Se você vem sonhando com a abertura de um studio de pilates, mas não faz nem ideia do investimento que terá que fazer já na largada e de como calculá-lo, saiba que você não está neste barco sozinho.

Há muitos profissionais de pilates que têm muito conhecimento técnico, mas pouca afinidade com os números. Além disso, costuma haver dúvidas também no levantamento e organização de tudo o que é necessário para começar.

Se esse é o seu caso, fique tranquilo, vamos te socorrer! Confira o que é preciso para calcular o investimento inicial do seu studio:

Investimento em equipamentos e acessórios

Comece fazendo uma lista de todos os equipamentos e acessórios de pilates que você quer em seu studio. Para escolhe-los você precisa ter em mente quais que a sala onde ficará o seu studio comporta. Uma forma eficaz de fazer isso é criando uma planta baixa. Saiba mais sobre isso aqui.

Em geral, um studio de pilates completo costuma ter os seguintes equipamentos:

É claro que se o seu espaço for pequeno e não for possível ter todos, isso não é nenhum impedimento. Nesse caso, veja quais desses são compatíveis com o local e coloque-os na lista.

Insira nela também os acessórios. Certamente você vai precisar no mínimo de Colchonetes, Bola e Faixa Elástica. Na relação que você está fazendo, coloque também as quantidades por item.

Após criar uma lista com todos os equipamentos e acessórios que você precisará para a abertura de um studio de pilates, é hora de atribuir valores a eles.

Se você já sabe quanto custam, coloque o preço ao lado de cada item. Se não sabe, peça um orçamento para a empresa que você pretende comprar os aparelhos.

Caso prefira, também pode colocar na lista uma estimativa média de preço, em vez dos valores exatos. Mas é claro que quanto mais precisão houver nos números, mais próximo o seu cálculo final ficará da realidade.

Investimento em móveis e outros

Agora é a hora de listar os móveis necessários para a abertura de um studio de pilates. A escolha, mais uma vez, está também atrelada ao tamanho do seu espaço. Algumas opções são:

  • Armário grande
  • Balcão
  • Prateleiras

Veja mais sugestões e outras informações sobre isso neste post.

Além dos móveis, liste também outros utensílios e eletrônicos que precisará, como máquina de cartão de crédito, televisão e lixeira, por exemplo. Elabore uma relação bem detalhada.

Agora faça o mesmo que fez com os equipamentos. Vá colocando os preços ao lado de cada item. Se não souber, faça uma pesquisa na internet e já coloque os valores das lojas aonde você provavelmente comprará de fato.

Investimento em divulgação

Para que a abertura de um studio de pilates já comece com o pé direito, é necessário investir em divulgação. É claro que há algumas ações que não têm nenhum custo, como você pode verificar por aqui, mas há outras que são bem interessantes e não são gratuitas.

Um exemplo disso é o Facebook Ads ou o Google AdWords. São mecanismos eficazes, mas que precisam de investimento.

Há também divulgações offline, com um custo geralmente maior que as online. E independentemente da alternativa que você escolher, terá antes que criar a identidade visual do seu studio, para usá-la nas estratégias de marketing.

Isso terá um custo. Você provavelmente terá que pagar um designer para fazer isso. Então essa despesa também entrará na lista.

Aqui na Kauffer nós fazemos todo o serviço de identidade visual gratuitamente para os nossos clientes. Então caso você seja um deles, não precisará acrescentar essa despesa na lista.

Depois que você já tiver elaborado toda a relação de ações de marketing que fará, pesquise os custos, faça orçamentos e coloque os valores ao lado de cada item.

Licenças, alvarás e registros

A próxima parte da lista é formada de pontos que você não terá como fugir: as taxas! A abertura de um studio de pilates requer licenças, alvarás e registros. Então coloque na lista:

  • Licença do Corpo de Bombeiros
  • Licença Sanitária
  • Alvará de Funcionamento
  • Registro na Junta Comercial
  • Registro de Marca

Faça algumas pesquisas na internet e ligações para verificar qual o valor das taxas na sua região. Depois, coloque-os na relação.

Finalizando

Pronto! Agora você já está com todos os números listados. Some os valores dos equipamentos e acessórios, dos móveis e utensílios, das divulgações de marketing e das taxas das licenças, alvarás e registros.

O resultado desse cálculo representa o valor do investimento inicial da abertura de um studio de pilates.

É claro que além desse valor, você também terá despesas mensais, como aluguel da sala, água, luz, entre outros. É bom que também faça uma estimativa desses custos e tenha uma reserva para eles, pois pode demorar algum tempo para o seu studio alavancar.

No nosso eBook Tutorial: passos certeiros para abrir um studio de pilates, você encontra orientações para construir um plano financeiro completo.

Além da informações para calcular o investimento inicial, lá você tem a indicação do que precisa para calcular custos fixos, variáveis, depreciação e capital de giro. Poderá verificar também um exemplo de tabela para organizar as suas listas e até baixar um modelo de plano de negócios, se desejar.

Leia maisLeia mais
– Dicas de ouro para abrir um estúdio de pilates
– Muito além de aparelhos de pilates

Essas foram as nossas dicas para o cálculo dos custos iniciais para a abertura de um studio de pilates. Se precisar de informações mais detalhadas, elas estão neste eBook.

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.