A abertura de um espaço requer empenho. São diversas coisas para decidir, e entre elas estão os móveis para studio de pilates. Você sabe como escolher os seus?

Se você não quer correr o risco de errar na escolha, dá uma olhada nas dicas que trouxemos para você:

Planta baixa

O primeiro passo é saber quais móveis cabem no espaço que você tem. Para isso, o ideal é que você faça uma planta baixa do studio. Ela vai te ajudar não apenas a saber o que cabe, mas também a disposição ideal das coisas.

Os móveis e os equipamentos não podem bloquear o caminho. Precisa haver espaço para que os alunos possam circular entre as práticas. Projetar a disposição de tudo apenas “no olho” é arriscado, e dá muita margem para erro.

Então, antes de comprar móveis para studio de pilates, verifique essa questão. Assim, você evita de adquirir coisas que depois não se encaixarão no espaço, como você tinha imaginado. Leia sobre como fazer uma planta baixa aqui.

Cores

Já sabendo que móveis o seu studio de pilates comporta, vamos partir para a escolha. Um ponto a ser observado é a cor deles.

A cor dos móveis precisa estar em harmonia com o resto do studio e transmitir boas sensações ao praticante de pilates. Ela também pode atender a outros objetivos, como ampliar o espaço, se ele for pequeno.

A recomendação é que você observe a identidade visual do seu studio, não escolhendo cores que a agridam; veja a sensação que a cor provoca, para que ela não traga emoções negativas no praticante; e use cores claras, caso o seu studio seja pequeno e você queira dar a ilusão de amplitude.

Formatos de móveis

  • Sob medida

Para que você aproveite todas as possibilidades do seu espaço, uma boa opção é escolher móveis para studio de pilates sob medida. São peças projetadas individualmente, do zero, e que são desenhadas de acordo com as suas necessidades.

Os móveis sob medida permitem um bom aproveitamento das áreas disponíveis, pois são feitos com as medidas exatas do local. É uma forma de facilitar a rotina, pois você pode ter exatamente aquilo de que precisa, deixando tudo mais funcional e organizado.

E como a vida de um instrutor de pilates é corrida, e muitas vezes ele acaba realizando todas as tarefas do studio, optar por coisas que tornem o dia a dia mais prático pode se mostrar compensador.

Se o studio for pequeno, móveis assim se tornam opções ainda mais interessantes, pois permitem uma série de “truques” para ganhar espaço, como partes dobráveis, compartimentos em locais inusitados e prateleiras em cantos da parede, para comportar acessórios de pilates.

É claro que, por serem pensados de forma tão exclusiva, móveis sob medida costumam ter um valor mais alto e um prazo maior de entrega.

Então pese na balança. Verifique se essa opção é viável para a fase inicial do seu studio ou se é um investimento que pode ser feito em um segundo momento, quando o dinheiro já estiver entrando e não houver tanta pressa.

  • Planejados

Escolher móveis para studio de pilates planejados também é uma boa opção para aproveitar bem o espaço. Visualmente eles se parecem com os móveis sob medida, usam materiais da mesma qualidade, mas são feitos a partir de módulos pré-fabricados.

Embora eles não sejam projetados pensando nas necessidades individuais do seu espaço, como os móveis sob medida, eles também dão ótimo aspecto ao studio e permitem uma organização maior.

A vantagem desta opção em relação a anterior está no valor mais baixo e no prazo menor de entrega.

  • Modulados

Outra alternativa é optar por móveis para studio de pilates modulados. Eles são versáteis, permitem que você monte diversas combinações, de acordo com as peças disponíveis na loja, e têm um valor mais em conta.

A desvantagem é que eles, como são produzidos em escala, são feitos com um tamanho-padrão, então você precisará verificar se a medida dos móveis se encaixa com as do espaço. Móveis modulados também têm menos opções de cores e acabamentos.

Como um studio não requer tantos móveis quanto uma casa, a opção de móveis modulados pode se mostrar bastante atrativa, ainda mais se o que você busca é economia. Então avalie os seus objetivos e o seu orçamento e escolha a opção que faça mais sentido para você.

Móveis que um studio necessita

Além do formato, você também precisa decidir que peças são necessárias para o seu espaço. Abaixo listamos alguns dos móveis para studio de pilates que mais costumam ser usados.

É claro que não é necessário que o seu espaço tenha todos eles, apenas o que couber e que se adequar às suas necessidades. Confira:

  • Armário (para guardar acessórios, roupas de atividade física e utensílios);
  • Sapateira (para guardar o sapato dos alunos durante as práticas);
  • Cabideiro (para os alunos pendurarem casacos e bolsas);
  • Suporte de bolas (para colocar as bolas de pilates);
  • Balcão (para a recepção);
  • Prateleiras (para colocar objetos decorativos);
  • Balcão para banheiro com pia e espelho.

Leia maisLeia mais
– Por que é importante fazer uma planta baixa para o studio de pilates?
– Studios pequenos: saiba como otimizar espaço

Espero que com as nossas dicas você consiga fazer uma boa escolha de móveis para studio de pilates. Até o próximo post!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.