A terceira edição do Encontro de Pilates Profissional (EPP), que ocorreu no Centro de Eventos Centrosul nos dias oito e nove (sexta e sábado), foi um divisor de águas no cenário do método pilates na região sul, trazendo à capital catarinense participantes de todo o país e palestrantes de renome nacional.

É a primeira vez que o evento – o maior fora do eixo Rio-São Paulo – ocorre em Florianópolis. Nas duas edições anteriores o EPP foi realizado em Curitiba/PR. O motivo da mudança foi a entrada da empresa Kauffer Pilates, de São José, como uma das organizadoras, junto com a veterana Leve Pilates.

Neste ano, os workshops abordaram 10 temas diferentes, ensinando técnicas de vários níveis para o uso dos principais aparelhos de pilates, além da parte de solo. Fora os workshops, ocorreu uma palestra de abertura sobre o Coração da Contrologia, com Cássia Frade, e um aulão de encerramento no MAT, com Rafael Fiorini.

Atualização constante

O EPP, um evento anual, proporciona aos instrutores de pilates do país, sobretudo do sul, a oportunidade de uma reciclagem periódica com os melhores profissionais de pilates do Brasil.

Para a palestrante Cássia Frade, um dos grandes nomes da edição, a busca por conhecimento é algo fundamental. “A atualização ajuda a abrir a cabeça, a ampliar horizontes e a reciclar. Quando nos atualizamos, temos contato com outras pessoas e informações que agregam valor ao trabalho”, afirma.

Cássia fala do tema com propriedade. Dona de um currículo invejável, ela possui uma certificação da Pilates Method Aliance (PMA), uma reconhecida instituição internacional do segmento, e uma certificação da Stott Pilates, uma das mais importantes escolas do método no mundo.

Ela acredita que a reciclagem também proporciona ao profissional a oportunidade de buscar novas inspirações, que o ajudarão a formular propostas e a caminhar para frente. “A vida é um progresso, e nós temos que progredir também”, analisa.

No seu entender, até profissionais que já possuem uma sólida formação também devem se atualizar. “Eu sou uma pessoa que nunca me considero pronta. Eu sempre quero buscar mais. É aquela célebre frase de Sócrates: “quanto mais eu sei, mas eu sei que nada sei”. A busca deve ser constante”, avalia.

Opinião

A profissional de pilates Thaís Poliese, que participou do EPP pela primeira vez, também é da mesma opinião. Apesar de já ter uma experiência de mais de uma década com o método, ela foi ao evento se atualizar, pois acredita que o instrutor deve sempre buscar por coisas novas.

O que mais chamou a atenção dela no EPP 2017 foi o fato de as atividades não focarem somente em “fazer exercícios no aparelho”, mas também nos fundamentos da contrologia.

“Para nós instrutores, é muito mais importante se ater àquela anatomia no aparelho do que fazer simplesmente um exercício bonito. Se você tem essa base bem fundamentada, consegue executar qualquer prática”, afirma.

Um outro ponto que agradou Thaís foram os equipamentos de pilates utilizados dos workshops. “Eu gostei bastante. Achei interessantes, bonitos e fáceis de manusear”, afirma.

Galeria de fotosConfira a galeria de fotos do EPP 2017

4º Encontro de Pilates Profissional – Em 2018 tem mais

O Encontro de Pilates Profissional 2017 foi uma edição de grande sucesso, trazendo até Santa Catarina palestrantes como Cássia Frade, Rafael Fiorini, Maria Militão, Jacson Bonafé, Sílvia Gomes, Ana Moratelli e Luiza Galvão, importantes referências nacionais.

EPP 2018 Encontro de Pilates ProfissionalPara os instrutores de pilates que não conseguiram participar deste EPP, a programação do 4º Encontro de Pilates Profissional já está no ar! Esse ano o evento acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de Outubro, na cidade de Florianópolis, no CentroSul. Durante 3 dias de evento a programação conta com palestrantes nacionais e internacionais de nome, como: Cassia Frade, Maria Militão, Ana Moratelli, Carol Leme, David Ortega (Espanha), Rafael Jaque (Chile), Rafael Humanes (Espanha) e Mauro Busti (Argentina).

Confira a programação completa do EPP 2018:

Grupo Norte EPP 2018 - Encontro de Pilates ProfissionalGrupo Sul EPP 2018 - Encontro de Pilates ProfissionalGrupo Leste EPP 2018 - Encontro de Pilates ProfissionalGrupo Oeste EPP 2018 - Encontro de Pilates ProfissionalOs mais variados temas serão abordados no evento, que promete ser inesquecível! Os ingressos para o EPP 2018 já estão disponíveis pela internet e você pode conferir maiores informações no site www.pilatesprofissional.com.br para não perder nada!

Garanta seu ingresso com antecedência para não perder o maior encontro de Pilates do sul do Brasil, onde você poderá fazer networking, conhecer entusiastas da área e aprender muito com profissionais renomados. Tudo isso em uma cidade paradisíaca!

Leia maisLeia mais
– Confira a retrospectiva de outras edições do evento
– Maior encontro de pilates do sul do Brasil em Florianópolis

Você esteve no EPP 2017? Compartilhe com a gente a sua experiência. Comente aqui!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.