com um método apenas de relaxamento, alongamento ou emagrecimento. Cabe ao instrutor orientá-lo a esse respeito.

Dificuldades

Os principais desafios que um instrutor enfrenta ao trabalhar com pilates para iniciantes, de acordo com as profissionais Caroline e Lorena, são realizar no aluno/paciente a conscientização do movimento correto, da respiração profunda e da concentração.

A medida que as aulas vão seguindo, o aluno começa a evoluir. Indivíduos saudáveis que não apresentam disfunções ou patologias e fazem sessões de pilates três vezes por semana podem conseguir passar para o próximo nível em até dois meses.

É claro que muitos alunos optam por aulas uma ou duas vezes por semana. Nesses casos, a progressão de nível é mais lenta.

Turmas

Não é necessário que se crie uma turma específica de pilates para iniciantes, de acordo com Caroline e Lorena. Isso seria funcional, porém não fundamental.

Elas explicam que embora seja mais proveitoso para todos se a turma estiver no mesmo nível, o instrutor consegue conciliar atendimentos com indivíduos de graus de conhecimento diferenciados.

Exercícios

Confira algumas das práticas recomendadas no pilates para iniciantes:

  • Ponte: Exercício de mobilização articular da coluna vertebral. Em decúbito dorsal, com os joelhos flexionados e apoiados no solo, realiza-se uma articulação da coluna, iniciando pela elevação pélvica e flexionando a coluna anteriormente até que permaneça no apoio das escápulas, durante a expiração.
  • Leg press: Exercício de fortalecimento de M. Quadríceps. Em decúbito dorsal no Reformer, pernas apoiadas na barra de pés a 90º, durante a expiração, realiza-se a extensão dos joelhos.
  • Abdominais com a bola: Exercício de fortalecimento Mm. abdominais. Em decúbito dorsal, joelhos e quadris flexionados a 90º de flexão apoiados sobre a Bola 65cm, realiza-se uma articulação da coluna, iniciando pela elevação do tronco na expiração e retornando na inspiração.

Leia maisLeia mais
– Como abordar o aluno no primeiro dia de aula no studio?
– A importância da avaliação física para aulas de pilates

Você quer saber mais alguma coisa sobre pilates para iniciantes? Deixe a sua dúvida nos comentários!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.

    ×